Whity

Duvida sobre descontos no ordenado, será que estou a ser "roubado"

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho uma duvida que gostaria que me esclarecessem.

No meu trabalho aconteceu-me uma situação um pouco chata e não sei se estou a ser prejudicado ou não.

A situação é a seguinte:

Faço prevenções durante o mês e no mês passado esqueceram-se de processar o pagamento, o que fez com que a desculpa que dessem foi, pagarem as prevenções do mês anterior no próximo, acumulando assim 6 prevenções num determinado mês.

A minha duvida é se ao fazerem isto eu não irei mudar de escalão e isso era fazer com que receba muito menos.

Os valores em causa são:

Valores brutos de ordenado mais subsídios e afins: 1.536,94

Valor bruto de cada prevenção: 280

Ora pelas minhas contas devido ao erro deles o meu total bruto ira ser:

1680+1536=3216

O valor bruto que deveria ter sido seria: 2376.

O que me aconselham a fazer?

Entretanto aproveito para questionar se existe alguma forma de poder ser menos taxado mensalmente nas prevenções.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(assumindo a tabela de retenção na fonte para solteiros sem dependentes. E ignorando a sobretaxa de 3,5% que se paga sempre em qualquer cenário).

Portanto, no mês passado sofreste retenção na fonte à taxa de 18.5% em vez dos 26.5% habituais. Nessa altura, se calhar não te preocupaste tanto. Agora em vez de 26.5% sofres retenção à taxa de 29.5%.

Se tivesses recebido as três prevenções em cada mês terias descontado no total ~1260€. Desta forma descontas ~1233€. Onde está o roubo? Talvez se disseres qual a taxa que se te aplica as contas possam ser ligeiramente diferentes, mas desconfio que em qualquer caso os dois valores não andarão muito longe um do outro.

Outra hipótese (talvez mais correta), creio que passaria por te pagarem este mês com a referência de que diziam respeito ao mês passado. Nesse caso haveria que corrigir a taxa de retenção na fonte do mês passado e acrescentar os novos descontos.

Seja como for também não estás a roubar ao Estado - o que pagares a menos agora, pagas a mais (ou recebes a menos) no próximo ano, depois de meteres a declaração de IRS.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead