beirao

Vários investimentos

22 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Antes de mais, peço desculpa se colocar alguma dúvida muito básica ou cometer algum erro :)

A minha questão prende-se com a dúvida de onde investir um certo montante (cerca de 2500€ +/-).

Pelo que estive a ler, estava com ideias de "espalhar" o investimento em vez de o colocar num sítio só. Estive a fazer umas contas, e tendo em conta os prazos de investimentos e comissões de resgate em função desses prazos, estava a pensar fazer três investimentos: certificados de aforro, seguros de capitalização e fundos de investimento.

O que me aconselham?

Muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para esse capital parece-me que não se justifica "espalhar" o investimento... a não ser, talvez, para ver a evolução (ou não) do seu capital pelos produtos que referiu... Mas, também, depende da necessidade temporal do capital que tem disponível...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2500€ é pouco para diversificar tanto. Tendo em conta que os mínimos de investimento nos fundos ou nos seguros de capitalização são facilmente 1000€... Com esse montante não vejo grande utilidade em espalhá-lo muito. Quanto muito ao meio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu iria para os CA. 2500 é uma quantia relativamente pequena.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a fazer umas contas, e tendo em conta os prazos de investimentos e comissões de resgate em função desses prazos, estava a pensar fazer três investimentos: certificados de aforro, seguros de capitalização e fundos de investimento.

Que contas fez efetivamente? Entrou com o prazo temporal? Pode ser que se consiga esclarecer melhor a sua pretensão de diversificar o investimento!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu iria para os CA. 2500 é uma quantia relativamente pequena.

Eu iria para um FI (ES Liquidez) ou outro com o mesmo nível de risco, agora pareci o D@vid a falar  ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu iria para um FI (ES Liquidez) ou outro com o mesmo nível de risco, agora pareci o D@vid a falar  ;D ;D

Pois parecias haha, mas secalhar agora iria mais para um Monetario ou BIC Tesouraria, mas para 2500e aplicar em certificados, seguros e fundos???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois parecias haha, mas secalhar agora iria mais para um Monetario ou BIC Tesouraria, mas para 2500e aplicar em certificados, seguros e fundos???

O Monetário também deve vir a "sofrer", eu também escolheria o BIC Tesouraria. :P  Só existem dois contras em relação ao ES Liquidez (Reforços 100€ e disponível no 3º dia após o pedido de resgate), e não é tão certo. :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Monetário também deve vir a "sofrer", eu também escolheria o BIC Tesouraria. :P  Só existem dois contras em relação ao ES Liquidez (Reforços 100€ e disponível no 3º dia após o pedido de resgate), e não é tão certo. :P

Monetario nao vai ser afectado em quase nada, e facilmente tiram um pouco de papel comercial e aplicam em obrigacoes e pronto, ainda vai por acabar por render mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

As contas que fiz foi relativamente aos seguros de capitalização que estão disponíveis no site dos CTT (para 5 anos e 8 anos).

Então aconselham, por exemplo, investir metade em certificados de aforro por não ter risco, e investir outra metade num fundo de investimento com risco moderado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas que fiz foi relativamente aos seguros de capitalização que estão disponíveis no site dos CTT (para 5 anos e 8 anos).

Então aconselham, por exemplo, investir metade em certificados de aforro por não ter risco, e investir outra metade num fundo de investimento com risco moderado?

E está disposto a deixar de lado esse capital que tem, durante esse prazo temporal (5 ou 8 anos, mais 1 dia)?

Deixo aqui um link para este tópico algo semelhante: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8696.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu ia logo para um fundo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Recente 2011... mas a finalidade é investir a curto parzo, médio ou longo? porque investires em seguro de capitalização durante 5 ou 8 anos duvido que te renda mais que um fundo (mesmo esse BIC)...e sempre existe liquidez imediata, e já sem IRS, no seguro no resgate tens o IRS, que é mais baixo é verdade, de 11%, mas ao menos no fundo o IRS está já implicito na rentabilidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não aconselho seguro de capitalização - investi dinheiro em dois ( para espalhar o risco ) e estou totalmente decepcionado pois quando começou a crise financeira internacional eles baixaram imenso - claro que a ideia era ter o dinheiro, que não me fazia falta, parado 6 a 8 anos e no final pagar uma taxa liberatória mais vantajosa mas o resultado final é decepcionante, nem sei se acabo por retirar tudo o que ainda lá tenho, assumir as percas e colocar noutro tipo de produtos - nem que sejam depósitos a prazo.. !

entretanto recuperaram mas ainda não atingiram o valor inicial, ainda estão abaixo do valor de compra

e entretanto já retirei uma parte ( com percas ) para investir em obrigações que me estão a dar bons juros e me vão permitir recuperar as percas correspondentes a essas quantias em 3 anos

seguros de capitalização fiquei vacinado pelo menos enquanto os mercados estiverem como estão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não aconselho seguro de capitalização - investi dinheiro em dois ( para espalhar o risco ) e estou totalmente decepcionado pois quando começou a crise financeira internacional eles baixaram imenso - claro que a ideia era ter o dinheiro, que não me fazia falta, parado 6 a 8 anos e no final pagar uma taxa liberatória mais vantajosa mas o resultado final é decepcionante, nem sei se acabo por retirar tudo o que ainda lá tenho, assumir as percas e colocar noutro tipo de produtos - nem que sejam depósitos a prazo.. !

entretanto recuperaram mas ainda não atingiram o valor inicial, ainda estão abaixo do valor de compra

e entretanto já retirei uma parte ( com percas ) para investir em obrigações que me estão a dar bons juros e me vão permitir recuperar as percas correspondentes a essas quantias em 3 anos

seguros de capitalização fiquei vacinado pelo menos enquanto os mercados estiverem como estão.

Isso era mesmo um seguro de capitalização?? os seguros de capitalização têm á partida taxas garantidas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é muito esquesito. Eu sempre associei seguros de capitalização a depósitos a prazo, em termos de funcionamento. Só que em vez de um banco, era uma seguradora/CTT a promovê-los.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

existem dois tipos de seguros de capitalização, tal como p.ex. de PPR :

a) com capital garantido e, consequentemente, com relativamente baixas rentabilidades

B) sem capital garantido e, à partida com expectativa de rendimentos mais elevados - o problema é que a crise financeira veio lixar estes principios e o que estava a subir bem de repente deu um trambolhão, nomeadamente os que tinham uma maior carteira de acções.

entidades gestoras há muitas tal como dizes, bancos e seguradoras normalmente

mas de facto eu concordo que hoje talvez existam melhores opções

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, obrigado por todas as respostas. E desculpem a demora na minha resposta mas o tempo é escasso :)

Pois, realmente 2500€ é pouco para o dividir... Apesar que para mim 2500€ já é muito dinheiro :)

Tendo em conta o tempo e o montante, que dizem de investir 1000€ num certificado de aforro (para o ter garantido) e 1500€ num fundo de investimento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tendo em conta o tempo e o montante, que dizem de investir 1000€ num certificado de aforro (para o ter garantido) e 1500€ num fundo de investimento?

Mas qual é para si o tempo que está disposto a não "mexer" no seu capital atualmente disponível?

Esta é que é a questão que deverá saber responder e não o seu contrário, como por exemplo, daqui a 6 meses começar a pensar que afinal precisava daquele valor investido para comprar o produto X ou Y!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas qual é para si o tempo que está disposto a não "mexer" no seu capital atualmente disponível?

Esta é que é a questão que deverá saber responder e não o seu contrário, como por exemplo, daqui a 6 meses começar a pensar que afinal precisava daquele valor investido para comprar o produto X ou Y!...

Tal como o ABCD disse e bem, primeiramente deves pensar no horizonte temporal e no risco que estás disposto a aceitar. Supondo que não precisas do dinheiro no prazo de 1 ano, eu colocaria num fundo de liquidez ou num fundo de obrigações de ultra curto prazo. Não rendem muito mas são relativamente seguros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, o prazo é uma variável essencial neste noutros casos.

Se for para aplicar a 1 ano, aconselho o Espírito Santo Monetário. Pensar num horizonte de, no mínimo, 3 anos aconselho a colocar uma parte num fundo de ações como o Allianz Europe Equity Growth.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000000K4

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor