Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Michael Collins

Nacionalização da Banca Europeia?

1 publicação neste tópico

Notícia de hoje publicada no Semanário Económico, afirma que a Banca Europeia, perdeu 27% em 15 dias.

"Apesar dos mais de 110 mil milhões de euros injectados nos Bancos (sobretudo Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Suíça), e a avaliar pelos últimos desenvolvimentos no sector, o número não deverá parar para já, de aumentar".

A pergunta que se impõe fazer é: em que resultaram estas ajudas, se as contas continuam a surpreender pela negativa!

Adianta o Semanário, citando um economista renomado da área financeira: "estamos a chegar a um ponto em que o mercado e as autoridades governamentais se estão a aperceber que a situação não se resolverá por si só e que as intervenções pontuais que estão a ser feitas não surtem os efeitos desejados. Os Bancos além de manter a sua própria sobrevivência, estão a ter enormes dificuldades para conceder financiamento a empresas e particulares". E continua: "Sabendo que a base da economia é o financiamento, é importante que essa componente funcione".

Outro economista refere. "A recuperação económica apenas poderá surgir após a estabilização do sector financeiro, pelo que outras medidas contra-cíclicas não terão grande margem para sucesso".

É que, segundo outros "opinion makers", a solução poderá ter que passar por medidas menos convencionais, quiçá, pela nacionalização de partes importantes do sistema financeiro europeu!

Perante essa perspectiva (já não virtual), será que a Europa no seu conjunto, poderá pôr em prática esse plano, defendido (pelo menos de forma clara), por Gordon Brown?

A minha perplexidade é: que sobrará da economia de mercado?   ???

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0