ABCD

Comissões - Até quando? Solução?

14 publicações neste tópico

Hoje em dia, a maioria dos clientes bancários que possuem crédito à habitação depara-se com a subida na comissão de processamento mensal (o nome pode ser diferente consoante o banco mas a finalidade é a mesma) de forma não regulada e no imediato não tem como a eliminar.

No Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho recentemente divulgado, não vem lá uma única linha sobre este assunto. É de estranhar que assim seja, uma vez que no ano anterior havia várias páginas sobre as comissões cobradas pelas entidades bancárias...

Este problema não se passa nos contratos de arrendamento, apenas nos contratos de crédito à habitação...

Dai que todas as formas de "luta" para abolir comissões bancárias devem ser apoiadas e defendidas... e não apenas quando nos toca a nós (http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9053.msg76479#msg76479

OBS. A recolha de assinaturas, neste momento, já acabou. É uma questão de estar atento aos resultados e às acções seguintes)!...

Quando se começa a pagar um empréstimo, paga-se uma comissão de processamento da prestação mensal a que acresce o imposto de selo (4%) sobre esta comissão. Creio que apenas o BVBA não cobra esta comissão (http://www.bbva.pt/TLEU/fbin/PrecarioBBVA_tcm341-173017.pdf). Exemplo a a seguir pelas outras instituições? Sim. Porque não o fazem? Quebra importante de receitas!...

Esta comissão é “estranha” - o banco cobra entre 1 a 3 euros ao cliente por uma mera operação de transferência, ainda por cima interna -, também porque a maioria dos contratos de crédito não estabelece qualquer valor limite para esta comissão, pelo que os bancos podem a todo o momento aumentá-las (desde 2010 que ocorreu uma subida de 25%, em média, neste tipo de comissão).

Já referi esta observação, noutro tópico, mas deixo-a para reflexão. A instituição faz-se cobrar por processar as mensalidades que lhe são devidas quando o sistema está totalmente informatizado. Fazendo uma analogia, será algo como ir a um talho comprar uma galinha e quando vai para pagar, o funcionário pede-lhe uma comissão de 0,10€ por emitir o talão... Caricato, paga o serviço e ainda uma comissão pelo pagamento da despesa... Não acontece no exemplo usado mas é o que fazem os bancos, na generalidade, relativamente aos créditos à habitação!...

No curto prazo não se sente mas no longo prazo é uma despesa que não está prevista no contrato inicial e pode ir para cima dos 600€...

Soluções? Procuram-se!...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deparo-me com a mesmo situação que está a reportar. É um autêntico roubo.

No contrato não há qualquer referência a essa subida, pelo que não se pode aceitar alterações ao contrato! Pelo menos eu ainda não encontrei nenhuma referência a essa subida.

No meu caso a comissão passou de 1.70€ para 2.50€ (mais 4% I.S) agora em Setembro. O mais caricato é que coincidiu com a primeira prestação!! Ou seja, assino um contrato onde concordo pagar 1.70€ mensais e cobram-me logo 2.50€ sem qualquer aviso prévio!!

Eu já reclamei, pois quero que me informem onde é que essa clausula está prevista no contrato e além disso nem sequer me informaram no momento do contrato.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca paguei tal comissão no BPI.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca paguei tal comissão no BPI.

Obrigado por partilhar essa informação.  ;)

Algumas informações sobre crédito habitação no BPI: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a=1&p=1&f=1800&opt=f

Algumas comissões cobradas no BPI (excluem o pagamento de comissão de processamento mensal): http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a=1&p=1&f=124&opt=f&nf={D4FEDD88-1855-41C7-A59F-76EC3FF2BB41}&historico={D4FEDD88-1855-41C7-A59F-76EC3FF2BB41}

O BPI não cobra qualquer comissão de processamento da mensalidade do crédito habitação.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deparo-me com a mesmo situação que está a reportar. É um autêntico roubo.

No contrato não há qualquer referência a essa subida, pelo que não se pode aceitar alterações ao contrato! Pelo menos eu ainda não encontrei nenhuma referência a essa subida.

No meu caso a comissão passou de 1.70€ para 2.50€ (mais 4% I.S) agora em Setembro. O mais caricato é que coincidiu com a primeira prestação!! Ou seja, assino um contrato onde concordo pagar 1.70€ mensais e cobram-me logo 2.50€ sem qualquer aviso prévio!!

Eu já reclamei, pois quero que me informem onde é que essa clausula está prevista no contrato e além disso nem sequer me informaram no momento do contrato.

Qual o banco?

No fim, a manter-se esta situação, terá pago várias prestações extras relativamente ao crédito habitação contratado por X meses...  :-X

Fez bem em pedir que lhe justifiquem a situação, se bem que ao não colocarem qualquer tecto para esta comissão no contrato ficam com a possibilidade de a aumentar quando muito bem entendam...

Em breve irá debater-se este problema na assembleia da república. Veremos quais os desenvolvimentos seguintes!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Banco Santander Totta.

Por não ter lá tecto máximo, também não diz que podem aumentar, nem diminuir. Quanto muito é algo omisso e por conseguinte até que me mostrem essa clausula no contrato, vou continuar a protestar.

Sim espero que seja proibida essa comissão, mas não sei se o estado vai aceitar isso, porque os bancos avançam logo com ameaças de falências , etc

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comissão de processamento atualizada:

Novo Banco - 1,85€ para 1,95€

CGD - 1,80€

A estes valores, soma-se o imposto de selo (4%)

BBVA - 0€ (a confirmar)

BPI - 0€ (a confirmar)

Caso tenham conhecimento atual de outras entidades bancárias, podem deixar a informação neste tópico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No BIC também não pago. Pelo menos até agora.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Santander 2.50 Euros, mais imposto selo 0.10

2.60  Santander

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Banco Popular em 2014 era 1.72€ já com os 4% de imposto de selo incluidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu crédito BPI também nunca vi referência a tal comissão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu crédito BPI também nunca vi referência a tal comissão.

Pois, o D@vid já havia referido esse facto em 2013... e até ver a situação mantém-se.

Obrigado pela atualização da informação.

Pode não ter esta comissão mas tem outros inconvenientes (pagar mais juros logo de inicio, por exemplo)!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Montepio Geral:

A partir de 1 de julho, a comissão de processamento da prestação do crédito individual será atualizada para 1,60€, passando a comissão de gestão do crédito à habitação e Montepio Lar Mais para 20,50€ (valor anual).

A estes valores soma-se o imposto do selo (4%).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A partir de Dezembro de 2015, a comissão no Santander sobe para 2.60€, mais imposto selo 0.10

2.70€ -  Santander

Editado por ABCD
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor