Visitante Carla Catarino

Quem tem acesso à minha conta - Urgente!

13 publicações neste tópico

Boa Noite,

Tenho conta na CGD e gostaria de colocar 2 questões:

1) Quem tem acesso à minha conta dentro da CGD? Apenas o meu gestor de conta (suponho que não) ou qualquer outro gestor de conta em qualquer outra agência da CGD no país? Com "acesso" refiro-me a mero efeitos de consulta de movimentos. Ex: saber que créditos e débitos ocorrem ao longo do mês.

2) Supondo que qualquer gestor de conta da CGD no país tem acesso à minha conta, existe alguma forma de saber quem foi o gestor que efectuou a consulta? Isto é, quem consulta a conta tem que o fazer sob um determinado user e password que fique internamente registado no sistema.

Tenho alguma forma de saber quem foi esse user (gestor de conta), ou pelo menos, a partir de que outra agência que não a minha, a consulta foi efectuada?

Agradeço, desde já, toda a ajuda e esclarecimentos que me possam prestar visto tratar-se de uma questão muito delicada.

Peço desculpa se este não foi o sítio mais apropriado para colocar esta questão.

Muito Obrigada,

Carla Catarino

é

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

1) Quem tem acesso à minha conta dentro da CGD? Apenas o meu gestor de conta (suponho que não) ou qualquer outro gestor de conta em qualquer outra agência da CGD no país? Com "acesso" refiro-me a mero efeitos de consulta de movimentos. Ex: saber que créditos e débitos ocorrem ao longo do mês.

2) Supondo que qualquer gestor de conta da CGD no país tem acesso à minha conta, existe alguma forma de saber quem foi o gestor que efectuou a consulta? Isto é, quem consulta a conta tem que o fazer sob um determinado user e password que fique internamente registado no sistema.

Tenho alguma forma de saber quem foi esse user (gestor de conta), ou pelo menos, a partir de que outra agência que não a minha, a consulta foi efectuada?

Agradeço, desde já, toda a ajuda e esclarecimentos que me possam prestar visto tratar-se de uma questão muito delicada.

Peço desculpa se este não foi o sítio mais apropriado para colocar esta questão.

Muito Obrigada,

Carla Catarino

é

Confesso não saber como funciona na generalidade os sistemas dos bancos, no entanto, e isto foi-me dito plo meu gestor do Best, que neste banco só quem consegue ver a minha conta é ele, e o director do centro de investimento, a não ser que alguem saiba a password dele para entrar no sistema, se os sistemas forem iguais penso que será um pouco isto na generalidade...mas desconheco mesmo, pode ser que apareca por ai alguém que trabalhe num banco :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada, D@vid. Pode ser que apareça alguém que conheça o sistema da CGD do ponto de vista prático.

Agradeço a sua disponibilidade e simpatia,

Carla  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Muito Obrigada,

Carla Catarino

é

Boas,

Depende do tipo de conta.

Uma conta standard pode ser vista por todos (não sei se basta pesquisar por nome ou é necessário numero de cliente).

No fim do dia eles têm uma "pen" que é descarregada, onde consta todos os movimentos, transacções, vizualizações, etc etc etc. Penso que precises de uma autorização superior para saber quem teve acesso a esses dados. Devido ao fraccionamiento que a CGD tem, não sei se o gestor da sucursal te pode ajudar acerca desse assunto :)

Já tentei saber o mesmo, mas no BCP e não consegui. Nem através da provedoria....

Agora, como o D@vid disse e bem, alguns segmentos têm mais protecção (contas com muito capital, contas de personagens públicas, contas que envolvam personagens públicas, etc etc).

Espero ter ajudado :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MiguLuso, Obrigada!

A minha conta é standard, sim!

Agradeço a ajuda. Foi esclarecedora.

Carla  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda ha tempos levei um pen a um banco e sem perguntarem nada meteram-na logo nos computadores da instituição. De seguida o meu gestor de conta faz login pelo site. Bastava ter um key logger e depressa tinha ficado com a password e com acesso as contas de todos os clientes que ele gere. Nada mais simples. Isto tudo a minha frente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois... não acontecem mais coisas porque ainda há pessoas honestas.

Obrigada por partilhar a sua experiência daniel__,

Carla Catarino

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda ha tempos levei um pen a um banco e sem perguntarem nada meteram-na logo nos computadores da instituição. De seguida o meu gestor de conta faz login pelo site. Bastava ter um key logger e depressa tinha ficado com a password e com acesso as contas de todos os clientes que ele gere. Nada mais simples. Isto tudo a minha frente.

Ficava com a password e depois?

Os sistemas deles são internos (intranet), pelo que terá de ter acesso a um computador de uma sucursal sem ninguém saber :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:o  Será que no banco eles têm essa postura tão inofensiva? É que como disseste e bem, bastava um keylogger e tinhas acesso a uma quantidade de informação enorme. Apesar de acreditar que o sistema de um banco seja "seguro", detectaria algo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde Catarina,

A Catarina suspeita de quebra de sigilo bancário?

Se sim faça queixa na instituição e fundamente o porque dessas alegações. A mesma tratará de averiguar qual foram os colaboradores que tiveram acesso à sua conta.

Como a sua conta é standard, todos os colaboradores de agencias bancárias podem ter acesso. Acho que é transversal a todos os bancos. Só no Best e clientes de Banca Privada (ex: segmento Private do Santander e BPI) é que apenas os gestores e diretores tem acesso.

Em todos os bancos os colaboradores tem um numero mecanografico dai ser possivel o controle do que os mesmos fazem.

Espero que tenha ajudado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antonio_Alves, sim, infelizmente, suspeito de quebra de confidencialidade.

Farei como me propõe. Vou apresentar a questão na minha agência.

Mas será que eu depois fico a saber quem teve acesso? Ou mais que não seja através de que outra agência é que acederam à conta?

Ou será desencadeada uma averiguação interna e nada me será comunicado?

Muito obrigada pela sua ajuda.

Carla

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ficava com a password e depois?

Os sistemas deles são internos (intranet), pelo que terá de ter acesso a um computador de uma sucursal sem ninguém saber :o

O sistema era simplesmente o website acessivel a qualquer pessoa.

Das duas uma. Ou usam um ip estatico e os logins de certas pessoas (no caso gestores) so pode vir de X e ponto final. Ou usam uma autenticação de dois fatores, com envio de mensagens para telemovel ou algo do genero, e também mantém o sistema seguro.

Tudo o que for fora disto iria comprometer o banco, até porque existem key loggers que passam como limpos aos antivirus, etc.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segui o conselho que me foi dado e, apesar do meu gestor de conta se encontrar de férias, apresentei a situação a uma funcionária que se encontrava ao balcão e o que me foi dito é que o sistema da CGD não permite saber quem terá acedido à minha conta para efeitos de mera consulta.

O que o sistema regista são os utilizadores que façam qualquer tipo de alteração (alteração de dados de morada, transferência de valores de uma conta para a outra, etc) mas saber quem simplesmente consultou a conta, e passo a citar "é completamente impossível".

Mas isto é poderá ser verdade!?!??!

Um sistema informático de um banco não regista quem acede à conta mesmo que não tenha sido efectuada qualquer tipo de alteração na conta do cliente?!?! Não há um tracking?!?!

A conta é standard mas ainda assim custa-me a acreditar. Vou aguardar pelo regresso do meu gestor de contas e vou voltar a expor a situação. É que estou mesmo chocada com isto.

Entretanto, existirá alguém que conheça bem o sistema da CGD e possa dar algum contributo para a minha questão?

Agradeço a todos os que partilharam as suas experiências e opiniões.

Muito obrigada!

Carla Catarino

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead