tags_1982

Ações BCP

26 publicações neste tópico

Olá,

Herdei cerca de 8000 títulos do BCP e não sei muito bem o que fazer com eles. Tenho a impressão que foram comprados a cerca de 1€ e valem à data de hoje 0.103€.

Haverá alguma previsão de isto voltar a subir ou será melhor mesmo vender e realizar o pouco dinheiro que ainda valem?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Herdei cerca de 8000 títulos do BCP e não sei muito bem o que fazer com eles. Tenho a impressão que foram comprados a cerca de 1€ e valem à data de hoje 0.103€.

Haverá alguma previsão de isto voltar a subir ou será melhor mesmo vender e realizar o pouco dinheiro que ainda valem?

Só tens essas duas opções, manter ou vender com menos valia, porque se tiveres á espera de vender com mais valia....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Logo vi :)

Obrigada :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Logo vi :)

Obrigada :)

Vendes, são 800€, metes num fundo de tesouraria tipo o ES Liquidez e pronto :) ao menos vai rendendo uns 3% liquidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

;)

Olá,

Venda e amortize nos 2 creditos habitacção da sua 1ª mensagem no forum. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

NÃO VENDIA AGORA, SE PUDER ESPERE 2 ANOS ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Eu também não vendia!

Se herdaste esses títulos o que é que tens a perder? Podes esperar 5 ou 10 anos e "pagar" para ver o que acontece.

Se foram comprados a 1€, a desvalorização é brutal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Boa noite tags,

Se não necessitares de liquidez, aguenta-os. Nunca se sabe!

Ainda uma outra solução para estudares. Caso acredites na viabilidade e sustentabilidade da instituição bancária, recuperação económica do país, diminuição do crédito malparado, boa gestão, etc etc (múltiplas variáveis) e que os resultados comecem, gradualmente, a inverter podes pensar em reforçar (comprar títulos ao valor actual) para baixares o preço médio do título. Poderás recuperar (ou não) o investimento num espaço temporal mais curto.

Ou seja, se comprares mais 8.000 títulos ao preço actual (0,103€), ficas com 16.000 títulos ao preço médio de 0,55€. Quantos mais títulos comprares mais baixas o preço médio. Pode ser, ou não, um bom investimento. Ainda ninguém descobriu a máquina do tempo para antecipar o futuro!

É só mais uma opinião que deixo no ar para tua análise. Não quero, minimamente, influenciar ou ser em parte responsável pela tomadas de decisão de terceiros.

PS: Eu estou longo no BCP e faço alguns trades diários com este título!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite tags,

Se não necessitares de liquidez, aguenta-os. Nunca se sabe!

Ainda uma outra solução para estudares. Caso acredites na viabilidade e sustentabilidade da instituição bancária, recuperação económica do país, diminuição do crédito malparado, boa gestão, etc etc (múltiplas variáveis) e que os resultados comecem, gradualmente, a inverter podes pensar em reforçar (comprar títulos ao valor actual) para baixares o preço médio do título. Poderás recuperar (ou não) o investimento num espaço temporal mais curto.

Ou seja, se comprares mais 8.000 títulos ao preço actual (0,103€), ficas com 16.000 títulos ao preço médio de 0,55€. Quantos mais títulos comprares mais baixas o preço médio. Pode ser, ou não, um bom investimento. Ainda ninguém descobriu a máquina do tempo para antecipar o futuro!

É só mais uma opinião que deixo no ar para tua análise. Não quero, minimamente, influenciar ou ser em parte responsável pela tomadas de decisão de terceiros.

PS: Eu estou longo no BCP e faço alguns trades diários com este título!

Não concordo muito com a ideia de fazer PM pois não é mais do que piramidar as perdas.

Segundo quanto mais títulos comprar mais baixa o preço médio correto, mas e baixá-lo para valores adequados ao BCP neste momento? Quanto é que o tags teria que investir?

No entanto percebo o teu ponto de vista, mas neste caso (BPC) estamos a falar de um activo de elevado risco. Nada nos garante que em 2014 quando a troika sair não exista uma fuga da bolsa portuguesa como assistimos recentemente com a queda do governo, etc (acabou por ser recuperada mas deixou muita gente escaldada).

PS- Não estou longo no BCP mas vou mandando uns tiros no CP.

PS1- Katolo andavas desaparecido, bem-vindo de volta  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tens essas duas opções, manter ou vender com menos valia, porque se tiveres á espera de vender com mais valia....

...vai demorar muitos anos,ou não. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não necessitares desse dinheiro, eu não vendia, esperava mais uns tempos (por exemplo até a troika sair do país) para ver a sua flutuação e aí sim tomava uma decisão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não concordo muito com a ideia de fazer PM pois não é mais do que piramidar as perdas.

Segundo quanto mais títulos comprar mais baixa o preço médio correto, mas e baixá-lo para valores adequados ao BCP neste momento? Quanto é que o tags teria que investir?

No entanto percebo o teu ponto de vista, mas neste caso (BPC) estamos a falar de um activo de elevado risco. Nada nos garante que em 2014 quando a troika sair não exista uma fuga da bolsa portuguesa como assistimos recentemente com a queda do governo, etc (acabou por ser recuperada mas deixou muita gente escaldada).

PS- Não estou longo no BCP mas vou mandando uns tiros no CP.

PS1- Katolo andavas desaparecido, bem-vindo de volta  ;)

Olá Cardoso, o bom filho a casa retorna :)

Na verdade, não tenho tido é muitas oportunidades para comentar no fórum, mas vou dando uma olhadela sempre que posso. No entanto, os temas que mais gosto são mesmo acções e obrigações. Nas obrigações tem estado tudo um bocado parado, embora, com o meu perfil agressivo, lá tenho feito uns investimentos em junk bonds. O tema das acções não é muito debatido, ainda, neste fórum. A minha carteira é totalmente imprópria para cardíacos ::)

Concordo contigo que o tags teria de comprar uma grande quantidade para ficar com um PM interessante. Na minha opinião, mais 492.000 acções  ;D

(8000*1+492000*0,103)/500000=0,117€

Também concordo que baixar o PM possa ser um risco, principalmente em activos de elevado risco especulativo como este caso concreto, mas também pode correr bem. Eu tenho-o feito com alguns títulos e tenho-me dado bem. Mas, claro, assumo riscos enormes.

Penso que, de acordo com o perfil do tags, ele terá de tomar as suas decisões quanto aos títulos que tem em carteira. Agora, na minha humilde opinião, mesmo que ele tenha um perfil conservador, vendê-las já seria um disparate, a menos que precise do dinheiro. Eu preferia "esquecê-las" e olhar para elas uma vez por ano, para ver o seu comportamento na Bolsa.

Cumprimentos,

CL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Cardoso, o bom filho a casa retorna :)

Na verdade, não tenho tido é muitas oportunidades para comentar no fórum, mas vou dando uma olhadela sempre que posso. No entanto, os temas que mais gosto são mesmo acções e obrigações. Nas obrigações tem estado tudo um bocado parado, embora, com o meu perfil agressivo, lá tenho feito uns investimentos em junk bonds. O tema das acções não é muito debatido, ainda, neste fórum. A minha carteira é totalmente imprópria para cardíacos ::)

Concordo contigo que o tags teria de comprar uma grande quantidade para ficar com um PM interessante. Na minha opinião, mais 492.000 acções  ;D

(8000*1+492000*0,103)/500000=0,117€

Também concordo que baixar o PM possa ser um risco, principalmente em activos de elevado risco especulativo como este caso concreto, mas também pode correr bem. Eu tenho-o feito com alguns títulos e tenho-me dado bem. Mas, claro, assumo riscos enormes.

Penso que, de acordo com o perfil do tags, ele terá de tomar as suas decisões quanto aos títulos que tem em carteira. Agora, na minha humilde opinião, mesmo que ele tenha um perfil conservador, vendê-las já seria um disparate, a menos que precise do dinheiro. Eu preferia "esquecê-las" e olhar para elas uma vez por ano, para ver o seu comportamento na Bolsa.

Cumprimentos,

CL

Ainda bem que estás de volta  ;)

Estaríamos a falar portanto de mais de 50k€ para uma cotação que o BCP ainda não mostrou sinais de querer atingir. (Se estivermos a falar de LP a conversa seria outra).

A tua carteira é imprópria para cardíacos, então revejo-me totalmente na mesma  ;D  Não me digas que estás exposto em todas as acções da banca  :P  A táctica de ver uma vez por ano as acções, seria totalmente aconselhável no caso Banif.

Como dizes, fazer PM pode ser muito arriscado, ainda para mais em activos de elevado risco, e se juntarmos a isso o facto de ser necessário ter muito capital disponíveel para aproveitar algumas quedas acentuadas (boas oportunidades), então é uma mistura explosiva  ;D

Partilho da tua opinião em que vendê-las já é um disparate, ainda para mais tendo sido herdados com alguns anos, acho que a última vez que o BCP teve a 1€ deve ter sido em meados de 2008  :)

Cumprimentos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não esquecer que se não vender tem as comissões de costódia de titulos para pagar e em alguns bancos são exorbitantes.

( Estou estupidamente longo no BCP)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não esquecer que se não vender tem as comissões de costódia de titulos para pagar e em alguns bancos são exorbitantes.

Isso traduz-se num custo residual face à posição que tem actualmente. Não sabendo qual é a corretora, não acredito que a comissão de custódia ultrapasse os 8€+IVA trimestralmente.

Numa óptica de longo prazo até pode compensar "pagar" este custo para ver como irá evoluir o título.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Invest não se paga custódia de títulos ;)

Viva Cardoso,

À excepção do BPI, estou exposto a toda a banca sim  ::)  (hoje voltei a entrar no BES... vamos ver). Mas só estou longo no BCP, embora parcialmente dado que vou fazendo uns trades com este título também. O Banif deu-me muito dinheirinho no aumento de capital. Voltei a entrar cá em baixo depois de ter vendido lá em cima. Agora está lateralizada no intervalo ]0,011;0,012[ dada a quantidade na oferta e procura a estes valores. Só uma notícia bombástica fará mexer o título no curto-prazo. A ver vamos...

Abraço,

CL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Invest não se paga custódia de títulos ;)

Viva Cardoso,

À excepção do BPI, estou exposto a toda a banca sim  ::)  (hoje voltei a entrar no BES... vamos ver). Mas só estou longo no BCP, embora parcialmente dado que vou fazendo uns trades com este título também. O Banif deu-me muito dinheirinho no aumento de capital. Voltei a entrar cá em baixo depois de ter vendido lá em cima. Agora está lateralizada no intervalo ]0,011;0,012[ dada a quantidade na oferta e procura a estes valores. Só uma notícia bombástica fará mexer o título no curto-prazo. A ver vamos...

Abraço,

CL

~

À excepção do BANIF já tive posições nos outros bancos todos. No BPI recentemente, e a ideia que tenho é que é um banco que passa mais despercebido em relação ao BCP e BES, mas lá vai evoluindo.

O Banif foi uma loucura naquela segunda-feira, em poucas horas uns ganharam muito! Eu só entraria abaixo de 0,01€  ;D

No CP não acredito que o título tenha capacidade para mexer fora desse intervalo. O volume de acções é ridículo para estes valores, seria melhor desvalorizar a cotação para valores abaixo de 0,01€. :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigadíssima pelas opiniões. Vou optar por esperar :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigadíssima pelas opiniões. Vou optar por esperar :)

~

À excepção do BANIF já tive posições nos outros bancos todos. No BPI recentemente, e a ideia que tenho é que é um banco que passa mais despercebido em relação ao BCP e BES, mas lá vai evoluindo.

O Banif foi uma loucura naquela segunda-feira, em poucas horas uns ganharam muito! Eu só entraria abaixo de 0,01€  ;D

No CP não acredito que o título tenha capacidade para mexer fora desse intervalo. O volume de acções é ridículo para estes valores, seria melhor desvalorizar a cotação para valores abaixo de 0,01€. :P

Caro Cardoso,

Acho que a probabilidade das acções do BANIF caírem para valores inferiores a 0,01€ é residual , mas não deixa de ser uma possibilidade  :o  Abaixo desse valor seria uma guerra perdida para todos os que investiram no Banco. Mas claro, se os receios em torno do Banco aumentarem, essa probabilidade aumentará drasticamente. Mas, nessa altura, quem quererá comprar os títulos, mesmo abaixo de 0,01€?  ;)

Acho que fazes bem em considerar o BPI como investimento. É um título com menor volatilidade! Eu, só hoje, levei uma tareia enorme no BES  ;D Tinha uma estratégia definida e se a tivesse aplicado tinha corrido bem, mas como não gosto de ter dinheiro parado precipito-me e faço disparates. Agora ficam em carteira, até ver!

Abraço,

CL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Cardoso,

Acho que a probabilidade das acções do BANIF caírem para valores inferiores a 0,01€ é residual , mas não deixa de ser uma possibilidade  :o  Abaixo desse valor seria uma guerra perdida para todos os que investiram no Banco. Mas claro, se os receios em torno do Banco aumentarem, essa probabilidade aumentará drasticamente. Mas, nessa altura, quem quererá comprar os títulos, mesmo abaixo de 0,01€?  ;)

Acho que fazes bem em considerar o BPI como investimento. É um título com menor volatilidade! Eu, só hoje, levei uma tareia enorme no BES  ;D Tinha uma estratégia definida e se a tivesse aplicado tinha corrido bem, mas como não gosto de ter dinheiro parado precipito-me e faço disparates. Agora ficam em carteira, até ver!

Abraço,

CL

Boas Katolo,

Concordo com a tua opinião quanto a descerem abaixo de 0,01€ (valor do aumento de capital) porém em bolsa não existem impossíveis. Não esperava ver bancos a menos de 1€ e neste momento estão todos, ainda menos contava ver BCP a 0,1€. Posteriormente banif a 0,01€ por isso o mercado é fantástico a surpreender-nos ;D . Se considerarmos que no 1º dia os administradores do banif desfizeram-se das acções que tinham com muito lucro, dá que pensar não é? :o

Se acrescentarmos a estes factos, o facto de existir no PSI20 um banco a estes valores 0,0XX é ainda mais surpreendente. O que pensará um inglês, americano, etc ... ao ver os nossos bancos a cotar a estes valores? (Desistem logo de ver o resto  :P ).

Se calhar até seria benéfico ao BANIF cotar a menos de 0,01 pois podia fazer com que negociasse mais acções, e assim, saísse deste intervalo 0,011-0,012.

Quanto ao BES não acho mau investimento para um prazo mais longo. No CP acho que iremos ver uma correcção. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não as venderia para já. Acredito que não irão muito abaixo do valor actual, e no longo-prazo poderão ir até aos 0,20€ ou até passar. Agora chegar a 1€....antes disso ainda as galinhas ganham dentes :) Foram muitos aumentos de capital!

Mas está melhor que o meu pai, que ainda tem ações do BCP a 4,5€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não as venderia para já. Acredito que não irão muito abaixo do valor actual, e no longo-prazo poderão ir até aos 0,20€ ou até passar. Agora chegar a 1€....antes disso ainda as galinhas ganham dentes :) Foram muitos aumentos de capital!

Mas está melhor que o meu pai, que ainda tem ações do BCP a 4,5€.

Se o teu pai preferia manter as acções, e sem saber do montante envolvido, não seria preferível tê-las vendido antes do AC, e deixar correr?

É que a 4,5€ "nunca" mais poderá aspirar a grande recuperação.

Qual é para ti o valor actual?! É que muitos acreditam que 0,1€ é um valor aceitável, mas sinceramente ainda vejo o BCP a descer bem abaixo destes valores.

PS- Para chegarem a 1€ teríamos de crescer 6% ao ano, e ... ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada dia que passo dou-te mais razão Cardoso.

Só esta semana levei uma bofetada valente nos meus títulos (TODOS). Ora é a Síria, ora é o Tribunal Constitucional... O que virá para a semana? Até tenho medo  ::)

Às vezes penso que mais vale desfazer-me desta treta toda enquanto é tempo (no compto geral ainda estou com lucros). Mas uma pessoa está sempre com esperança que isto melhore...

Há um ano quando foi ao AC do BCP estava na expectativa que nesta altura estivessem a 0,2€ (até referi aqui no fórum). Pois bem, já estão novamente abaixo dos 0,1€...

Vou é definir um plano para começar a desfazer-me destes activos (tóxicos) e optar por um perfil mais moderado. Isto dá-me cabo dos nervos  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada dia que passo dou-te mais razão Cardoso.

Só esta semana levei uma bofetada valente nos meus títulos (TODOS). Ora é a Síria, ora é o Tribunal Constitucional... O que virá para a semana? Até tenho medo  ::)

Às vezes penso que mais vale desfazer-me desta treta toda enquanto é tempo (no compto geral ainda estou com lucros). Mas uma pessoa está sempre com esperança que isto melhore...

Há um ano quando foi ao AC do BCP estava na expectativa que nesta altura estivessem a 0,2€ (até referi aqui no fórum). Pois bem, já estão novamente abaixo dos 0,1€...

Vou é definir um plano para começar a desfazer-me destes activos (tóxicos) e optar por um perfil mais moderado. Isto dá-me cabo dos nervos  ;D

(tinha escrito um texto "enorme" e acho que devido a uma falha do site, desapareceu  :police: )

Existe uma regra nos mercados, deixar correr os lucros, cortar as perdas. Sem saber a altura em que compraste as acções, relembro-te apenas que o PSI20 este ano passou por alturas piores.

Não gostei nada do fecho de 6ª feira, o volume na maior parte das cotadas foi enorme, o que fez com que algumas tenham desvalorizado 1/2% nos fecho da sessão, o que não augura nada de bom para segunda-feira.

Tanto a Síria como o TC vieram baralhar as contas, mas é em alturas de queda que existem boas oportunidades (dependendo do momento).

Deve-se comprar em alturas de pessimismo. :P

Se estás com lucro em termos gerais, isso é que interessa. Se olharmos para o gráfico do PSI20 podemos ver que desde Julho tem vindo sempre a valorizar. (Podemos vir a ter uma correcção nos próximos tempos).

Com essa tua carteira precisas de um grande controlo emocional, não é fácil lidar com as emoções em carteiras com picos constantes (como montanhas russas).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Cardoso,

Eu tenho muita calma e sou paciente. Aliás, ninguém se deve meter em acções se sofrer do coração e não estiver disposto a assumir perdas  ;D

Mas, claro, oscilações diárias brutais afectam qualquer pessoa, mesmo investidores com as minhas características. No entanto, é um estado de alma que rapidamente se esvanece. Continuo confiante na retoma do PSI 20 a médio-prazo. Hoje foi um bom dia, amanhã logo se vê. Há quem se fie em Análises Técnicas, eu acredito que o mercado reage mais à macro envolvente, principalmente factores políticos e económicos. Sei que até ao final do ano ainda vai haver muita turbulência, principalmente devido ao Orçamento de Estado e possíveis entraves do Tribunal Constitucional que, aí sim, podem deitar tudo a perder  ::)

A minha estratégia passa muito por uma pequena carteira de títulos a longo-prazo (BCP e BANIF) e trades de curto-prazo para fazer face aos custos de alavancagem. Geralmente sigo as tendências de mercado, mas a imprevisibilidade é grande... Alguns correm bem, no imediato, outros nem por isso, onde tenho de esperar um bocadinho mais, como no caso do BES e PT, para vender com mais-valias. Hoje gostei do comportamento de ambos os títulos. É como o Danoninho, "só falta um bocadinho assim"  ;D

O meu calcanhar de aquiles é o BANIF, onde fui ao AC e vendi com 60% de lucro, mas, inteligente como sou, deu-me para comprar mais títulos a um valor mais baixo  :-[ . Precipitei-me! Devia ter aguardado para observar a evolução do mercado ou uma inversão da tendência de queda. Então quando soube que os próprios administradores despacharam-nas no AC, fiquei preocupado e fulo. Estão no seu direito, mas quando os próprios administradores fazem uma coisa destas é sinal que não acreditam na empresa. Se não acreditam, demitam-se, por favor, porque são incompetentes e estão a dar maus sinais para o mercado. Hoje reparei numa "descarga" dos novos accionistas (que só hoje puderam negociar as suas acções no mercado) a 0,011€, esvaziando o cofre. Resultado, colocaram o intervalo de negociação em ]0,010€;0,011€[. Dou-lhes os meus parabéns! Fizeram mais valias de ~200.000€, mas esquecem-se que investiram 41 milhões... Será que lhes valeu a pena pressionar o título para baixo? É uma pergunta que adorava que eles me respondessem...

A Bolsa não é para todos. Eu gosto da adrenalina, mas é preciso ter cuidado para não se tornar um vício... E só investir o dinheiro que não faz falta mesmo (a minha carteira em acções é de ~15% do meu património financeiro). E não passa desse valor percentual!  :police:

São activos que, por este andar, irão ficar para o meu filhote já que só os venderei com mais-valias  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor