Linduxita

Crédito Habitação - Aumento do montante em dívida

16 publicações neste tópico

Olá a todos,

Antes de mais quero dar os parabéns a todos aqueles que têm dado o seu contributo neste blog, pois permite a pessoas como eu tirar bastantes dúvidas.

Surgiu no entanto, uma dúvida que ainda não consegui que me esclarecessem.

Possuo um crédito habitação, cujo montante em dívida é de 12.500 euros. O imóvel foi avaliado em 145.000 euros. Gostaria de saber:

1-Se é possível aumentar o meu capital em dívida em 80.000 euros?

2-Se as condições aplicadas são as mesmas do empréstimo actual?

3-Se este aumento de capital também tem benefícios fiscais?

4-Que custos adicionais terei que suportar?

5-O banco costuma disponibilizar o dinheiro rapidamente?

O objectivo é a compra de um terreno.

Obrigado a todos,

Linda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá boa tarde,

eu tive uma situação parecida em 2007....o meu credito era de apenas 40000 euros e a casa foi avaliada em 110000euros. Eu pedi um reforço do credito para mais 50000 euros para diversas situaçoes, embora o contrato em si seja com outras condiçoes acordadas com o banco. Penso que se pode continuar a fazer o mm!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olá boa tarde,

eu tive uma situação parecida em 2007....o meu credito era de apenas 40000 euros e a casa foi avaliada em 110000euros. Eu pedi um reforço do credito para mais 50000 euros para diversas situaçoes, embora o contrato em si seja com outras condiçoes acordadas com o banco. Penso que se pode continuar a fazer o mm!!

Mas tinhas um spread mais alto nesse aumento?

Deu para ter benefício fiscal?

Que custos tiveste que suportar?

Obrigado sufia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas tinhas um spread mais alto nesse aumento?

o meu spread na altura era de 1% e consegui baixar para 0.8%

Deu para ter benefício fiscal?

beneficios fiscais em k sentido??!!

Que custos tiveste que suportar?

os custos são os mesmos para uma nova escritura, referentes ao valor da avaliação!!

de precisares de mais alguma coisa diz

Obrigado sufia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tua 3ª questão deixa-me a pensar...Quer dizer, os empréstimos habitação têm uma série de regalias (taxas mais reduzidas, benefícios fiscais, limites às comissões bancárias, etc). Mas têm essas regalias porque se trata de dinheiro para comprar uma habitação própria e permanente.

Agora, sendo possível aumentar assim o capital em dívida sem mais nem menos, será legítimo comprar um carro ou pedir dinheiro emprestado para ir de férias, tirando partido dessas mesmas regalias apenas porque se aumenta o montante em dívida de um empréstimo habitação?

(Fica a dúvida genérica, não é necessariamente um comentário a este caso em particular).

1 - Segundo a sufia parece que sim. Mas provavelmente bancos diferentes poderão dar-te respostas diferentes. O melhor é consultares o teu banco sobre esse assunto. Além disso deve depender também do prazo que ainda te falta para pagar o empréstimo, da tua idade, etc.

2 - Duvido

3 - Mantendo-se um empréstimo habitação, não vejo porque não. Deixando de o ser, as consequências serão a perda dos benefícios.

4 - De certeza uma série de comissões de alteração de contrato, nova escritura, impostos, etc. Podes consultar o preçário do banco mas como raramente eles são muito claros (ainda por cima numa situação tão fora do habitual) o melhor é confirmar pessoalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tua 3ª questão deixa-me a pensar...Quer dizer, os empréstimos habitação têm uma série de regalias (taxas mais reduzidas, benefícios fiscais, limites às comissões bancárias, etc). Mas têm essas regalias porque se trata de dinheiro para comprar uma habitação própria e permanente.

Agora, sendo possível aumentar assim o capital em dívida sem mais nem menos, será legítimo comprar um carro ou pedir dinheiro emprestado para ir de férias, tirando partido dessas mesmas regalias apenas porque se aumenta o montante em dívida de um empréstimo habitação?

(Fica a dúvida genérica, não é necessariamente um comentário a este caso em particular).

1 - Segundo a sufia parece que sim. Mas provavelmente bancos diferentes poderão dar-te respostas diferentes. O melhor é consultares o teu banco sobre esse assunto. Além disso deve depender também do prazo que ainda te falta para pagar o empréstimo, da tua idade, etc.

2 - Duvido

3 - Mantendo-se um empréstimo habitação, não vejo porque não. Deixando de o ser, as consequências serão a perda dos benefícios.

4 - De certeza uma série de comissões de alteração de contrato, nova escritura, impostos, etc. Podes consultar o preçário do banco mas como raramente eles são muito claros (ainda por cima numa situação tão fora do habitual) o melhor é confirmar pessoalmente.

Obrigado pauloaguia

Vou falar com o meu banco e vou falar também com outros bancos para saber se transferir o meu crédito também posso aumentar o capital em dívida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas a ideia não é fazer amortizações sempre que possível para o Crédito Habitação baixar?

Isto para mim é mais uma forma "encapuzada" de os bancos nos fazerem endividar. :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora, sendo possível aumentar assim o capital em dívida sem mais nem menos, será legítimo comprar um carro ou pedir dinheiro emprestado para ir de fériassrpaulo não viu escrito que fiz o aumento do capital para efeitos de carro nem de ferias pois não?!, tirando partido dessas mesmas regalias apenas porque se aumenta o montante em dívida de um empréstimo habitação? relembro que houve e continua a haver mtas situações em k ao pedirem credito para habitação pedem mais algum para carro, mobilia, despesas, etc...o que não foi o meu caso...na altura do meu credito pedi mt menos do que akilo k paguei pela casa....e em 2007 pedi o restante valor a que tinha direito....

1 - Segundo a sufia parece que sim.é bem mais comum do k parece pedirem um reforço do empréstimo, havendo margem para o fazer e qualquer banco em 2007 o faria, actualmente devido á conjuntura que estamos não sei.. Mas provavelmente bancos diferentes poderão dar-te respostas diferentes. O melhor é consultares o teu banco sobre esse assunto. Além disso deve depender também do prazo que ainda te falta para pagar o empréstimo, da tua idade, etc.Quanto ao prazo é novamente negociado...pode ser por mais tempo do que o 1º contrato

2 - Duvido

3 - Mantendo-se um empréstimo habitação, não vejo porque não. Deixando de o ser, as consequências serão a perda dos benefícios.não deixa de ser um credito á habitação...

4 - De certeza uma série de comissões de alteração de contrato, nova escritura, impostos, etc. Podes consultar o preçário do banco mas como raramente eles são muito claros (ainda por cima numa situação tão fora do habitual)reafirmo k n é axim tao invulgar esta situação!!! o melhor é confirmar pessoalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

srpaulo não viu escrito que fiz o aumento do capital para efeitos de carro nem de ferias pois não?!

Por isso mesmo, eu disse que era um comentário genérico, não a este caso em particular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso mesmo, eu disse que era um comentário genérico, não a este caso em particular...

que seja....mas esta situação é ou era bem mais comum do k julga....hoje em dia o credito consolidado é mais ou menos nessa base....juntam os credito pessoais todos no mm credito habitação, aumentando os anos entre outros índices!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu própria pedi dinheiro a mais no meu 1º empréstimo para pagar o resto do automóvel, não sabia é o que sei hoje...

Felizmente, nos Créditos à Habitação seguintes não voltei a cair no mesmo erro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

que seja....mas esta situação é ou era bem mais comum do k julga....hoje em dia o credito consolidado é mais ou menos nessa base....juntam os credito pessoais todos no mm credito habitação, aumentando os anos entre outros índices!!

no meu caso eu também pedi muito menos do valor da casa e consegui graças a muito esforço amortizar em 3 anos para só ter este montante de dívida.

O problema neste caso é a dificuldade que os bancos criam no crédito para compra do terreno.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem quero acreditar que seja possível aumentar o capital em dívida de um crédito à habitação...

Então uma pessoa pode beneficiar das regalias de um CH para algo que não a habitação?

A única razão em que posso concordar com isto seria no caso de o dinheiro ir ser usado para obras na casa, tudo o resto acho completamente injusto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem quero acreditar que seja possível aumentar o capital em dívida de um crédito à habitação...

Então uma pessoa pode beneficiar das regalias de um CH para algo que não a habitação?

A única razão em que posso concordar com isto seria no caso de o dinheiro ir ser usado para obras na casa, tudo o resto acho completamente injusto...

Não vejo porque razão uma pessoa não poderá pedir um aumento do crédito habitação.

Quem define o spread a aplicar são os bancos e como tal se quem pedir tiver um risco reduzido terá taxas mais baixas, caso contrário terá spreads mais altos.

Já existe algo parecido com os créditos consolidados em que é criado um crédito multi-funções a par do CH.

Em relação aos benefícios fiscais também não vejo porque razão não poderá ser aceite, desde que o montante em dívida seja inferior ao valor da casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se calhar porque os benefícios fiscais dos CH foram criados para isso mesmo, beneficiar quem compra/constrói casa.

Faz-me um bocado confusão aumentar este tipo de dívidas com o intuito de trocar de carro, ou de ir passar férias, e depois beneficiar de regalias que não deveria ter.

Se achas que é tudo a mesma coisa, se os bancos tb acham, então acabem com os vários tipos de crédito e façam apenas 1 crédito. Não importa se seja para comprar casa, carro ou viagem ao México...

Eu não tenho nada contra quem precisa de trocar de carro, ou quem quer contrair um crédito para ir passear, apenas acho que estes créditos pessoais devem ser bem diferenciados dos vulgares CH, não beneficiando como é óbvio de vantagens fiscais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este tipo de crédito ñ tem benefícios fiscais só o credito habitação "puro".

Em relações ás condições serem parecidas com o 1º vai depender das tem, há situações que até se melhora as condições do 1º embora neste momento seja difícil.

Em relação aos custos ainda há alguns bancos que suportam alguns desses custos numa possível transferência.

Um processo desses demora sempre umas 3 semanas até ter o $$$ na conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead