Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Luis Guilherme

Trabalhador por conta de outrem com rendimentos de categoria B terminados

1 publicação neste tópico

Nos últimos anos, para além de ser trabalhador por conta de outrem tenho passado regularmente recibos verdes, no valor superior a 10.000 € / ano. Por esta razão tenho sido obrigado a cobrar IVA.

No entanto, desde o início de Outubro de 2013 alterei a minha situação profissional e não espero passar recibos verdes no futuro próximo. Além disso, em 2013 não devo atingir os 10.000 € de rendimentos da categoria B.

Devo cessar a atividade para efeitos de IRS e IVA? Há alguma vantagem nisso? Quanto ao IVA julgo que se mantém a necessidade de indicar às Finanças em Janeiro de 2014 que os meus rendimentos da categoria B em 2013 ficaram abaixos dos 10.000 €. Posso fazer isso no Portal?

Tenho receio de, se não cessar a atividade, ter alguma coleta mínima de IRS ou IVA mesmo sem ter entretanto rendimentos da categoria B.

Além disso se cessar a atividade posso beneficiar dos reembolsos de IVA em sede de IRS, o que julgo não ser possível enquanto esteja coletado por rendimentos da categoria B (será assim)?.

Os formulários disponíveis no Portal parecem exigir um motivo de cessação por IVA que não coincide com o meu estatuto atual, por isso nem sequer consegui validar o formulário de cessação da atividade. No entanto, dizem-me que para efeitos de IRS devo cessar a mesma.

Qual é de facto o procedimento correto a tomar?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0