José Teixeira

Cálculo da Euribor

9 publicações neste tópico

Boa a noite a todos, antes de mais quero dar os meus parabéns pelo excelente site… aproveito desde já para tentar clarificar uma dúvida que tenho, disponho actualmente de um crédito habitação no Bes e tendo efectuado uma transferência de uma outra instituição CGD, a data da escritura foi de 06/06/07 sendo a euribor trimestral, se bem entendi pela legislação actual, a euribor é a média artmética simples do mês anterior à renovação da mesma (prestação). Ou seja neste caso a 06/04/2008 seria de 4,422% que é a média do mês de Fevereiro de 2008, visto as prestações serem postecipadas a contagem dos juros para a prestação de Abril já se iniciou a 07/03/2008 logo contabiliza-se o mês de Fevereiro. Penso que estou certo… Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, basicamente é isso... Penso que pode confirmar a taxa através do site da Caixa. Se entrar no Caixa Directa e for à sua conta, ver os dados do crédito à habitação, seguramente lhe aparece a taxa actual, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto anteriormente quando disponha do crédito na CGD tinha acesso através do site ao valor da TAEG e das Bonificações visto o meu crédito ser bonificado, no entanto ao ter efectuado a transferência para o BES deixei de ter acesso a qualquer tipo de informação, só sendo obtida através do balcão ou da Banca Directa via telefone que demoram cerca de uma semana a dar essa informação. A dúvida que eu tenho em relação ao cálculo da euribor prende-se com o facto de ser considerado o mês imediatamente antes de calendário neste caso Fevereiro ou 30 dias antes do início da contagem de juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Percebi que a transferência tinha sido ao contrário, tenho que prestar mais atenção ao que leio  :D

Mas basicamente aquilo que disse parece-me correcto. Tipicamente, se a revisão foi feita em Março é usada a média da Euribor de Fevereiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok Obrigado, o cálculo conforme consta no Decreto Lei refere-se sempre ao mês de calendário... Já desenvolvi uma tabela em Excell para efectuar os cálculos (crédito multiopções), deparei-me que os valores coincidem com os que o BES pratica, descobri que este banco utiliza para depósitos o cálculo a 360 dias e para créditos a euribor a 365 dias... Como disponho de crédito bonificado a DGT efectuou mal o enquadramento, 1º em Dezembro retiraram-me dinheiro a mais, agora desde o dia 07/04/08 que o BES tem realizado débitos e créditos na minha conta à ordem não tendo ainda efectuado a devida correção. EStou também a pensar em desenvolver uma tabela para o crédito bonificado mas neste caso é bastante mais complicado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok Obrigado, o cálculo conforme consta no Decreto Lei refere-se sempre ao mês de calendário... Já desenvolvi uma tabela em Excell para efectuar os cálculos (crédito multiopções), deparei-me que os valores coincidem com os que o BES pratica, descobri que este banco utiliza para depósitos o cálculo a 360 dias e para créditos a euribor a 365 dias... Como disponho de crédito bonificado a DGT efectuou mal o enquadramento, 1º em Dezembro retiraram-me dinheiro a mais, agora desde o dia 07/04/08 que o BES tem realizado débitos e créditos na minha conta à ordem não tendo ainda efectuado a devida correção. EStou também a pensar em desenvolver uma tabela para o crédito bonificado mas neste caso é bastante mais complicado.

Há por aqui alguma ferramenta onde possa controlar a euribor, spread,.....e confirmar se está tudo ok no meu crédito á habitação?

um abraço e parabéns ao blog

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

gostava de saber de seguinte, para confirmar se a minha taxa TAEG está correcta.

Tendo em conta que o meu spread é de 0,29 conhecendo a taxa euribor qual será a taxa TAEG correcta para o meu emprestimo

cumprimentos

Luis Lima

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há por aqui alguma ferramenta onde possa controlar a euribor, spread,.....e confirmar se está tudo ok no meu crédito á habitação?

um abraço e parabéns ao blog

O Pedro publica mensalmente as médias da Euribor (base 365 e base 360 dias) no blog: http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor/ . Tem lá também a calculadora de prestações e o mapa de juros (procure do lado direito, sob "Páginas"). Se não for suficiente é só dizer mais concretamente o que procura...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

gostava de saber de seguinte, para confirmar se a minha taxa TAEG está correcta.

Tendo em conta que o meu spread é de 0,29 conhecendo a taxa euribor qual será a taxa TAEG correcta para o meu emprestimo

cumprimentos

Luis Lima

Essa informação só por si não chega. A TAEG (taxa anual efectiva global) deve incluir todos os custos com o empréstimo. Ou seja, para além dos juros (que se obtêm através da Euribor e do Spread) devem entrar também as comissões pagas ao banco, os seguros e todos os custos inerentes à operação... No limite o banco A pode cobrar um spread inferior ao do banco B mas por ter comissões bastante mais caras a TAEG do crédito junto do banco A ser superior à do banco B (ou seja, o que paga a mais de comissões no banco A ultrapassa a diferença entre os juros cobrados pelos dois bancos). Por isso é que a TAEG serve para comparar as ofertas dos bancos. O seu banco é que lhe deve fornecer a TAEG.

Com a Euribor e o spread só consegue a TANB (taxa anual nominal bruta)  que corresponde à soma destas duas taxas. Essa permite-lhe calcular quanto irá pagar de juros e também as prestações mensais: Calculadora de Prestações

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead