Visitante Luís Silva

Qual a melhor maneira de fazer uma poupança ?

13 publicações neste tópico

Olá pessoal,

Chamo-me Luís, tenho 23 anos e a minha questão é a seguinte, de momento ganho um ordenado de 600 euros e normalmente consigo poupar sempre entre 100 e 200 euros no final do mês. A questão é que eu sou uma nulidade em finanças e economia, não sei bem como funcionam os bancos, e queria arranjar uma forma de guardar bem o meu dinheiro sem ter que o ter amontoar na minha conta. Torna-se confuso ás vezes para mim porque ás tantas já não sei qual o dinheiro que poupei, e aquele que serve para despesas.

Como posso proceder para guardar as minhas poupanças ? Deposito num banco ? Mas qual banco ? Quais os mais vantajosos ? É possivel ter alguma conta poupança sem que não me seja obrigatório ter de meter lá dinheiro nessa conta todos os meses ?

Agradeço a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos a todo o Forum.

Luís Silva 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Luis, para o que pretendes tens várias hipóteses:

1- Depósito a prazo que permita reforços.

2- Fundo de investimento.

3- Conta com remuneração à ordem, tipo a Invest Money box do banco invest.

O mais rentável seria, na minha opinião, um fundo de tesouraria, tipo o ES. Liquidez que podes reforçar a partir de 25€. Precisas de ter conta no banco BEST. Apenas tens o custo de 7€ anuais para o cartão de débito, se o quiseres.

Assumindo que começavas agora a meter 150€ de parte no ES. Liquidez, daqui por 1 ano terias sensivelmente mais 25€, isto assumindo uma TANL de 3%.

Isto e só uma ideia, espera por outras opiniões mas vai lendo sobre as várias aplicações e vai criando a tua visão da coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Chamo-me Luís, tenho 23 anos e a minha questão é a seguinte, de momento ganho um ordenado de 600 euros e normalmente consigo poupar sempre entre 100 e 200 euros no final do mês. A questão é que eu sou uma nulidade em finanças e economia, não sei bem como funcionam os bancos, e queria arranjar uma forma de guardar bem o meu dinheiro sem ter que o ter amontoar na minha conta. Torna-se confuso ás vezes para mim porque ás tantas já não sei qual o dinheiro que poupei, e aquele que serve para despesas.

Como posso proceder para guardar as minhas poupanças ? Deposito num banco ? Mas qual banco ? Quais os mais vantajosos ? É possivel ter alguma conta poupança sem que não me seja obrigatório ter de meter lá dinheiro nessa conta todos os meses ?

Agradeço a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos a todo o Forum.

Luís Silva

Como recebe o ordenado? Em cheque ou é depositado num banco?

Qual o banco?

A partir daqui torna-se mais fácil aconselhar algo dentro desse banco ou de outro da concorrência...

A sugestão do Titanium é boa e se tiver conta no BES, agora até há uma campanha da dona "inércia" em que não paga comissões caso deposite lá o seu vencimento... e ainda pode usufruir de desconto de 4% na EDP (tarifa normal ou tripla)...

Vá colocando questões, que haverá sempre alguêm para responder!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mais rentável seria, na minha opinião, um fundo de tesouraria, tipo o ES. Liquidez que podes reforçar a partir de 25€. Precisas de ter conta no banco BEST. Apenas tens o custo de 7€ anuais para o cartão de débito, se o quiseres.

Assumindo que começavas agora a meter 150€ de parte no ES. Liquidez, daqui por 1 ano terias sensivelmente mais 25€, isto assumindo uma TANL de 3%.

O ES Liquidez tem um mínimo inicial de €500 e não €150.

O custo do cartão de débito no Best são €10.

No entanto concordo com a ideia de ir aplicando mensalmente no ES Liquidez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recebi esta mensagem do best recentemente com a atualização dos valores:

"• Alteração da anuidade do cartão Best Classic Visa para 7€ e cartão Best Visa Electron para 11€ (no ponto 3), com entrada em vigor a partir de 01.12.2013;"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recebi esta mensagem do best recentemente com a atualização dos valores:

"• Alteração da anuidade do cartão Best Classic Visa para 7€ e cartão Best Visa Electron para 11€ (no ponto 3), com entrada em vigor a partir de 01.12.2013;"

Sim, também recebi. Por isso é que vou mudar para o iSavings Black Visa, para não pagar anuidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, também recebi. Por isso é que vou mudar para o iSavings Black Visa, para não pagar anuidades.

Esse classic visa acho que já está descontinuado, mas quem o tem deve de ir dar baixa e ir para o isavings, agora o de débito...11€?? quando existe no Activobank isenção de anuidade para cartão de débito? ai este Best que deve estar a querer seguir as pisadas do "pai" BES haha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto o Best está a dar um tiro nos pés.  :o

11€...e até o pai BES tem agora uma inércia que permite ter anuidade zero. Não faz sentido

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à anuidade do cartão no Best tenho uma dúvida: se tiver o vencimento domiciliado, portanto conta + ordenado, esse ponto 3 também se aplica?

Pelo que estive a ver ainda consta lá que é gratuita a anuidade;

- Cartão de débito sem anuidades (Visa Electron)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto o Best está a dar um tiro nos pés.  :o

11€...e até o pai BES tem agora uma inércia que permite ter anuidade zero. Não faz sentido

Pois, a dona "inércia" é clara... 0º (comissão da conta, anuidade de cartões, transferências nacionais) = 0€ (http://www.bes.pt/SITEBES/cms.aspx?labelid=mudainercia)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim o cartão de débito do BEST não faz praticamente falta nenhuma. O iSavings faz quase tudo o que o de débito faz. A única limitação é o plafond mensal do cartão, enquanto que o de débito pode usar tudo o que tiver na conta.

Logo desculpo esta dos cartões de débito com anuidade graças a esta alternativa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à anuidade do cartão no Best tenho uma dúvida: se tiver o vencimento domiciliado, portanto conta + ordenado, esse ponto 3 também se aplica?

Pelo que estive a ver ainda consta lá que é gratuita a anuidade;

- Cartão de débito sem anuidades (Visa Electron)

Para contas ordenado não tem anuidade, mas para contas normais anuidade de 11€ parece-me já exagerado, a alternativa é o iSavings, mas nem toda agente poderá o ter, porque tem de ser aprovado e é ao fim ao cabo um cartão de crédito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas nem toda agente poderá o ter, porque tem de ser aprovado e é ao fim ao cabo um cartão de crédito.

Pois, esqueci-me dessa parte. Estudantes por exemplo estão tramados....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead