TiagoF

Compras na UE sem IVA - vantagem?

4 publicações neste tópico

Boa tarde, um familiar meu está em regime de IVA e perguntou-me se havia concretamente uma vantagem em comprar bens fora de Portugal dentro da UE, sem IVA.

Um bem que cá custa 1000€(23%) e o mesmo bem pelos mesmos 1000€(19%) na Alemanha, qual o mais vantajoso, pagar 1000€ em Portugal ou 810€ na Alemanha?

Fiquei sem certezas sobre o que no fim de contas seria mais vantajoso e por isso peço que me esclareçam pfv.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se o preço for 1000€ já com o IVA incluído e se o teu colega for deduzir o iva dessa compra é melhor compra-lo em Portugal. no final dedução fica a ganhar a diferença do IVA. Se não for deduzir o iva, fica mais barato na Alemanha.

se o preco for 1000€ sem o IVA, com ou sem dedução do iva então é irrelevante o sitio da compra

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo, então era como eu pensava, o que importa é o preço sem Iva, e no caso concreto mais vale pagar os 1000€ em Portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quando se tem enquadramento de IVA as contas tem que ser sempre feitas sem IVA.

O IVA das nossas vendas, nunca é nosso. apesar de sermos nós a receber temos que depois entrega-lo ao estado, no entanto podemos descontar deste valor o IVA das nossas comprar.

Apesar de ser possível ficar isento de IVA para facturações anuais inferiores a 10.000 euros, a nível teórico é mais vantajoso estar enquadrado num regime de IVA.

Uma senhora de limpezas que ganha 500 euros por mês.  não é obrigada a cobrar IVA logo ganha 6000 euros por ano.

Se tiver enquadrada num regime de IVA, ganha 500 euros por mes + 115 euros de IVA, só que na pratica não vai devolver os 115 euros de IVA ao estado, porque existe sempre detergentes que compra, os carregamento de um telemóvel, o gasoleo de um carro (esta gera discussões), uma resma de papel que compra, etc, etc e pode deduzir o IVA destas compras (excepto o gasóleo que é 50%), na pratica dos 115€ de IVA que cobrou ao cliente pode entregar bastante menos ao estado, ganhado na pratica mais do que os 6000 euros por ano.

Claro que isto é apenas a nível teórico, porque se na prática os clientes não pagarem ou se tiver que pagar a alguém para entregar a declaração periódica de IVA, lá se pode ir o ganho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead