Vilas

Diversificação de investimentos com o montante de 60 K

18 publicações neste tópico

Boa noite,

Desejo antes de mais agradecer aos demais utilizadores pelas informações que aqui prestam e que desde a algum tempo sigo. Apesar de ser apenas um "curioso" do mundo das finanças, sigo-vos desde à algum tempo. Assim e antecipadamente ao vencimento um deposito a prazo andei a estudar e a vislumbrar novas opções através dos vossos post`s.

No momento vejo-me com 60k e com 3 "aplicações" em vista:

1º- 50 k em Obrigações -PORTEL 4 1/2 - 2025;

2º - 5 k no Fundo de Investimento E S Liquidez;

3º - 5 k Fundo de Investimento E S Monetário;

E pronto, agora como já devem calcular, peço a vossa opinião/crítica/sugestão, agradecendo desde já a vossa disponibilidade:)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a maior fatia do bolo será numa aplicação, pois as restantes são secundárias, apenas 20% do total... não sei se será uma boa estratégia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Kirst, obrigado pelo comentário. No entanto esclareço que a grande fatia vai para as obrigações por estas assim o exigiram, pois de acordo com encontrei, só posso ser investidor neste produto com um montante mínimo de 50K.

Mas especificamente em relação aos produtos em si, qual a sua opinião? Valerá a pena?

Mais uma vez obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vilas

com algum cuidado e para períodos longos - e alguma "impossibilidade" de movimentar o capital - existem outras opções a dar valores próximos (ou talvez nem tanto) aos 4,5% de cupão dessa obrigação (Nao verifiquei a cotação actual e/ou yield, e por aqui até pode ser um investimento interessante, ou não) e sem alguns dos riscos associados a obrigacoes (haverá outros riscos, é certo!)

veja alguns dos argumentos utilizados por alguns participantes, em relação ao CLN actualmente oferecido pelo banco BEST - são produtos diferentes é certo, mas apenas me refiro aos argumentos (risco versus rentabilidade versus produto)

apenas questiono, pela grande percentagem de capital a incluir num só produto - efeito diversificação.

não é a questão de ser em obrigações, é a questão de ser apenas NUMA obrigação - assumindo apenas o capital apresentado neste tópico como o existente actualmente para investimento.

como dizia o orador de uma seminário, "para quê investir numa só obrigação, com todos os riscos associados, quando pode investir em muintas ao mesmo tempo (fundos)..." (claro que o tema da apresentação era fundos de investimento (obrigacoes) ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto dos 60k investir 50k numa única obrigação não me parece boa opção. Vilas, responda-me por favor às seguintes questões:

- Qual é o horizonte temporal em que está a pensar investir?

- Tem interesse numa carteira que lhe permita movimentar valores rapidamente em caso de necessidades imprevistas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

DP, antes de mais agradeço o seu comentário.

Concordo inteiramente consigo, só mencionei a aplicação dos 50k nesse investimento pois é o mínimo para investir, e fi-lo porque me disseram e andei a ver que seria uma boa opção..

Contudo, tenho que reconhecer que seria um risco exacerbado e desnecessário.

Obrigado pela chamada de atenção. Apesar de não pensar ter necessidade de recorrer, nunca se sabe, e o que hoje defino como um horizonte temporal longínquo, amanha poderá não ser.

Mais uma vez agradeço a sua opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

visitan01, obrigado pelo esclarecimento.

Mas continuo sem saber o que fazer ao montante supra mencionado. Gostaria, se pudesse, que me aconselhasse algo em que o investimento realizado fosse "seguro" e viável.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas continuo sem saber o que fazer ao montante supra mencionado. Gostaria, se pudesse, que me aconselhasse algo em que o investimento realizado fosse "seguro" e viável.

Obrigado

Em que banco ou bancos o pretende fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consigo realizar quer no Invest, quer no Best.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado

Para uma janela temporal de 3 a 5 anos. o conselho que eu que eu lhe dou é constituir, com esses 60K, uma carteira de (bons) fundos internacionais. Se estiver interessado, poderei dar-lhe, por MP, algumas indicações/sugestões sobre a matéria, já que trabalho na área.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico e que tal partilhar aqui no forum?

Provavelmente haverá mais gente a quem essa informação pode ser útil (provavelmente eu incluído).....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico e que tal partilhar aqui no forum?

Provavelmente haverá mais gente a quem essa informação pode ser útil (provavelmente eu incluído).....

Estou algo de acordo, até porque os tais "bons" fundos internacionais ás tantas a maioria até estão no top fundos :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vilas,

Quanto queres ganhar por ano em termos de objectivo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depositoaprazo,

Não "pedindo" muito, mínimo 3k ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

depositoaprazo,

Não "pedindo" muito, mínimo 3k ano...

Ou seja, 5% liquidos/ano... :) isso é tudo muito vago, e o tempo que se pretende de investimento? com liquidez ou não? volatilidade? risco de capital? de crédito? muito para colocar na balança, não basta dizer que se "quer" 3k/ano  ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid

Sendo eu um néscio neste âmbito, apesar de procurar estar muito atento e ler todos os vossos post´s, até eu sei que não basta dizer "queria"... antes  fosse assim )

Mas vou tentar espiificar um pouco melhor, e talvez assim já me consiga ajudar.

Tempo para investimento: 3-5 anos;

Investimentos com liquidez;

Volatilidade (se é que eu percebo bem o que é isto) - pouca

Risco de capital - baixo

Risco de crédito, (este nem sei bem o que efetivamente é :( -  baixo igualmente

Com estes dados, o que acha?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

5% líquidos com essas condições todas é um bocado complicado. Acho que posso afirmar que todos queremos investimentos desses. Basta ver a popularidade do E.S Liquidez, mas que mesmo assim "só" deu 4% líquidos no ano passado. Para rentabilidades superiores é preciso abdicar um pouco da baixa volatilidade ou então da liquidez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid

Sendo eu um néscio neste âmbito, apesar de procurar estar muito atento e ler todos os vossos post´s, até eu sei que não basta dizer "queria"... antes  fosse assim )

Mas vou tentar espiificar um pouco melhor, e talvez assim já me consiga ajudar.

Tempo para investimento: 3-5 anos;

Investimentos com liquidez;

Volatilidade (se é que eu percebo bem o que é isto) - pouca

Risco de capital - baixo

Risco de crédito, (este nem sei bem o que efetivamente é :( -  baixo igualmente

Com estes dados, o que acha?

Obrigado

Ora ai está o que se pretendia :)

Risco de crédito é falência da entidade, empresa, banco, estado etc.

Os intens que dás são quase um sonho hehe, como disse o Ruicarlov só o ES Liquidez quase que os consegue ter a todos, e mesmo assim não vai dar 5% liquidos.

Terás de aplicar num, ou em vários produtos em que uns tens uns desses itens como queres e outros não, ter tudo...é inglório procurar porque não se consegue :) repara, naquilo que disseste ao inicio, Obrigações+2 fundos, nos fundos poderás ter rentabilidade (se chega aos 5% não sei mas dúvido pelos fundos que são), volatilidade muito pouca, risco de capital muito pouco, risco de crédito nulo, e alta liquidez, nas obrigações, que parece-me que pela maturidade será para vender antes, tens risco de capital, risco de crédito, volatilidade, rentabilidade será um incógnita para 3-5 anos e liquidez elevada á partida.

Há uma aplicação que apesar de ter risco de crédito, e de capital, não tem volatilidade e paga o juro ao mês, em que este último que vai haver paga durante 5 anos uma taxa liquida de 4,32%/ano, secalhar era mais "certo" que uma obrigação, diria 25k nisto, os restantes 25k uma carteira de fundos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor