Pipocas

Quanto pagam de condomínio?

40 publicações neste tópico

Gostava de ficar com uma ideia do condomínio que irei pagar na minha casa nova. Ainda não existe condominio formado, daí a minha dúvida.

Nesta casa: prédio com 4 andares (r/c a 3º andar) sem elevador, permilagem 130, pagava 15 euros por mês. Depois a Loja do condomínio veio tomar conta da administração e da limpeza do prédio. Passei a pagar 27euros.

A minha casa nova: prédio com 4 andares (1º a 4º), 2 lojas, parqueamento e 1 garagem, com elevador; permilagem 170.

Quais as caracteristicas dos vossos prédios, permilagem, quem é o administrador, quanto pagam de condomínio? ???

Adenda: esqueci mencionar, talvez seja importante:

Nesta casa: o prédio tem 8 condóminos, na casa nova: o prédio tem 7 condóminos mais 2 (lojas).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de ficar com uma ideia do condomínio que irei pagar na minha casa nova. Ainda não existe condominio formado, daí a minha dúvida.

Nesta casa: prédio com 4 andares (r/c a 3º andar) sem elevador, permilagem 130, pagava 15 euros por mês. Depois a Loja do condomínio veio tomar conta da administração e da limpeza do prédio. Passei a pagar 27euros.

A minha casa nova: prédio com 4 andares (1º a 4º), 2 lojas, parqueamento e 1 garagem, com elevador; permilagem 170.

Quais as caracteristicas dos vossos prédios, permilagem, quem é o administrador, quanto pagam de condomínio? ???

Prédio com 3 entradas, respectivamente 5, 6 e 7 andares (a rua é inclinada) com 2 garagens (os andares que faltam às outras 2 entradas) e com 2 elevadores por entrada, permilagem cerca de 17. Já tivemos uma empresa a administrar o condomínio e pagava cerca de 33€ por mês. Actualmente a administração é feita por 3 condóminos e pago cerca de 29€.

Os elevadores são sem dúvida uma das maiores fontes de despesa para o condomínio - aumentam a conta da luz, há linha(s) telefónica(s) associada(s) (de emergência) e ainda a manutenção periódica que é obrigatória por lei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também estou nessa fase lol, ainda não ha condominio formado, nesta urbanização ha algo a favor, não ha elevadores, mas em contrapartida existe espaços verdes, vamos lá a ver quanto vai ficar, pelas contas assim por alto que se fez junto a uma empresa de condominios iria ficar á volta dos 25/30 €.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No nosso caso o predio é de  2005, r/c + 3 andares, com 1 elevador e o -1 de lugares de garagem. Ao todo somos 8 condóminos. Desde o inicio que ficou acordado que o condominio seria gerido pelos proprios, sendo constituidos por 2 condominos, que vão rodando todos os anos. No inicio começamos com 25€ mensais, depois juntamos mais 5€ mensais para o fundo de reserva. Ficou acordado que o valor de condominio seria igual para todos os apartamentos, apesar de alguns serem T3 e outros T1+1.

Passado meio ano aumentou para 30+ 5€. Agora já vamos em 40 + 5€/mes.... :'(

A grande fatia vai para o elevador (+/- 320€ trimestre). Temos depois o telefone do elevador, luz, água e empresa de limpeza.

Realmente não estavamos a contar com este valor tão elevado mas qdo são prédios pequenos como o nosso a despesa total não é tão diluida como quando são prédios maiores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Prédio de 12 andares em Lisboa, ano 2000, 40 condóminos, 2 elevadores, 3 andares subterrâneos de estacionamento, 2 lojas, sem qualquer jardim/canteiro, nem guarda/segurança.

Temos uma empregada de limpeza efectiva e registada (somos a entidade patronal) que trabalha todas as manhãs.

Pagamos a  uma firma  ??? de "apoio" à gestão do condomínio, gestão esta realizada por  3 condóminos eleitos de dois em dois anos que trabalham muito; tem sido verdade até hoje e não, não estamos lá nós... ;)

Por um T3 pagamos muitíssimo, achamos nós, 220 EUR por trimestre (adiantado, claro). :'(

É verdade que temos disponibilidade para acudir às necessidades que vão surgindo, pagar os compromissos fixos ... e ter algum dinheiro acumulado.

O que leva mais são os elevadores

Os construtores colocam elevadores de manutenção cara ... quem vai pagar a factura não são eles ...somos nós, os moradores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto a esta questão é óbvio que um imóvel com elevadores torna mais caro o condomínio. Para quem tenha dúvidas acerca de onde é gasto o dinheiro aconselho a verem as contas que foram prestadas. Assim têm uma melhor noção de quanto pagam para uma empresa de administração de condimínios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.gestaodocondominio.pt/reply.php?topic=18464&forum=4&mod=3

Este é o Link que eu aconselho sempre a quem tem dúvidas sobre valores, despesas, leis e afins sobre o condominio!

Em tempos fui membro assidua e deu-me bastente jeito a troca de experiêcias dos moderadores e de outros membros.

O meu prédio não é exemplo para ninguém. Não temos elevador, não temos administração exterior, somos apenas 6 condóminos e por uma permilagem de 160 pago cerca de 8€/Mês! :D...

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que leva mais são os elevadores

Os construtores colocam elevadores de manutenção cara ... quem vai pagar a factura não são eles ...somos nós, os moradores.

O condomínio não é obrigado a aceitar o contrato de manutenção feito pelo construtor uma vez que tipicamente ele não foi mandatado para o fazer em assembleia de condóminos. Podem renegociar o contrato.

Há vários tópicos sobre este assunto no forum que a Hertista recomendou e que eu também recomendo vivamente!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hertista, que sortuda, 8 euros por mês. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe ainda bastante "ignorância" no que toca a direitos e deveres dos condóminos. Cabe a cada um de nós estar informado e actualizado sobre estes e outros assuntos, para nos podermos defender contra outros que teimam em colocar as falsa teorias do seu lado!

Esse forúm é o mais complecto e actual que se encontra em Portugal, sobre o assunto:Condomínio.

Picocas, no início pagávamos um pouco mais. Contratamos uma empresa de suposta administração que nos cobrava por mês, para além do orçamento, 6€ por fracção! Um roubo, diria eu! Para se deslocarem ao prédio uma vez por semana, não gastavam 36€.  >:( mas pronto! Durou pouco a brincadeira!

Mal sairam iniciamos um processo de poupança.

A começar pelo nº de horas de limpeza. O prédio é bastante pequeno e as pessoas são todas cuidadosas, por isso não justifica uma pessoa para limpeza 1x por semana. Optámos por contrata-la por 1h em cada quinze dias! O prédio mantém-se limpo e pagamos 10€ por mês.

Outra medida que tomámos foi, anular dois dos focos de iluminação por cada entrada. Não! Não ficámos à escuras, mas não temos 3 focos a comer 150w... agora só lá tem uma que equivale a 50w!

Temos jardim, mas em vez de relva, tem pedras e umas pequenas árvores. Esse facto permite-nos poupar no jardineiro, porque qualquer um de nós se disponibiliza, de vez em quando, a capinar as ervas mais rebeldes e a regar as ditas árvores...

O seguro! Bem... o seguro é o cabo dos trabalhos em qualquer condomínio! Mas nós, como não temos elevador, também não temos um seguro de partes comuns. Porque cada fracção responde perante acidentes no total da sua permilagem.

E neste conjunto, conseguimos poupar... não só o ambiente, com a história da limpeza (menos horas de limpeza, menos produtos gastos) e dos focos de iluminação, como poupamos os nossos euritos! :)

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Vivo num condomínio de 8 fracções e por acaso sou o administrador até ao fim deste ano.

Pagamos todos o mesmo, não existe elevador, temos uma garagem subterrânea onde eliminamos algumas lâmpadas que só gastavam electricidade sem qualquer utilidade, substituimos as lâmpadas das escadas por outras de menor potência e a limpeza fica a cargo dos condóminos uma vez por semana em regime de rotatividade.

Temos apenas uma conta à ordem.

A única despesa fixa que temos é a electricidade, que apesar de termos um portão automático na garagem, não ultrapassa os 35€ a cada 2 meses. Por isso pagamos 5€ mensais cada uma de nós. ;D

Cumpts.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Vivo num condomínio de 8 fracções e por acaso sou o administrador até ao fim deste ano.

Pagamos todos o mesmo, não existe elevador, temos uma garagem subterrânea onde eliminamos algumas lâmpadas que só gastavam electricidade sem qualquer utilidade, substituimos as lâmpadas das escadas por outras de menor potência e a limpeza fica a cargo dos condóminos uma vez por semana em regime de rotatividade.

Temos apenas uma conta à ordem.

A única despesa fixa que temos é a electricidade, que apesar de termos um portão automático na garagem, não ultrapassa os 35€ a cada 2 meses. Por isso pagamos 5€ mensais cada uma de nós. ;D

Cumpts.

Bolas!!! que sorte! Só 5€/mês?? O meu prédio é em tudo semelhante, com 8 fracções e o -1 de lugares de garagem... e pagamos 45€/mês!!! A grande diferença está realmente no elevador! É um roubo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Prédio com 5 pisos+garagens+sotao, 1 entrada, 1 elevador e 15 apartamentos. Permilagem 80 e pago pouco mais de 27€/mês.

A grande fatia é para o elevador. Assinámos um contrato completo de 10 anos e por isso estamos a beneficiar de alguns meses de isenção  ;D

Depois disso é provável que paguemos mais, talvez suba para cerca de 30€/mês.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hoje coloquei a pergunta se o valor que ia pagar de condomínio era ou não elevado, neste tópico.

Pelo que li aqui os 30€/mês que vou pagar é um valor demasiado elevado para um edifício com 4 fracções, garagem subterrânea para os parqueamentos e sem elevador.

Não sei como abordar isto com o resto dos condóminos, mas isto é um abuso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Moro num prédio de 5 andares. Ao todo somos 30 condóminos dispersos por apartamentos TO, T2, T3 e T4 (não há T1). Pago por trimestre 66 euros nos quais está incluído o Fundo de Reserva obrigatório. É gerido por uma empresa.

Aconselho toda a gente (excepto prédios com poucos moradores) a entregar a gestão dos condomínios às empresas do ramo pelos mais variados motivos. Atenção: não tenho nenhuma empresa do género nem interesses com elas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que li aqui os 30€/mês que vou pagar é um valor demasiado elevado para um edifício com 4 fracções, garagem subterrânea para os parqueamentos e sem elevador.

Não sei como abordar isto com o resto dos condóminos, mas isto é um abuso...

Que parte desse valor é para pagar à empresa que faz a Administração do condomínio? Se calhar é uma fatia jeitosa...

Se são só 4 fracções é fácil de abordar a questão. Imagina no meu condomínio, que são 66! :o (já por causa disso criei um fórum interno para o condomínio, é uma sugestão que dou a quem more em condomínios assim grandes, está a resultar bem).

Se algum de vocês tiver tempo e disposição para isso podem sempre despachar a empresa e administrar o condomínio, tipicamente um administrador "da casa" exige uma remuneração mais baixa que uma empresa - a qualidade do serviço prestado é que pode ser outra (mas às vezes até é melhor que a da empresa). O forum http://www.gestaodocondominio.pt será um apoio precioso para o administrador, nesse caso - podes começar por te inteirar da legislação e ler alguns tópicos para veres se achas que tens estofo para administrador, por exemplo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso são 45 apartamentos, 15 apartamentos em três prédios com 5 andares, cave incluido, sem elevador mas com espaços verdes, entregamos a administração a uma empresa, que elaborou agora um orçamento de Agosto a Dezembro, vou pagar 30€ mensais, o objectivo é no próximo orçamento pagar menos, já que o  actual é um pouco provisório e foi feito em base de uma média gasto pelo promotor até agora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Soube agora que desses 30€/mês a empresa usa parte dele para um fundo...

Depois tenho de tentar perceber melhor como é que isso funciona...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O fundo de reserva é no mínimo 10% do valor da quota, no meu caso:

Orcamento : 6.500€ (Agosto a Dezembro)

Permilagem: 21

Contas: 6.500/5meses/1000*21= 27,30€ valor da quota * 10%= 2,73€ valor do fundo de reserva, que dá um total de 30,03€ mensais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rumbelino  :)

Na minha casa anterior, pagava 15eur antes de contratarmos uma empresa de Condominios.

Quando contratámos, passámos a pagar consoante a permilagem do apartamento, cerca de 30eur por mês.

Esses 30eur eram para pagar:

- a limpeza das escadas,

- a empresa de condominio,

- a luz das escadas

- e o fundo de reserva (10% da quota)

Tudo o que fosse fora disso era pago à parte >:(

Achava caro mas resolveu muitos problemas que o prédio tinha, nomeadamente, pessoas que nem sempre pagavam o condominio, começaram a pagar ;D

A minha opinião sincera nesta questão das empresas de condominio: são boas na fase de arranque do condominio, na medida em que é necessário haver um pouco de formação juridica e contabilistica para compreender como funciona a coisa. Depois é quase sempre a mesma coisa. Conheço alguns prédios que nunca tiveram o condomio entregue a empresas e funcionam lindamente, outros são a desgraça total.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o vosso ponto de vista, e acredito que inicialmente seja difícil lidar com essas coisas, então se for um condomínio com muitas fracções...

Inicialmente vou ver como as coisas funcionam, até porque serei novo no edifício, e depois darei a minha opinião se vir que é necessário alterar alguma coisa neste aspecto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que foi construído, até à data actual, a melhor coisa que aconteceu no prédio onde vivo foi o condomínio passar a ser gerido por uma empresa do ramo. Em jeito de brincadeira até já falei que, como forma de agradecimento, deveríamos mandar fazer uma estátua ao condómino que teve a ideia de entregar a administração à actual entidade gestora. Digo isto mesmo a sério... e do coração. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A administração de condomínio é um trabalho a tempo inteiro, contrariamente ao que muitos pensam ...

Processar recibos, cobrar quotas, bater à porta dos vizinhos, mudar lâmpadas, vistoriar edifícios...

A ida ao prédio uma vez por semana é uma mera formalidade para receber reclamações e correio...

Sou administradora do meu prédio há 3 anos e no ultimo ano passei a gerir uma empresa de administração de condominios na zona de tomar. O valor que cobramos por fracção e que varia entre 4 a 5 euros por fracção  não é garantidamente exagerado, isto atendendo ao facto de não termos de momento encargos com funcionários.

As empresas que cobram 6 euros por fracção ou mais ... Fazem-no para poderem satisfazer encargos mensais nomeadamente com funcionários... ( se algum de vos fosse funcionário de certo gostaria de ter ordenado ao fim do mês..)

Todavia não me parece que o valor cobrado seja exagerado atendendo ao serviço prestado: informação, vistoria, fiscalização, cobrança...

Mas para quem paga o preço é sempre demasiado elevado.

Pessoalmente sou eu quem faz a gestão e a administração do edifício em que resido , tem 28 fracções, recebo uma compensação de 50 euros /mês e garanto que é mal pago... Porque administrar 28 fracções não é canja.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só 6 euros? :D

Eu aqui nos Algarves pago 20 mensais e não chega, porque quando é preciso pintar exteriormente todo o prédio, vai lá vai... :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead