tags_1982

Amortizar créditos ou poupar

8 publicações neste tópico

Olá,

Tenho atualmente 2 créditos habitação: um no Millenniumbcp com cerca de 115000 euros em dívida e spread 0.4%. Este imóvel está arrendado a um casal amigo por 375 € /mês. O outro crédito é da minha habitação permanente, capital em dívida: 99000 e spread 2.5% (prestações mistas do BPI, em que se paga uma prestação que começa por ser baixa, vai aumentando durante 10 anos e dp fica constante, pagando-se quase apenas juros e amortizando muito pouco capital).

Acontece que tenho cerca de 70000 euros disponíveis e queria utilizá-los da forma mais inteligente e estou indecisa entre amortizar os ch e diminuir assim os encargos mensais ou colocá-lo a render.

Nota: o Millennium está com uma campanha em que oferecem cerca de 4-5% do valor liquidado em cada amortização.

Por um lado, sinto-me tentada a amortizar este, porque apesar de estar arrendado, ainda tenho bastantes encargos com ele (remanescente condomínio, seguro multi-riscos, seguro de vida, IMI) e além disso, tenho sempre medo que qualquer dia me subam o spread justamente por causa da questão do arrendamento (até hoje nunca se colocou esta questão, apesar de ter alterado a morada nas finanças, ter registado o contrato de arrendamento e declarar sempre tudo no IRS).

Por outro lado, seria talvez mais conveniente amortizar o do BPI uma vez que estou a pagar uma enormidade de juros.

O último cenário seria não fazer nada e aplicar o dinheiro em qualquer coisa mais rentável. Teria de ser sem riscos, não tenho grande perfil para outro tipo de investimentos.

Alguma sugestão?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual a TAEG atual de cada um dos créditos? Compensa amortizar o que tiver a taxa mais alta, pois é nesse que vai poupar mais de juros.

Quanto à decisão entre investir o dinheiro ou amortizar o crédito é ver se a taxa líquida que se espera vir a obter com o investimento supera a TAEG do empréstimo. Se sim, mais vale investir; se não mais vale amortizar.

NOTA: eu guardaria uns 5000 a 10.000€ para alguma emergência; pondo-os a render em qualquer lado, evidentemente ;D.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Millennium: Valor Indexante0,210 %

Spread0,400 %Taxa de Juro Nominal (TAN)0,610 % BPI: [table][tr][td]

Taxa Actual

[/td][td]spacer.gif[/td][td]2,7100 %[/td][/tr][/table]

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compensa-lhe sempre amortizar o que tiver mais taxa, neste caso seria o do BPI, assim poupará mais juros e tem uma redução maior no encargo mensal. Eu amortizaria uns 60000€ e ficava com 10000€ para, como disse o pauloguia, um fundo de emergência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, à partida a primeira opção seria essa. A única vantagem em amortizar o do Millennium é eles oferecerem até 5% do valor amortizado. Em 70000 euros, ainda estamos a falar em 3500 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, à partida a primeira opção seria essa. A única vantagem em amortizar o do Millennium é eles oferecerem até 5% do valor amortizado. Em 70000 euros, ainda estamos a falar em 3500 euros.

Tens que fazer as contas qual compensa mais, qual a prestação mensal que ficaria num e noutro crédito, qual o valor de juros a pagar, quais os benefícios de um e de outro (no caso do Millennium tens esses 5%). Como dizia o outro, "enfim, é fazer a conta"  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exato, vou procurar "montar" os vários cenários e pesar tudo bem. Depois deixo cá a decisão ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead