Visitante Filipa Monteiro

Juros por Atraso no pagamento do IRS

8 publicações neste tópico

Boa tarde

Preciso da vossa ajuda...alguém sabe de quanto e o juro que nos cobram se nos atrasarmos a pagar o IRS, prazo que termina no próximo dia 31?

Obrigado pela ajuda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Preciso da vossa ajuda...alguém sabe de quanto e o juro que nos cobram se nos atrasarmos a pagar o IRS, prazo que termina no próximo dia 31?

Obrigado pela ajuda

Juros compensatórios de 0.33% ao mês. 4% ao ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em caso de nao efetuar o pagamento do irs atempadamente, como podemos proceder á regularização do mesmo? seremos notificados?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em caso de nao efetuar o pagamento do irs atempadamente, como podemos proceder á regularização do mesmo? seremos notificados?

Não sei como se processa mas eu não ficaria à espera das Finanças. Se se prevê não conseguir pagar tudo na data certa, há que ir desde já às Finanças perguntar quais são as opções. Pode ser possível negociar um pagamento em prestações, por exemplo, o que nao isenta dos juros mas evita multas por atraso de pagamento e outras penalizações.

Convém não esquecer que quem tem dívidas fiscais perde o direito a fazer uma série de deduções nos impostos, ou seja, para o ano arrisca-se a aumentar ainda mais o problema... E salvo erro, ter um acordo de pagamento com as Finanças não é considerado para este efeito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo me informei, parece que se pode pedir a divisão em prestações ate 15 dias depois da data limite de pagamento. O que se passa e que se a divida for ate 2500€ eles não pedem garantias, se a divida exceder esse valor pedem uma garantia (seguro de caucao, hipoteca ou garantia bancaria) as quais tem evidentemente custos elevados. Pergunto eu, se a pessoa já não consegue pagar o que deve, como consegue pagar para ter a tal garantia que eles exigem? E nesta ultima situação, ainda tem que ir a avaliação do chefe da repartição, que pode ou não autorizar o sistema prestacional...

Caso deixemos passar o prazo de pagamento, segundo sei, eles instauram um processo de divida quase no final do mês de setembro, pelo que se fizermos o pagamento antes desse dia acho que apenas se pagam juros pelo atraso...o que gostaria de saber era se alguém sabe de quanto são esses juros!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pergunto eu, se a pessoa já não consegue pagar o que deve, como consegue pagar para ter a tal garantia que eles exigem?

Apesar de tudo o custo da garantia é inferior ao da dívida. Se nem isso consegue pagar, dificilmente vai conseguir pagar o resto, mais vale declarar logo insolvência em vez de andar a empatar...

o que gostaria de saber era se alguém sabe de quanto são esses juros!!!

Isso foi logo a primeira resposta que te deram. Se não lês o que te respondem, cedo vão deixar de se preocupar em te responder ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo, foi apenas um desabafo, não vale a pena essa agressividade. E sim vi a resposta, obrigado pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo, foi apenas um desabafo, não vale a pena essa agressividade.

Não estava a tentar ser agressivo, achei apenas que estavas distraída - até acrescentei um smile com um ar simpático para tentar não passar essa ideia!  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead