daniel__

Diversificar e capitalização mensal

37 publicações neste tópico

Boas.

Tenho 30.000€ a 3.75 num depósito a um ano.

Acontece que agora tenho 4.000€ e não sei bem o que lhe fazer. Além disso, como consigo todos os meses meter uns 1000€ de lado gostava de saber que produtos existem que me permitam ir metendo todos os meses este valor logo a rentabilizar.

É que queria evitar o que me está a acontecer que é há quatro meses que tenho o dinheiro parado (1000+1000+1000+1000...)

Estou aberto a todo o tipo de produtos, desde que o risco seja baixo/moderado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Tenho 30.000€ a 3.75 num depósito a um ano.

Acontece que agora tenho 4.000€ e não sei bem o que lhe fazer. Além disso, como consigo todos os meses meter uns 1000€ de lado gostava de saber que produtos existem que me permitam ir metendo todos os meses este valor logo a rentabilizar.

É que queria evitar o que me está a acontecer que é há quatro meses que tenho o dinheiro parado (1000+1000+1000+1000...)

Estou aberto a todo o tipo de produtos, desde que o risco seja baixo/moderado

ES Liquidez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou ES Monetário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ES Liquidez.

Eu passei ali pelo topico dele e os comentarios que lá estão não me inspiram muita confiança. Ainda há uns meses era tipo a galinha dos ovos de ouro e agora lê-se por lá 'ainda dá para espremer', 'está tudo a sair do curral' e 'espero não ser triturado'.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu passei ali pelo topico dele e os comentarios que lá estão não me inspiram muita confiança. Ainda há uns meses era tipo a galinha dos ovos de ouro e agora lê-se por lá 'ainda dá para espremer', 'está tudo a sair do curral' e 'espero não ser triturado'.

Haha...pronto tens o ES Monetário, inspira-te mais confiança? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ES Liquidez está a ser alvo de uma reestruturação mas não quer dizer que de um dia para o outro passou a ser um fundo miserável. Está é a deixar de dar a rentabilidade que tem vindo a dar, mas ainda assim está interessante: 3,27% TANL. O problema foi que habituou mal as pessoas desde o início; por exemplo no ano passado teve uma taxa de rentabilidade de 4,4% líquida!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Haha...pronto tens o ES Monetário, inspira-te mais confiança? :)

Já agora, o simulador aconselha-me o ES Plano Prudente. Quais são as diferenças assim gerais entre esse e o ES monetário?

O banco invest terá alguma coisa dentro do que pretendo? Será que vale a pena falar com o gestor de conta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, o simulador aconselha-me o ES Plano Prudente. Quais são as diferenças assim gerais entre esse e o ES monetário?

O banco invest terá alguma coisa dentro do que pretendo? Será que vale a pena falar com o gestor de conta?

Que simulador? esses fundos só no BES e Best penso eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que falar vale sempre a pena porque tens um dado que podem não ser muitos clientes da banca a ter: 1000€/mês de cash flow. É um desafio interessante de lhes colocar.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que simulador? esses fundos só no BES e Best penso eu.

O simulador do banco BES.

Penso que falar vale sempre a pena porque tens um dado que podem não ser muitos clientes da banca a ter: 1000€/mês de cash flow. É um desafio interessante de lhes colocar.

Então irei contactá-los, não se perde nada. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ES Plano Prudente investe noutros fundos, em ações, em depósitos noutras moedas (USD e JPY) e ainda em futuros e em forwards. Tem uma estratégia de investimento mais discricionária e  não podes pensar investir a curto prazo neste fundo. Parece-me que este fundo requer um investimento no mínimo a um ano e não como dois ou três meses como o Liquidez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Daniel,

Não deixou ficar aqui o seu perfil de risco nem o seu nível de conhecimentos/literacia financeira. Portanto, para sermos sérios, torna-se difícil aconselhá-lo.

Contudo, depois das avaliações da Troika concluídas e afastado o cenário de um 2º resgate, a opção "dívida pública" pode ser interessante. Por exemplo, se aplicar as suas poupanças nos Certificados de Aforro (taxa anual líquida à volta dos 2,3%) terá aí um produto seguro e com uma rentabilidade interessante. Bem sei que ficam abaixo dos melhores DP, mas estão bastante acima da média destes e da inflação.

Para prazos entre 3 a 10 anos, as OT (Obrigações do Tesouro) são mais rentáveis: 4,1 (OT 2016) a 4,8% (OT 2023).

Mas tudo dependerá, como disse, do seu "perfil de risco" e da forma como se sente habilitado para gerir o seu pé de meia. Não dê "o passo maior que a perna", pois o mercado financeiro, por vezes, traz dissabores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Daniel,

Não deixou ficar aqui o seu perfil de risco nem o seu nível de conhecimentos/literacia financeira. Portanto, para sermos sérios, torna-se difícil aconselhá-lo.

Contudo, depois das avaliações da Troika concluídas e afastado o cenário de um 2º resgate, a opção "dívida pública" pode ser interessante. Por exemplo, se aplicar as suas poupanças nos Certificados de Aforro (taxa anual líquida à volta dos 2,3%) terá aí um produto seguro e com uma rentabilidade interessante. Bem sei que ficam abaixo dos melhores DP, mas estão bastante acima da média destes e da inflação.

Para prazos entre 3 a 10 anos, as OT (Obrigações do Tesouro) são mais rentáveis: 4,1 (OT 2016) a 4,8% (OT 2023).

Mas tudo dependerá, como disse, do seu "perfil de risco" e da forma como se sente habilitado para gerir o seu pé de meia. Não dê "o passo maior que a perna", pois o mercado financeiro, por vezes, traz dissabores...

Os meus conhecimentos financeiros são baixos e o perfil de risco é muito conservador/conservador. O prazo será superior a 2 anos. Obrigado pelas sugestões, no entanto não consigo tirar vantagem de poder capitalizar o investimento mensalmente com as mesmas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os meus conhecimentos financeiros são baixos e o perfil de risco é muito conservador/conservador. O prazo será superior a 2 anos. Obrigado pelas sugestões, no entanto não consigo tirar vantagem de poder capitalizar o investimento mensalmente com as mesmas.

Não vejo outra forma sem ser fundos, tens liquidez imediata e possibilidade de reforços sempre que queiras, para minimizar a máximo o risco de capital terás de ir para um fundo de tesouraria, o fundo que apresenta ainda melhor rentabilidade é o ES Liquidez, se quiseres melhor alternativa será o ES Monetário, se queres arriscar um pouco mais o BIC Tesouraria, tirando isto não vejo nada que te possa render mais e com risco muito baixo e possibilidade de reforços.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo assim, com rigor profissional, as únicas opção que lhe posso aconselhar são produtos "capital garantido" (asseguram que o investidor vai recuperar o capital na data de vencimento). Daí estarem bem talhadas para o seu perfil as aplicações ("conservadoras") que eu lhe sugeri há pouco e que em nada se incompatibilizam com os seus timings de investimento. Mas o amigo é que sabe o que fazer com o seu dinheiro...

Boas aplicações! Bons negócios!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Banco Invest tem um produto que se chama "Invest Money Box" que lhe remunera o capital a 2,5% TANB em que cria um esquema de transferências regulares onde, com a regularidade escolhida, credita a sua Conta Invest Money Box com o montante que determinar.

Os Certificados de Aforro também me parece uma boa solução para o seu perfil conservador e, também, pode fazer reforços. Para o mês de Setembro, a taxa foi de 3,189%.

Os fundos... têm mais ou menos volatilidade, mas têm  ;)  Penso que nem sequer são produtos a aconselhar para quem se declara conservador na ficha de perfil pessoal.

Cumprimentos,

CL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Banco Invest tem um produto que se chama "Invest Money Box" que lhe remunera o capital a 2,5% TANB em que cria um esquema de transferências regulares onde, com a regularidade escolhida, credita a sua Conta Invest Money Box com o montante que determinar.

Os Certificados de Aforro também me parece uma boa solução para o seu perfil conservador e, também, pode fazer reforços. Para o mês de Setembro, a taxa foi de 3,189%.

Os fundos... têm mais ou menos volatilidade, mas têm  ;)  Penso que nem sequer são produtos a aconselhar para quem se declara conservador na ficha de perfil pessoal.

Cumprimentos,

CL

Porque não? alguém aqui falou em fundos de acções? parece-me que não, falou-se em fundos de tesouraria, são aconselhados mesmo para o perfil e horizonte temporal pretendido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas há fundos de tesouraria com rentabilidade muito baixa ou mesmo negativa. Alguém que assegure que estes fundos se irão manter positivos nos próximos 2 anos? Não me parece  ;)

Penso que o Daniel quer certezas... Ninguém tem certeza de nada, só podemos fazer suposições. Tomara que corra tudo bem. Só dei duas opções do mais conservador que pode existir e adaptado às suas necessidades, se é que ainda existe algo considerado conservador  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que os fundos de investimento são a classe de ativos onde se tem mais por onde escolher, há para todos os perfis. Por isso, penso que não é correto dizer que os fundos não são aconselháveis ao perfil conservador.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu entendo o perfil conservador como alguém que pretende assegurar o capital investido e saber exatamente quanto vai ganhar durante o período de tempo contratado. Penso que os produtos que aconselhei vão muito mais de encontro às necessidades do daniel.

Ora, os fundos, sejam conservadores ou agressivos, não garantem capital algum e muito menos se terá mais ou menos-valias durante esse período de tempo.

Agora que são uma excelente classe de ativos para os bancos, ai isso são. Nunca vi uma promoção tão desenfreada de fundos aqui no fórum como nos últimos tempos. Eles é que ganham boas comissões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora, os fundos, sejam conservadores ou agressivos, não garantem capital algum e muito menos se terá mais ou menos-valias durante esse período de tempo.

Concordo plenamente. Mas um fundo de risco 1 ou 2 penso que será também aconselhável a um perfil conservador. É uma questão de a pessoa se sentir confortável ou não com o produto, seja ele qual for.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu entendo o perfil conservador como alguém que pretende assegurar o capital investido e saber exatamente quanto vai ganhar durante o período de tempo contratado. Penso que os produtos que aconselhei vão muito mais de encontro às necessidades do daniel.

Agora que são uma excelente classe de ativos para os bancos, ai isso são. Nunca vi uma promoção tão desenfreada de fundos aqui no fórum como nos últimos tempos. Eles é que ganham boas comissões.

Mas também á que dizer que a questão do capital tem duas vertentes, não se confunda risco de capital de um default com risco de capital de desvalorização, um DP ou um Certificado de Aforro tem risco de capital de default um fundo não tem, só tem de desvalorização, porque ás vezes fica-se com a ideia de que o risco de capital é perder o dinheiro todo, num fundo isso não existe, um fundo não abre falência, um banco ou um Estado sim.

Quanto á promoção de fundos, eu tenho um tópico sobre fundos por ser aquela classe de aplicações financeiras que mais gosto, pela sua diversificação e de risco mais limitado, não me pagam por isso ahaha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem quer saber à partida com o que contar, tem também a hipótese dos depósitos do PrivatBank. Apesar de já não ser a galinha dos ovos de ouro, continua a oferecer 3.25% TANB a 1 ano, com possibilidade de reforços. Naturalmente que é um pouco mais limitado a nível de mobilizações antecipadas, não sendo conveniente levantar antes do prazo de 1 ano, mas penso que continua a ser um bom produto para fazer um pé-de-meia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas também á que dizer que a questão do capital tem duas vertentes, não se confunda risco de capital de um default com risco de capital de desvalorização, um DP ou um Certificado de Aforro tem risco de capital de default um fundo não tem, só tem de desvalorização, porque ás vezes fica-se com a ideia de que o risco de capital é perder o dinheiro todo, num fundo isso não existe, um fundo não abre falência, um banco ou um Estado sim.

Quanto á promoção de fundos, eu tenho um tópico sobre fundos por ser aquela classe de aplicações financeiras que mais gosto, pela sua diversificação e de risco mais limitado, não me pagam por isso ahaha.

Ok, posso concordar com essa visão, mas continuo convicto que os depósitos (em qualquer instituição) são sacrossantos até 100k e os certificados de aforro, mesmo em caso de haircut, estão salvaguardados, dado que é a poupança do pequeno aforrador.

Não tenho nada contra fundos, mas, por acaso, foi o único produto onde, até à data, perdi dinheiro e só avancei com o mesmo por muita pressão do meu gestor de conta que, depois, me aconselhou a fechar, já em perda. Não quer dizer que não viesse a recuperar... Hoje tenho dois fundos, um de acções europa e outro de obrigações high yield, com bons resultados, mas é um produto onde não me sinto confortável. São gostos  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead