Katolo

PT e OI anunciam fusão

14 publicações neste tópico

"A operação é consequência da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi estabelecida em 2010 e terá Zeinal Bava como CEO. As acções da operadora nacional estão a reagir com ganhos superiores a 7%.Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora informa que a “Portugal Telecom, SGPS e a Oi S.A. (“Oi”), a AG Telecom Participações S.A. e respetivas holdings assinaram a esta data um acordo de intenções (“Memorando de Entendimentos”), o qual define os princípios essenciais para uma proposta de fusão entre a PT, a Oi e as Holdings da Oi (tal como definido abaixo) com vista a constituírem uma única e integrada sociedade cotada brasileira (“CorpCo”) “.

As marcas comerciais mantêm-se nos respectivos mercados. Incorporacao da pt na nova holding. Sede no Brasil. Maioria de administradores é brasileira mas CEO e Vice-presidente são portugueses.

A operação de fusão “é uma consequência natural da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi estabelecida em 2010, criando um operador de telecomunicações líder gerido por Zeinal Bava como CEO”, sublinha a mesma fonte.

O comunicado acrescenta que, como parte da transação, a Oi propõe a realização de um aumento de capital em dinheiro com um mínimo de 7 mil milhões de reais (2,3 mil milhões de euros) e com um objetivo de 8 mil milhões de reais (2,7 mil milhões de euros), “com a finalidade de melhorar a flexibilidade do balanço da CorpCo. Os acionistas da Telemar Participações S.A. (“Tpart”) e de um veículo de investimento gerido pelo Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), subscreverão aproximadamente 2,0 mil milhões de reais (0,7 mil milhões de euros) do aumento de capital em dinheiro”.

Tento em conta as cotações médias ponderadas pelo volume das acções da Portugal Telecom e da Oi nos 30 dias anteriores, os termos da troco propostos são: uma acção ordinária da Oi por uma da CorpCo, uma preferencial da Oi por 0,9211 acções da CorpCo e uma acção da PT por um número de acções da CorpCo equivalente a 2,2911 euros (a emitir ao mesmo preço do aumento de capital da OI), a que acrescerão 0,6330 acções da CorpCo."

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/pt_e_oi_anunciam_fusao.HTML

Finalmente uma NOTÍCIA de jeito na pasmaceira desta Bolsa Nacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ainda bem que não tenho mãos fracas senão já tinha despachado as minhas acções da PT, onde já estou com enormes mais-valias  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e eu tenho umas obrigações de 2025 que já sorriem..................................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acontece à dívida da PT neste caso?

(e em outros casos de fusões que originam uma empresa diferente já agora?)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Katolo seria estranho se não tivesses PT :P

A pergunta que se coloca neste momento é :

a) Quem não vendeu hoje está à espera de quê?

B) Isto ao ser anunciado nos telejornais não é o momento para vender?

PS- Agora só falta o BES  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que disseram na TV? Se disseram que era boa altura para comprar, então significa o oposto. Se so disseram que iria ocorrer esta fusão, então tudo bem :)

Sempre me exprimi no forum, no sentido de não gostar da PT, e hoje não é excepção.

Um investimento na PT rende aprox. 3,54% (segundo dados técnicos e ultimo relatório de contas). Prefiro colocar no ES Liquidez ahaha.

Agora a sério, esta empresa tem uma divida enorme!

http://expresso.sapo.pt/nova-empresa-pt-e-oi-fica-com-divida-superior-a-13-mil-milhoes=f833535

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vendi sim, a 4,05€ (tinha PM de 3,15€). Rendeu mais de 20% em 2 meses  :P . Espero despachar as do BES rapidamente (se tudo correr bem  ;) )

No entanto, dado que para o final do dia vieram por aí abaixo, acredito piamente que ainda têm muita margem de progressão (penso reentrar amanhã).

Realmente, a dívida é astronómica, mas o importante é melhorar a eficácia e os processos, criar sinergias para baixar custos e aumentar o capital da OI para reduzir o rácio da dívida sobre o EBITDA (penso que é uma das prioridades do Zeinal Bava).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vendi sim, a 4,05€ (tinha PM de 3,15€). Rendeu mais de 20% em 2 meses  :P . Espero despachar as do BES rapidamente (se tudo correr bem  ;) )

No entanto, dado que para o final do dia vieram por aí abaixo, acredito piamente que ainda têm muita margem de progressão (penso reentrar amanhã).

Realmente, a dívida é astronómica, mas o importante é melhorar a eficácia e os processos, criar sinergias para baixar custos e aumentar o capital da OI para reduzir o rácio da dívida sobre o EBITDA (penso que é uma das prioridades do Zeinal Bava).

Parabéns! É preciso Sorte! :D Neste tipo de empresas a dívida é sempre elevada...o que é um factor que não me atrai muito em termos de investimento accionista. Em termos de obrigações é/era de aproveitar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, sorte é um factor decisivo. Mas, quando investi, estava convicto que a cotação da PT estava bem abaixo do valor real da cotada e, mais dia menos dia, haveria de valorizar. Foi mais rápido do que estava à espera, mas, obviamente, o anúncio da fusão foi crucial para a tomada de mais-valias.

Reentrei hoje! Plenamente convicto que chegará novamente aos 4€ a curto/médio prazo! A acompanhar  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, sorte é um factor decisivo. Mas, quando investi, estava convicto que a cotação da PT estava bem abaixo do valor real da cotada e, mais dia menos dia, haveria de valorizar. Foi mais rápido do que estava à espera, mas, obviamente, o anúncio da fusão foi crucial para a tomada de mais-valias.

Reentrei hoje! Plenamente convicto que chegará novamente aos 4€ a curto/médio prazo! A acompanhar  ;)

Acho que entraste cedo, mas não é de todo descabida a tua entrada. "Acredito" que a cotação ainda chegue aos 3,38-3,40 e caso não aguente ainda mais abaixo. Atenção que isto não é um "desejo"  ;D  ainda que o possa parecer.

Com esta situação aprendi mais uma lição, em caso de existirem operações similares no futuro (Fusões), deve-se vender assim que existir um grande disparo  ;D . Não quer isto dizer que não o tenha feito ;)

MiguLuso assim que vi a notícia na TV que pensei "agora é hora de vender". Vou aguardar mais uns tempos até porque ainda não existem dados concretos sobre o AC, pelo menos que eu tenha visto. Tenho de saber as datas e mais detalhes, até existirem mais notícias vou aguardando.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que entraste cedo, mas não é de todo descabida a tua entrada. "Acredito" que a cotação ainda chegue aos 3,38-3,40 e caso não aguente ainda mais abaixo. Atenção que isto não é um "desejo"  ;D  ainda que o possa parecer.

Com esta situação aprendi mais uma lição, em caso de existirem operações similares no futuro (Fusões), deve-se vender assim que existir um grande disparo  ;D . Não quer isto dizer que não o tenha feito ;)

MiguLuso assim que vi a notícia na TV que pensei "agora é hora de vender". Vou aguardar mais uns tempos até porque ainda não existem dados concretos sobre o AC, pelo menos que eu tenha visto. Tenho de saber as datas e mais detalhes, até existirem mais notícias vou aguardando.

Tiveram sorte que a noticia ocorreu a meio da negociação e não no fim de semana, como ocorreu com a zon.

No título da zon, pouco depois das 9 horas já a acção tinha fechado o seu "gap"... Logo quem entrou la em cima ficou automaticamente entalado...

Dentro da especulação, provavelmente a PT abandonará o seu investimento em portugal, concentrando-se no mercado emergente que é o Brasil actualmente.

Para quem tem zonas ADSL a apodrecer no interior do País, é uma pena, mas se calhar vão continuar assim :/

Para além disso, agora os investidores institucionais, e que tenham os dois títulos em carteira, vão começar a vender PT ou OI, dependendo da cotação a que estiverem (para manter 50% de cada empresa, aprox.)

Só estou a espera da notícia de que se acabaram as fidelizações da PT. A oferta da vodafone é extremamente aliciante :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tiveram sorte que a noticia ocorreu a meio da negociação e não no fim de semana, como ocorreu com a zon.

No título da zon, pouco depois das 9 horas já a acção tinha fechado o seu "gap"... Logo quem entrou la em cima ficou automaticamente entalado...

Dentro da especulação, provavelmente a PT abandonará o seu investimento em portugal, concentrando-se no mercado emergente que é o Brasil actualmente.

Para quem tem zonas ADSL a apodrecer no interior do País, é uma pena, mas se calhar vão continuar assim :/

Para além disso, agora os investidores institucionais, e que tenham os dois títulos em carteira, vão começar a vender PT ou OI, dependendo da cotação a que estiverem (para manter 50% de cada empresa, aprox.)

Só estou a espera da notícia de que se acabaram as fidelizações da PT. A oferta da vodafone é extremamente aliciante :D

Sorte? Existe sempre. Mas para quem estava dentro há algum tempo seria irrelevante, assim que a cotação tivesse disparado da forma que aconteceu o melhor seria não esperar ou pelo menos ir deixando correr.

A OI hoje voltou a desvalorizar consideravelmente.

De certa forma até podemos verificar um certo paralelismo entre o que se passou na PT e o que aconteceu na ZON.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cardoso,

Eu aguento a volatilidade da PT na Bolsa. Quando comprei o primeiro lote cheguei a vê-las tocar nos ~2,7€ e não desesperei. Apercebi-me que havia muita especulação à volta da cotada no sentido de pressionar a cotação por forma a comprá-la barata. Os fundamentais faziam-me acreditar que estava subvalorizada. Não tenho problemas em que ainda dê mais um trambolhão. Tenho tempo para vender com mais-valias  ;)

E, fazendo um paralelismo com a fusão Zon-Optimus, acredito que o gráfico será muito similar: disparo no dia do anúncio, correcção e um crescimento sustentado até à data. Claro que haverá sempre oscilações negativas até porque as pessoas vão fazendo mais-valias com regularidade. Mas vejam o gráfico da Zon-Optimus e podem ficar com uma ideia do que espero da cotação da PT. Os dois primeiros sinais, disparo e correcção são similares. Espero o crescimento sustentado da cotação.

MiguLuso,

Quem ficou "entalado" com a Zon já está mais do que "desentalado"  ;)  Onde já vai esse valor! Agora há que ter noção que o investimento em acções deve ser sempre considerado a longo-prazo. Eu não estava à espera de realizar no imediato mais-valias. A minha ordem de venda estava dada até 31 de Dezembro de 2013  ;D

E espero, sim, que apostem fortemente no Brasil. O crescimento virá daí, logo o potencial de valorização para os accionistas. Em Portugal o mercado está maduro e é residual. Agora há que manter aqui e apostar no gigantesco mercado brasileiro.

Eh pá, temos pena, mas não podemos ser velhos do Restelo. Se não houvesse esta fusão a PT era engolida por outro gigante qualquer e aí nem gestores portugueses nem nada. Era a pura lei do capitalismo selvagem. Escravatura e despedimentos à fartazana para manter as margens. Foi a melhor das soluções para a "nossa" empresa e um futuro modelo para outras companhias (espero eu).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MiguLuso,

Quem ficou "entalado" com a Zon já está mais do que "desentalado"  ;)  Onde já vai esse valor! Agora há que ter noção que o investimento em acções deve ser sempre considerado a longo-prazo. Eu não estava à espera de realizar no imediato mais-valias. A minha ordem de venda estava dada até 31 de Dezembro de 2013  ;D

E espero, sim, que apostem fortemente no Brasil. O crescimento virá daí, logo o potencial de valorização para os accionistas. Em Portugal o mercado está maduro e é residual. Agora há que manter aqui e apostar no gigantesco mercado brasileiro.

Eh pá, temos pena, mas não podemos ser velhos do Restelo. Se não houvesse esta fusão a PT era engolida por outro gigante qualquer e aí nem gestores portugueses nem nada. Era a pura lei do capitalismo selvagem. Escravatura e despedimentos à fartazana para manter as margens. Foi a melhor das soluções para a "nossa" empresa e um futuro modelo para outras companhias (espero eu).

Sim, um mês e tal depois a zon ficou a tocar naqueles valores. No entanto, não nos podemos esquecer que algumas pessoas compraram a esses valores, devido à sua inexperiência e porque queriam apanhar um movimento que não houve.

E é obvio que, para um inexperiente, ter uma perda de 6% em poucos minutos pode despertar um sentimento de pânico.

Não foi a primeira nem a ultima vez que tenho de responder a perguntas como:

- (depois da proposta de fusão entre a PT e a OI) Será boa altura para comprar acções da PT?

- (depois da proposta de fusão da zon) Comprei acções e estou com uma perda de X%, devo vender e evitar perder mais?

O problema é que eu tenho realmente pena. Em pleno século XXI temos zonas do interior em que as linhas sicronizam a 1 mega. É uma perfeita ilusão pensar que os jovens voltem para o interior, no futuro, quando temos essa velocidade de internet.

Podemos dizer que a PT e a Oi são muito iguais nesse sentido. Em zonas do interior do Brasil também existem velocidade de internet muito fragilizadas...

Será que a PT vai permitir que os Portugueses instalem internet para o prédio todo? :D A oi permite... Os brasileiros têm internet para o prédio todo. Quando eles vêm a Portugal é ver a cara de espanto deles quando vêm um router em cada porta :o

Em relação aos despedimentos... Começo a suspeitar que, devido à mão de obra mais barata no Brasil, toda a área de apoio a clientes, sede e equipa técnica se movam para o Brasil. É só mais uma "multinacional" que faria isso... Ainda por cima, o Zeinal sabe bem que existe um grave problema de gestão e gasto em recursos extremamente desnecessário. Com mais de 40.000 trabalhadores, já existem graves suspeitas de que poderão existir despedimentos colectivos :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é,

O pânico é comum em oscilações fortes, e não só com amadores. Os próprios tubarões também se assustam, por vezes  ;)

E é verdade, essa discriminação de investimento entre regiões do País é uma realidade, mas as empresas regem-se por rácios económicos e não sociais e onde há maior potencial é onde mais investem. É a realidade de, praticamente, todas as empresas... e não há muito a fazer. Felizmente já vão havendo serviços alternativos na área das telecomunicações, como satélite e banda larga que sempre ajudam a colmatar a falta de equidade no acesso aos serviços. Mas, claro, nunca haverá uma oferta equitativa. Por outro lado, fiquei satisfeito por ver a PT a descentralizar e a investir num centro de dados na Covilhã que permite criar algumas centenas de postos de trabalho, directos e indirectos, nesta região tão afectada pelo desemprego no nosso país. Houvessem mais investimentos destes no interior do país...

Espero que as sinergias entre a Oi e a PT tragam o melhor dos sistemas de informação disponibilizados em ambos os países. Vamos aguardar para ver qual será a estratégia comercial desta futura multinacional...

Não sei o que se passará na política de serviços e recursos humanos, mas digamos que, hoje em dia, a própria PT já não é exemplo para ninguém. Já pensa e age, totalmente, como uma multinacional com o melhor e o pior que isso traz. Basta ver os desgraçados dos call-center e dos comerciais residenciais, que trabalham até às 22:00h, com ordenados miseráveis e contratos em regime de outsourcing com uma duração de 15 dias. É a exploração e desumanização total. O objectivo da empresa passa por recrutar estes colaboradores para fazer contratos aos familiares e amigos e quando acabarem os contactos, pontapé no cu e venham outros. É o capitalismo no seu pior. E depois estão lá os mamões em frente às secretárias a ganhar fortunas sem fazer nenhum e as reuniões que têm no exterior são com as amantes nos quartos de hotéis... Mas é assim a realidade. Que podemos fazer? Se nem a lei protege os funcionários e as compliances das companhias são só para inglês ver... O que se irá passar em relação a despedimentos é inevitável, seja cá seja lá. Estas empresas não respeitam ninguém. Estão aqui para servir os shareholders somente.

Enfim, fico triste com tudo isto, mas, neste momento, sou acionista da PT...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead