jemorgado

Spread incorrecto

23 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho a seguinte situação relativa a um crédito habitação na CGD:

Euribor acordada: 3 meses

Spread acordado (após avaliação "por baixo" por parte da CGD, e inclusão de fiador): 0.35

....

Dados da escritura (Escritura assinada a Outubro de 2007):

Euribor na escritura: 3 meses

Spread na escritura: 0.25

Em Outubro de 2008 foi verificado o seguinte:

A Euribor que a CGD me andava a cobrar era de 6 meses (incorrecto segundo a escritura), o spread 0.25 (correcto segundo a escritura). Após contacto com o balcão da CGD, a situação iria ser corrigida mas, foi-me indicado que o Spread da escritura não era o acordado e que teria que ser corrigido de 0.25 para 0.35.

A minha dúvida é: o que deverei fazer?

- Recusar-me a alterar as condições assinadas, e poder sofrer algum tipo de represália?

- Alterar as condições assinadas?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em minha opinião deves exigir o que está escrito na escritura, se não aceitarem reclamas para o Banco de Portugal.

Pode ter sido um erro deles, mas a ser que o assumam. Em último caso quem sabe se não foi de má fé, por isso...

Correcção: Li mal o teu tópico por isso e se acordas-te os 0,35% aí o caso já muda de figura... é uma questão de palavra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Exactamente, é a questão da palavra...

Acrescento estes pontos:

No inicio do processo do crédito habitação muitos bancos "prometem" os 0.25, foi o que a CGD fez. Após a tal avaliação por um valor inferior ao valor de venda da casa, e inclusão de fiador, o spread passou para 0.35. Muito bem.

Sei por exemplo que um casa IGUAL (andar por baixo do meu) foi avaliado por um valor superior ao valor de venda (ambas as casas a 142 000 €, a minha avaliada em 130 000€ a do vizinho debaixo 152 000€, eu CGD, o vizinho BES). A mim faz-me confusão isto das avaliações, mas o "mercado" será mesmo assim, cada um por si, cada um com o seu valor.

Até que ponto esta estratégia não serve para, chamar o cliente (com os 0.25), avalia-se por baixo como se a situação fosse muita má e assim subirem o spread (para 0.35).

A questão da palavra é bastante relevante sem dúvida, e tenho-a em mente...e fosse uma situação inversa?

Esta diferença de spread traduz-se em sensivelmente 12 € +- por mês, a mim pode fazer diferença e à CGD? Claro que alguém tem que pagar as trafulhices que se fazem por esse Portugal fora, por esses grandes senhores dos bancos.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atira com o "barro à parede" para os 0,30%, ambos perdem metade.

O não está sempre garantido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não sei se percebi - na escritura tens 0,25% de spread. Depois renegociaste o contrato e ficaste com 0,35% foi isso?

Se foi, a minha pergunta é - porque é que renegociaste nesses termos?

Se não foi assim, não percebi nada :P

Como tu dizes, os bancos às vezes numa avaliação preliminar dizem uma coisa e depois avançam com outra. Mas tu só fechas contrato se quiseres. A partir do momento em que as condições ficam registadas no contrato, são essas que valem, a menos que ambas as partes assinem novo contrato a dizer o contrário.

Se o spread estava mal na escritura o banco não devia ter assinado por baixo. Se assinou, que assuma as consequências...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo

Ao ler a primeira vez a mensagem do inicio do tópico também fiquei com a ideia que tu exprimiste no final da tua mensagem.

Depois reli e ele fala que nunca foi acordado um SPREAD de 0,25%, só que por lapso foi escriturado assim.... como lapso que foi e partindo desse principio não acho tão linear que o Banco deva assumir o erro (isto claro em termos morais).

O que não queremos para nós também não devemos querer para os outros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas mais uma vez,

No inicio da negociação o spread era 0.25. O "conseguido" pela CGD e acordado telefónicamente :) foi 0.35. O escriturado e assinado, por todos os presentes na escritura foi de 0.25. Pelos vistos houve engano para 0.25 (chatice), mas será este valor inocente, ou também o foram buscar ao inicio das negociações para o crédito habitação? :)

A questão é que me preocupa, infelizmente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu amigo,

O que vale é o que tá escrito...Eu não abriria mão dos 0,25%. Não há que ter pena de bancos.Ele já vai ganhar muito dinheiro contigo mesmo que o spread fosse a 0,1%

Eu não deixaria escapar essa.....

Teermos Morais viriam ao caso se se estivesse a falar de um emprestimo com algum amigo , ou comerciante.Agora , com o banco???????????

E depois....Represálias?????  Quais represálias????Como????? A troco de que??

O maior encargo que vc tem com o banco vai ser sempre o CH, e o resto dos outros custos é tabelado...

Quais represálias....

Abra mas é o olho , e eles que sejam mais competentes da próxima vez....

Se fosse ao contrário , a ver se vc não levava com o que estava escrito....

E o gerente do banco , tá ali a fazer o seu papel....Mesmo que vc não abra mão dos seus 0,25% , ee chega a casa e dorme bem na mesma.

Detesto bancos e chateio tanto os gerentes a tal ponto de um amigo meu não me querer como cliente. Mas ele admite que eu estou correcto em ser assim.

Abraço,

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu vejo-me forçado a concordar com o Speedbird, não me parece que o banco mereça piedade...

Como se pode ver por aqui, as regras não são as mesmas nos dois sentidos e não. Aproveita essa benesse, se puderes!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou contar o meu caso que acho um pouco parecido.  Por mais contas que fizesse, a minha prestação do crédito habitação não havia maneira de bater certo. Conclusão andavam a considerar um spread de 0.5% em vez de 0.25% como estava na escritura e como sempre foi dito.Tiveram que rectificar tudo e devolver o dinheiro pago a mais. Só tenho pena de não ter exigido juros.

Às vezes penso que se não tivesse dado conta ainda hoje andava a pagar o valor errado e sinceramente duvido que o banco tivesse a inicitiva de rectificar.

Na minha opinião sincera é 0.25% e ponto final. O contrato deve ter sido lido e relido imensas vezes e tenho a certeza que a parte onde estão os números deve ter sido revista à "lupa". ;)

Cpts

Marg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Fui hoje ao banco esclarecer a situação. Fica o Spread de 0.25, é o que está assinado.

Apelaram ao meu bom senso e tal, que foi um erro humano...fiquei com a impressão que iam "rolar" cabeças.

Foi-me dito que entretanto isto vai ser investigado e eu fiquei com um bom Spread.

Obrigado a todos pela vossa opinião :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

LOL, someone is gonna get it!...  ;D

Bom spread? Isso é mais que bom!... Dificilmente encontraremos aqui mais alguém, neste forum, que tenha um spread como esse.

Cumps,

RL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom spread? Isso é mais que bom!... Dificilmente encontraremos aqui mais alguém, neste forum, que tenha um spread como esse.

Se calhar não é assim tão difícil como isso... No Verão de 2007 a guerra dos spreads andava ao rubro... os 0,25% não eram assim tão incomuns como isso para quem conseguia dar boas garantias ao banco. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Jemorgado....

A sua luta com o banco ainda não acabou !!!!!! Na verdade agora vem a melhor parte...

Voçê agora vai lá , e pede a devolução de tudo o que lhe foi cobrado em excesso !!! È isso mesmo!!!

Não tenha pena , porque se vc se atrasar a pagar um só  dia eles não vão ter pena de lhe cobrar juros e se atrasar mais tempo , não terão pena de lhe tirar a casa.

Portanto , faça valer os seus direitos e se por algum motivo se recusarem , peça o  livro de reclamações e ameaçe pô-los em tribunal.

Reclame a diferença de spread , e também a diferença de dinheiro que pagou a mais por ter a Euribor a 6 meses em plena descida de taxas(È bastante penalizante).

È mesmo assim com esses !"#$%

Vai ver que ainda lhe volta um bom dinheirinho....

Eu tenho um prazer enorme em discutir com os bancos.. No meu banco a coisa anda tão bem agora que a gerente até me vai levar à porta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Reclame a diferença de spread , e também a diferença de dinheiro que pagou a mais por ter a Euribor a 6 meses em plena descida de taxas(È bastante penalizante).

Reclamar a diferença de spread porquê? Deixa estar que está muito bem assim ;)

E, mesmo quanto à Euribor... Em Outubro de 2008 foi quando as taxas atingiram os máximos - o facto de ter andado esse tempo com Euribor a 6 meses até o beneficiou...

Mais vale ficar quieto e fazer bem as contas antes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia,

Se ele tinha em escritura 0,25% e lhe estavam a cobrar 0,35% , ele tem dinheiro a ver.

Quanto à euribor , vc tem razão . Eu não sabia que a escritura tinha sido feita em Outubro.Achei que era à mais tempo.

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele tinha em escritura 0,25% e lhe estavam a cobrar 0,35% , ele tem dinheiro a ver.

Ora lê lá a mensagem original outra vez ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Esclarecimento: o Spread sempre andou a ser cobrado bem, ou seja 0.25 (o banco é que queria que passa-se a ser 0.35).

A Euribor andou a ser cobrada mal, 6 meses, quando deveria ter sido 3 meses.

As correcções vão ser feitas...pelas contas que fiz, se eu ainda pagar a mensalidade de Fevereiro nestes moldes (com a euribor a 6 meses a minha prestação só volta a mudar em Maio), ai já tenho dinheiro a haver.

A vantagem disto é que, em Fevereiro a minha prestação devia mudar (se tivesse a 3 meses desde o inicio), e ai já ia beneficiar destas grandes descidas...e vou quando tudo tiver corrigido.

Abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok Entendi mal....

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ponto de situação:

ainda não actualizaram a situação...nem está a passar pelo balcão, mas sim pela direção, está ser "investigado"...hahahah cabeças vão rolar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está mais que visto que o Sr.Faria de Oliveira vai ser despedido  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está mais que visto que o Sr.Faria de Oliveira vai ser despedido  ;D

Espero que não ;) senão é mais um com uma reforma churuda :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde...

Eu faria exactamente como o user que criou o tópico, acordaram assim, assim seja...

Não pensaria muito nos valores morais porque os bancos e sua publicidade enganosa também não pensam muito nisso...

Cumprimentos!

PS: 0.25% é um bom spread... Igual ao meu  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead