Visitante a martins

IRS - tributação mais valias e dividendos bolsistas.

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Optando pelo englobamento na declaração de IRS anual, isto tendo no mesmo ano menos e mais valias com venda de acções, apenas é tributada a diferença positiva à taxa de IRS pessoal?

ex: 2000eur. de mais valias em 2013 - 1000eur. de menos valias em 2013 = 1000eur. (valor positivo), logo apenas serão tributados esses mil euros, à taxa anual do respectivo escalão que se aplique conforme o rendimento anual pessoal.

Assim e independentemente de ser trabalhador dependente, público ou privado, este englobamento de mais valias apuradas, na declaração de rendimento anual, apenas é tributado, através do seu englobamento no rendimento anual, pelo calculo da tabela de escalões (5 em 2013), ou acresce alguma das sobretaxas em vigor, aplicadas como retenção no salário mensal?

Neste caso, sendo a taxa de escalão de IRS aplicável uma das superior aos 28%, o mais vantajoso será ter uma mais valia quanto mais baixa melhor?

O englobamento de dividendos recebidos neste ano 2013 é  também vantajoso?

Quando se engloba na declaração de rendimentos anual, os dividendos recebidos num ano fiscal, é obrigatório também englobar as mais valias apuradas do mesmo ano? Ou pode-se apenas englobar os dividendos, optando pela tributação das mais valias à taxa liberatória (28% em 2013)?

Agradecido pela atenção dispensada. Cumprimentos,

AM

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é necessário optar pelo englobamento para isso. Se as mais e menos-valias são do mesmo ano, só interessa a diferença entre as duas, os 1000€ do exemplo. O englobamento só é necessário quando as menos-valias pertencem a anos anteriores.

Como trabalhador, muito provavelmente o seu escalão de irs terá uma taxa superior a 28%. Se englobar, esses 1000€ de diferença vão ser taxados à sua taxa marginal. Se não optar pelo englobamento, serão apenas taxados a 28%.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead