Geral32

Qatar - Impostos

1 publicação neste tópico

Boa tarde

Para o ano vou trabalhar para o Qatar, cumprindo a questão dos dias fora, representante fiscal, declaração separado de facto, etc.

Espanto meu que nas finanças me disseram que tinha que pagar impostos em Portugal pois o Qatar faz parte de uma listagem de países "paraísos fiscais" que impedem que seja considerado não residente. A única forma de afastar isto era por razões atendíveis (CIRS 16) mas não sabem quais são.

Caso pudesse ser considerado não residente ( se fosse para angola por exemplo, que não faz parte da listagem), o meu imi passaria de 0.5% para 7.5% (CIMI 112)

Alguém me pode ajudar com estas duas aberrações? Ou aconselhar que o pode fazer?

IRS 12

5 - São          ainda havidas como residentes em território português as          pessoas de nacionalidade portuguesa que deslocalizem a sua residência          fiscal para país, território ou região, sujeito          a um regime fiscal claramente mais favorável constante de lista          aprovada por portaria do Ministro das Finanças, no ano em que          se verifique aquela mudança e nos quatro anos subsequentes, salvo          se o interessado provar que a mudança se deve a razões          atendíveis, designadamente exercício naquele território          de actividade temporária por conta de entidade patronal domiciliada          em território português.

CIMI 112

4 - Para os prédios que sejam propriedade de entidades que tenham domicílio fiscal em país, território ou região sujeito a regime fiscal claramente mais favorável, constantes de lista aprovada por portaria do Ministro das Finanças, a taxa do imposto é de 7,5 %. (Redacção dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30  de Dezembro)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead