Susana

Condominio e todas as obrigações

82 publicações neste tópico

Este ano calhou-nos a gestão do condominio (juntamente com o nosso vizinho de patamar).

O condominio foi criado em 2006 e até agora não tinha uma conta bancária, que será a primeira coisa a fazer, após termos a acta da reunião.

Gostaria de ter a opinião e saber da experiência dos membros do forúm sobre o melhor banco para abrir esta conta (custos associados: custos de manutenção, custo do cartão MB, cheques, etc).

Estamos também à procura da melhor aplicação para o dinheiro do fundo de reserva (sem riscos).

Espero os vossos comentários!  :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O nosso condominio tem contas no BPN. Nao sei dizer o que presidiu a essa escolha, pois ja foi feita antes d evir para ca morar, mas suponho que tenha a ver com o facto de um dos condominos la trabalhar (e eventualmente tenha alguns beneficios por causa disso).

Quando ao fundo de reserva varios bancos tem produtos tipo Poupança Condominio. Tipicamente os juros nao sao grande coisa...

Se tendes pouca experiencia de administraçao de condominio entao recomendo vivamente a passagem por um outro forum tambem: http://www.gestaodocondominio.net/

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Excelente dica pauloaguia....obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No prédio onde vivo, até há 2 anos atrás, a conta estava aberta no Millenium. Por razões que não posso esclarecer-te (no entanto se quiseres, averiguarei), este ano com a nova Administração, a conta foi mudada para o Banco Popular.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelos comentários.

Sim, esta é a primeira vez que desempenhamos a função.

Aqui tem um vizinho que trabalha no Millenium mas ele disse logo que lá a conta tem despesas de manutenção e isso nós não queremos.

Já estive a ver no BPI (que é onde tenho conta) e penso que eles não cobram despesas de manutenção e também dispoem de uma poupança condominio. Vou ver qual é  taxa.

Vou ver esse site indicado pelo Paulo. thanks :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sei que no meu prédio, temos uma conta condomínio no santandertotta que não tem despesas, agora não sei se é por haver um condómino que trabalha lá, ou se é assim para todos :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano calhou-nos a gestão do condominio (juntamente com o nosso vizinho de patamar).

O condominio foi criado em 2006 e até agora não tinha uma conta bancária, que será a primeira coisa a fazer, após termos a acta da reunião.

Gostaria de ter a opinião e saber da experiência dos membros do forúm sobre o melhor banco para abrir esta conta (custos associados: custos de manutenção, custo do cartão MB, cheques, etc).

Estamos também à procura da melhor aplicação para o dinheiro do fundo de reserva (sem riscos).

Espero os vossos comentários!  :)

Além de abrirmos a conta condominio tb ficamos de ver um contrato de manutenção/revisão das caldeiras a gás natural a ser feito em conjunto com todos os condóminos. Aqui as caldeiras são Junkers e já mandei um pedido de orçamento para eles.

Alguém me sabe dizer se o vosso condominio tem algum tipo de contrato como este?

Tb ficamos de procurar uma empresa para fazer a limpeza/desinfecção da cisterna da água. A cisterna foi cheia em fins de 2005 e até hoje nunca foi feita uma limpeza ou verificação da mesma. Bem que a água pode vir potável da rede mas... e da cisterna para as nossas casas... quem sabe??

Alguem tem contratos com este tipo de empresas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente à conta-condomínio tens duas boas soluções, que são a C.G.D. e o Montepio, que asseguram uma boa gestão do condomínio através das cadernetas de depósito à ordem que permitem que, mesmo para quem venha a administrar futuramente, se a pessoa não saiba ou não gostar de usar o net-banking possa ter controlo total sobre os movimentos lançados na conta e, a partir daí, possa fazer a contabilidade do Condomínio mais facilmente, em cada mês.

Dos vários prédios que conheço a situação em Lisboa (4), em 3 deles trabalha-se com a C.G.D. e noutro com o Montepio. Nenhuma tem despesas, mas, infelizmente, do que conheço da gestão, ainda é um pouco burocrática, não se trabalha nem com cartões MB, nem com netbanking, apenas com cheques, nalguns casos e, por débito directo, noutros, o que acaba por gerar despesas desnecesariamente...

Em todos estes casos, existe também uma conta-poupança associada, para onde é canalizado uma determinada verba anualmente, obedecendo ao preceito legal de ter de lá estar depositados 10% do montante das despesas orçamentadas para cada exercício.

Numa outra casa no Algarve, onde reside o meu avô, o condomínio foi entregue a uma empresa, que trabalha com o Banco Popular. Não sei a razão, pois eu estou longe e ele nunca participa nas Assembleias e, mesmo que participasse, duvido que soubesse explicar...

Quanto às caldeiras de gás, desconheço, pois trata-se de uma tecnologia recente e não conheço ninguém que resida num prédio, onde estejam instaladas..

Seguro multi-riscos colectivo já têm?

Se ainda não, consulta várias companhias para averiguar da melhor opção...       

Algumas "oferecem" coberturas desnecessárias, que nunca vão ser accionadas ou, se o forem, não cobrem custo algum, e pagam-se muito bem por isso... Para mim, num prédio recente, com poucos riscos, o seguro mínimo obrigatório (contra incêndio) serve perfeitamente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No prédio onde vivo, até há 2 anos atrás, a conta estava aberta no Millenium. Por razões que não posso esclarecer-te (no entanto se quiseres, averiguarei), este ano com a nova Administração, a conta foi mudada para o Banco Popular.

As razões da mudança, pelo que me foi dado averiguar, junto do anterior administrador, foram:

- despesas de manutenção; e sobretudo,

- quebra de confiança no Banco (concretamente com esta Agéncia), depois de muitos anos cliente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso, embora tenhamos um condómino colaborador do Millennium, optamos pelo BPI, a razão principal foi mesmo porque o administrador, eu e mais um condómino termos ambos conta no BPI e o nosso relacionamento com o banco ser assim mais "facil", porque de uma forma geral não andam muito longe um dos outros em relação a esta matéria, pelo menos em relação aos bancos que sondamos, e que existem aqui,Millennium, BPI,CGD, CCAM, BES.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai, ai... que isto aqui no condomínio ainda vai dar muito que falar!  >:( Descobrimos ontem que a anterior administração recebeu um reembolso da EDP em Abril de 2008 e meteu-o ao bolso... :o  Não, pior... em vez de lançar esse crédito registou o pagamento de uma factura de €52 e tal...

Já lhes dissemos que temos umas dúvidas em relação ás contas e pedimos para reunir com eles amanha para nos explicarem algumas situações... vai ser bonito!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ai, ai... que isto aqui no condomínio ainda vai dar muito que falar!  >:( Descobrimos ontem que a anterior administração recebeu um reembolso da EDP em Abril de 2008 e meteu-o ao bolso... :o  Não, pior... em vez de lançar esse crédito registou o pagamento de uma factura de €52 e tal...

Já lhes dissemos que temos umas dúvidas em relação ás contas e pedimos para reunir com eles amanha para nos explicarem algumas situações... vai ser bonito!!

Sabes Susana, eu vivo neste prédio há cerca de 2 anos e neste período a Administração, mudou uma vez. Quando há mudança de Administradores, há sempre questões por explicar! Na mudança operada em Janeiro deste ano, levantou-se uma celeuma enorme, por causa das facturas (ou a falta delas),de obras operadas no prédio (porta de entrada, iluminação e outras pequenas coisas), que à primeira vista pareciam "golpes" e que depois em Assembleia marcada para esclarecer essas situações, resultou em nada... (felizmente). Era apenas uma questão contabilística e tudo ficou sanado! Espero, que aí seja o mesmo, porque de contrário, vais ter os outros condóminos "à perna" a pressionar-te! E aí vem ao cimo as pequenas questiúnculas que os vizinhos têm entre si (fermentadas ao longo dos anos)! Mas vais ver que não será nada, que não seja explicável!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na gestões de condomínio não é melhor contratar empresas? Apesar de sair mais caro, acho que os inquilos caloteiros têm mais relutância em deixar de pagar a uma empresa do que a uma gestão própria...  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cerca de 1 ano depois de me ter mudado ca para o predio, descobrimos que a Administradora (externa ao predio) andava a fazer umas movimentaçoes indevidas na conta do condominio. Depois de uma reuniao de emergencia, a senhora foi exonerada e eleitos alguns condominos do predio como administradores.

Algum tempo depois criei um forum para o condominio. Por causa disto e do brio dos administradores que se tem desenrascado muito bem (conseguiram trazer o dinheiro todo de volta), passou a ser tudo muito mais transparente: agora todos os meses e´ colocada online a conta corrente do condominio, periodicamente vao colocando o balanço dos meses anteriores e as pessoas andam muito mais por dentro das finanças do condominio e vao tambem participando com mais ideias e sugestoes... e as questiunculas tambem se resolvem mais depressa ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ó Paulo, olha que essa do fórum foi uma excelente ideia. No meu prédio, com 10 andares e 44 condóminos, seria uma forma dos mesmos, trocarem entre si ideias e esclarecimentos, sem a necessidade de mês sim, mês não, se marcarem assembleias, tendo em vista, por vezes, meros esclarecimentos! É que é o diabo, quando meia dúzia, influencia a outra meia dúzia, inquinando as relações entre as pessoas!... Hum, vou falar com alguns vizinhos e na próxima assembleia (fim deste mês!), propor essa ideia! Paulo, devias-te "desmultiplicar" e vir morar aqui para a margem sul, com a Caparica à vista! É mais caliente que aí em cima e não há tanto vento norte! :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ó Paulo, olha que essa do fórum foi uma excelente ideia. No meu prédio, com 10 andares e 44 condóminos, seria uma forma dos mesmos, trocarem entre si ideias e esclarecimentos, sem a necessidade de mês sim, mês não, se marcarem assembleias, tendo em vista, por vezes, meros esclarecimentos! É que é o diabo, quando meia dúzia, influencia a outra meia dúzia, inquinando as relações entre as pessoas!... Hum, vou falar com alguns vizinhos e na próxima assembleia (fim deste mês!), propor essa ideia! Paulo, devias-te "desmultiplicar" e vir morar aqui para a margem sul, com a Caparica à vista! É mais caliente que aí em cima e não há tanto vento norte! :D

Então suponho que a conta do condomínio também seja gerido através do home-banking? O pior é a resistência dos condóminos mais velhos (ou temerários ante a novas tecnologias) à implantação de processos de funcionamento mais expeditos...

Também num dos prédios que vos falei este mês, aquando da Assembleia, houve bronca! e a administradora em exercício ainda me caiu em cima por eu n querer aprovar as contas, que estavam erradas, e n batiam certo com a herança transitada de 2007! depois lá apresentou o balanço correcto...

Afinal veio-se a descobrir que tinha paga em duplicado à empregada de limpeza o subsídio de Natal!! O argumento tinha sido que a mesma só havia levantado o cheque de Dezembro 2007 em 2008, o que muito estranhei, mas era algo que não acontecia se houvesse o procedimento de pagar por transf. bancária! Mas, ou a própria não quer, ou acham pouco transparente, nunca percebi bem, certo é o que veio a acontecer!

Enfim, e noutro prédio, onde os condóminos são, em média, ainda mais velhos, só graças à minha intervenção a sugerir a transf.bancária se começou a deixar de entregar envelopes com notas, único sistema utilizado até então!

Isto só para provar a enorme resistência a mudanças que por muitos são entendidas como móbil para vigarices...e em prédios com elevado número de residentes, estes mecanismos seriam de facto muito úteis, mas é preciso contar com um pouquinho de sorte tb nas pessoas que temos por vizinhos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois realmente pode acontecer situações de empresas menos claras. Mas ou vocês têm muita sorte com os vizinhos ou não querem admitir a chatice que é viver num apartamento e os problemas dos condóminos. Em todo o lado existem sempre chico-espertos caloteiros. E eu falo por mim, não tinha experiência para a andar a tratar de tudo e a pagar a horas, enquanto que os outros usufruem do mesmo e não pagam.

Essa coisas de Fóruns e etc só funcionam quando todos estão dispostos a agir de boa fé. E acho que uma empresa (e não um administrador externo) é mais convincente nas cobranças.

E atenção, eu não moro num apartamento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daquilo que me chega aos ouvidos, relativamente a Administradores externos, nas torres junto àquela em que vivo, é que os resultados são decepcionantes. Na torre mais próxima da minha, sei que já cortaram a ligação com essa Administração externa (muito recentemente), e tomaram nas próprias mãos (os condóminos), essa tarefa. No fundo, são os próprios interessados a tratar daquilo que lhes pertence. Obviamente que dá trabalho, mas com rigor e método, por parte da Administração nomeada, tudo se resolve! Penso que a incompreensão muitas vezes é motivada pela desconfiança. Ora, nada melhor do que dois ou três exercícios, bem trabalhados para repôr a confiança! Quando há desconfianças preconcebidas, aí, concordo, será difícil!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu conheço 3 pessoas próximas, com condomínios geridos pelos inquilinos e em todos eles existem caloteiros. Há deles que não pagam há anos. Ora são os do 1º andar que dizem não usam o elevador e não têm direito a pagar a manutenção, etc, etc É o que eu digo, toda a gente aqui no Fórum deve viver num mundo à parte. E ainda bem para vocês! Aliás, e incrível a lata de algumas pessoas que se recusam a pagar.

No meu agregado familiar temos um apartamento de férias, como todos os apartamentos do bloco. É imperativo existir uma administração externa pois não há ninguém presente para tratar de nada. De facto, a primeira administração não era grande coisa, mas entretanto mudou-se e não acho nada mal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu conheço 3 pessoas próximas, com condomínios geridos pelos inquilinos e em todos eles existem caloteiros. Há deles que não pagam há anos. Ora são os do 1º andar que dizem não usam o elevador e não têm direito a pagar a manutenção, etc, etc É o que eu digo, toda a gente aqui no Fórum deve viver num mundo à parte. E ainda bem para vocês! Aliás, e incrível a lata de algumas pessoas que se recusam a pagar.

Talvez porque muitas das pessoas que frequentam assiduamente este forum se preocupam com o seu condominio como com a sua vida financeira. Na maior parte dos casos sao questoes de cidadania. Se ha condomino caloteiros, a culpa nao e´ so´ deles mas de todo o condominio que e´ conivente: os condominos que nao pagam ha anos, ja´ o condominio devia ter posto contra eles um processo em tribunal ou num julgado de paz; os condominos do 1º andar que nao querem pagar elevador nao tem razao e a lei e´ que o diz - `as tantas bastaria apresentar-lhes a lei em causa para os convencer a pagar. E, no limite, ao serem confrontados com a penhora da casa para pagar meia duzia de euros e as respectivas custas judiciais, la´ acabarao por pagar... aqui ja quase chegamos a esse ponto, uma vez, isto nao e´ um condominio perfeito... mas nao ficamos de braços cruzados `a espera que se passassem anos!  :o

A funçao do administrador e´ sobretudo receber o dinheiro, pagar as contas e zelar pela conservaçao das partes comuns do condominio. Muitas das vezes, as pessoas recusam-se a pagar com a desculpa de que as regras do condominio nao sao como elas gostavam que fossem, que e´ preciso fazer certas obras ou por causa de desconhecimento da lei em certos assuntos. Em quase todos esses casos cabe `a assembleia de condominios decidir o que fazer, nao ao administrador. Portanto, este nao tem nada que se inibir de fazer as cobranças... e se nao conseguir, so tem que convocar uma assembleia de condominos e pedir autorizaçao para meter um processo a correr contra aquela pessoa (se e´ que nao lhe deram ja essa autoridade). O resto, os condominos que se entendam entre eles... e e´ preciso nao esquecer que para poucas coisas e´ preciso a unanimidade - a maioria simples chega para a maior parte das decisoes.

O que me irrita sao pessoas que se queixam do que os outros lhes fazem quando tem poder para acabar com isso. Muitas vezes nao sabem e´ que o tem... Mais uma vez, a quem se quiser inteirar dos seus direitos e deveres (enquanto condomino ou administrador) recomendo vivamente o forum Gestao do Condominio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este é um tema muito interessante mas de que me tenho retraído em participar. E porquê? Acho que é trauma!

Vou contar resumidamente o que já aconteceu comigo.

Vivi 15 anos num apartamento cujo condomínio era constituído somente por 20 pessoas. As encrencas começaram "no início". Ninguém queria ser administrador, eu inclusive. Era a mais nova, não entendia nada do assunto e achava que quem vivia lá há mais tinha o dever de o ser.

Os vizinhos, de toda a ordem, boa e má situação financeira, educados e mal-educados, "chico-espertos" e não, havia de tudo. Mas a maior tendência era, estamos aqui de passagem, quanto menos pagarmos para manutenção melhor! E nada os demovia. Eram a maioria. A educação também deixava muito a desejar, e para não me alongar deixo aqui um resumo de uma reunião onde a colocação de uma porta, aprovada em reunião anterior pelos presentes, deu origem a uma discussão tal pelos presentes nesta reunião e que não estiveram na outra, que me vi metida, literalmente, no meio de uma luta pois um deles chamou a um vizinho um nome que aqui não coloco por vergonha!!! Ate houve intervenção da polícia......Para não falar nos (muitos) caloteiros.

Teríamos poder para tratar desta situação? Claro que sim. Mas é de convir que partilhar espaços, às vezes a vida inteira, com gente assim não é agradável. Ou seja, resolvemos as questões em tribunal ou em julgados da paz, mas quem nos dá diariamente paz para viver anos num ambiente de cortar à faca?

Há muito que li os direitos e deveres dos condóminos e administradores. Sinto-me melhor mas, a algumas pessoas não basta mostrar a lei e o problema resolve-se!! É preciso muito mais e muitos aborrecimentos >:(

Mudei-me desse apartamento. Temos uma empresa de administração de condomínios, há 7 anos, e até agora não temos tido problemas! Há também condóminos que não pagam e até já vi um vizinho a ficar sem televisão, DVD, aparelhagem e sofás!!! Fiquei constrangida, mas como ficaria se fosse administradora do condomínio?!!

Será comodismo? Será preguiça? Será que não me importo com a minha vida financeira? Será que não me importo de não exercer a minha cidadania? Poderá ser um pouco de tudo, mas para mim não há dinheiro que pague a minha paz e já agora, não sou do género de enfiar a cabeça na areia!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A última vez que estive presente numa reunião de condomínios acabei sendo insultado por um condómino que nem tinha vindo à reunião mas resolveu meter-se com os que ali estavam mal entrou no prédio. Resultado: apresentei queixa contra ele (fui o principal visado) levei-o a tribunal onde foi condenado e obrigado a indemnizar-me. A partir daí nunca mais fui a nenhuma reunião. Faço-me representar por um condómino amigo ou então pelo administrador da empresa que trata do condomínio. Estou farto de aturar pessoas estúpidas e conflituosas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na 6.ªa feira reunimos com a anterior administração para expormos as nossas duvidas e conclusões. Eram 2 pessoas mas apenas 1 tratava das contas e que desorganizada que ela era... deu-me imenso trabalho em verificar tudo mas lá consegui me entender com as contas "à merceeiro" dela (sem ofensa à profissão  ;) )

Os problemas mais graves eram:

- Quase todas as contas foram pagas fora do prazo, logo com juros de mora. Esses juros estavam incluidos nas despesas do condominio, o que não está correcto pois os restantes condóminos não têm que pagar o desleixo de alguém.

- Faltava uma factura de 1 dos contadores de Março 2008. Por acaso esse é o contador cuja contagem tem andado errada, ou seja alguém da EDP se enganou no registo da contagem e deu um valor muito acima do real em Agosto de 2006 (619 kwh). Em Março 2008 houve nova medição pela EDP e estranhamente voltaram a registar 619 kwh, logo consumo 0.  ??? No livro de despesas estava lançada como tendo sido paga uma factura de €52. Verificando tudo e indo à EDP pedir uma 2.ª via da factura em falta confirmamos que essa factura paga não existe e em vez disso houve uma nota de crédito de €224, que foi levantada em Abril. Mas esse valor não foi lançado nas receitas do condominio.

- Como ela pagava as contas fora de prazo, e às vezes juntava dois meses, alguns valores pagos não estavam lançados, ou seja ela tb estava a perder dinheiro.

Conclusão: fazendo as contas de tudo falta dinheiro no condominio! Mas ela logo se prontificou a pagar o valor em falta e assim fica resolvido o problema. De qualquer forma eu vou colocar na pasta a listagem que fiz, para que fique registado de que é esse valor do acerto de contas que vai entrar em Fevereiro.

Felizmente aqui somos 8 e todos pagam o condominio a horas! Espero que assim continue daqui para a frente!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Restabelecida a ordem, espero que tudo corra bem para o futuro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vamos optar por abrir a conta do condominio no BPI. É o banco com quem já trabalhamos a nivel particular e como não vejo os outros bancos a oferecerem nenhuma vantagem adicional, vamos optar por aquele que nos dá mais jeito.

Ainda não decidimos se vamos pôr os pagamentos em debito directo. Por nós não teriamos problemas, pois teremos controlo de tudo através do homebanking, mas tb temos que pensar nos próximos que virão. Além do mais, aqui em frente tem uma papelaria com payshop, o que torna fácil e rapido de fazer os pagamentos necessários.

Ainda em relação ao comentário que foi colocado aqui por um de vcs em relação aos condóminos mais velhos e a possivel dificuldade com homebanking, aqui no prédio somos 8, com 2 por patamar e o que está decidido a nivel de sucessão de Administração é que será por patamares. Aqui até acho que calha bem pois em cada patamar à uma pessoa mais velha e outra mais jovem. Assim, se um não estiver à vontade para tomar conta das contas tem o mais novo que , em principio, está habituado às novas tecnologias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead