IN_AND_OUT

Dúvidas - Recibos Verdes

13 publicações neste tópico

Boa noite,

A quem me puder ajudar, eu agradeço desde já.

Vou começar a trabalhar na próxima semana a recibos verdes, coisa que nunca aconteceu. Vou então iniciar a actividade mas tenho uma dúvida:

- Sei que estou isenta de pagar SS no primeiro ano, mas e às finanças como se processa? Tenho alguma isenção, tenho de pagar algum valor fixo, variável? O montante anual não chega a 9 mil €.

Obrigada

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à SS, e caso seja a primeira vez que inicia actividade independente, tem direito a pelo menos 12 meses de isenção. Se iniciar esta semana, essa isenção vai até 31/10/2014.

No caso das finanças (IVA e IRS), existe a possibilidade de isenção de iva para um volume anual até 10000.

Do irs, não há isenção, apenas duas formas diferentes de o pagar:

- Por retenção na fonte (geralmente, taxa de 25%) em cada recibo verde (valor base do recibo x 25%).

- Ou no seu caso, como não ultrapassa 10000 / ano, apenas acertar contas na liquidação final, após entrega da declaração de irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à SS, e caso seja a primeira vez que inicia actividade independente, tem direito a pelo menos 12 meses de isenção. Se iniciar esta semana, essa isenção vai até 31/10/2014.

No caso das finanças (IVA e IRS), existe a possibilidade de isenção de iva para um volume anual até 10000.

Do irs, não há isenção, apenas duas formas diferentes de o pagar:

- Por retenção na fonte (geralmente, taxa de 25%) em cada recibo verde (valor base do recibo x 25%).

- Ou no seu caso, como não ultrapassa 10000 / ano, apenas acertar contas na liquidação final, após entrega da declaração de irs.

Boa noite, obrigada pela resposta!

Fiquei bastante esclarecida :) Vou optar pela segunda opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caso opte então pela 2ª opção (sem retenção e acerto na liquidação) tem de fazer essa opção em cada recibo verde passado, colocando no campo da retenção irs "Sem Retenção – Art.º 9, n.º 1, do DL 42/91"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caso opte então pela 2ª opção (sem retenção e acerto na liquidação) tem de fazer essa opção em cada recibo verde passado, colocando no campo da retenção irs "Sem Retenção – Art.º 9, n.º 1, do DL 42/91"

Certíssimo! Muito obrigada :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Comecei a passar recibos verde no início de agosto para serviços e hotelaria, como não ia atingir mais de 10000 anuais fiquei isento de pagar Iva. Neste momento surgiu uma oportunidade de fazer serviços de manutenção industrial (a minha área de formação) numa empresa onde o valor que vou atingir anualmente vai ser superior a 10000 nesta situação devo alterar o regime de insenção agora ou só no início do ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

altera apenas no mês seguinte a passar os 10.000.

atenção que ao passar os 10.000 alem de ter que começar a cobrar IVA, tb tem que começar a fazer retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

altera apenas no mês seguinte a passar os 10.000.

atenção que ao passar os 10.000 alem de ter que começar a cobrar IVA, tb tem que começar a fazer retenção na fonte.

Nesta situação preciso de ter contabilidade?

Posso apresentar despesas?

A empresa diz para passar o recibo mais o Iva, por isso tenho de alterar já, correcto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesta situação preciso de ter contabilidade?

Posso apresentar despesas?

A empresa diz para passar o recibo mais o Iva, por isso tenho de alterar já, correcto?

não é preciso ter contabilidade organizada, pode optar por isso se quiser, mas terá que arranjar um contabilista para a fazer.

quanto ao recibo pergunte à empresa se existe alguma problema em passa-lo sem IVA uma vez que ainda está isento. Se mesmo assim a empresa fizer muita questão, dirija-se às finanças e mude a sua situação.

mas atenção que ao ficar enquadrado num regime de iva tem que fazer trimestralmente a sua declaração de IVA. Pode fazer isso no portal das finanças, basicamente é dizer quanto recebeu, eles fazem as contas emitem um documento com o valor do IVA que tem que pagar ao estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite recebi uma proposta para trabalhar a recibos verdes o valor não é muito alto são 485 euros ,sei que no primeiro ano estou isenta , mas gostava de saber se tenho direito a baixa ou ao subsidio de desemprego será que alguém me pode esclarecer estas dúvidas?

obrigada :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite recebi uma proposta para trabalhar a recibos verdes o valor não é muito alto são 485 euros ,sei que no primeiro ano estou isenta , mas gostava de saber se tenho direito a baixa ou ao subsidio de desemprego será que alguém me pode esclarecer estas dúvidas?

obrigada :-[

Isenta de contribuições para a SS.

Não havendo contribuições, não haverá dias de descontos nem remunerações de referência para o calculo dessas prestações sociais. Logo, não terá direito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora aproveito e questiono:

comecei este mês a passar recibo iliquido não ultrapassa 300 euros / mês como é na área da saúde disseram-me na linha telefónica das finanças que serviços de saúde são isentos de iva. No entanto quanto à retenção na fonte de momento não o faço. (fiz a opção "Sem Retenção – Art.º 9, n.º 1, do DL 42/91"). Questionei se em termos de pagamento de imposto haveria algum tipo de sanção pagar a retenção agora ou no fim do ano fiscal e o que me disseram foi que vai dar ao mesmo o que custa menos é ir pagando aos "bochechos" por exemplo pelo que percebi é com uma retenção de 25% para 300 euros daria desconto por mês de 75 euros / mês ou 900 euros/ano.

A minha questão prende-se com o facto de que numa segunda chamada que fiz me disseram que no caso da actividade de Enfermagem a retenção que julgava ser 25% era de 16,5% isto é um pouco estranho... será que percebi mal... ou estaria a falar no imposto total de rendimentos...

Já agora se alguém puder esclarecer ou souber sitio para fazer simulações. E obter nformações sobre limites de subida de escalões no caso de actividade dependente / independente; é que coloquei esta questão e o que me disseram foi que ninguém sabia responder para tentar com o simulador do portal das finanças...

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora aproveito e questiono:

comecei este mês a passar recibo iliquido não ultrapassa 300 euros / mês como é na área da saúde disseram-me na linha telefónica das finanças que serviços de saúde são isentos de iva. No entanto quanto à retenção na fonte de momento não o faço. (fiz a opção "Sem Retenção – Art.º 9, n.º 1, do DL 42/91"). Questionei se em termos de pagamento de imposto haveria algum tipo de sanção pagar a retenção agora ou no fim do ano fiscal e o que me disseram foi que vai dar ao mesmo o que custa menos é ir pagando aos "bochechos" por exemplo pelo que percebi é com uma retenção de 25% para 300 euros daria desconto por mês de 75 euros / mês ou 900 euros/ano.

A minha questão prende-se com o facto de que numa segunda chamada que fiz me disseram que no caso da actividade de Enfermagem a retenção que julgava ser 25% era de 16,5% isto é um pouco estranho... será que percebi mal... ou estaria a falar no imposto total de rendimentos...

Já agora se alguém puder esclarecer ou souber sitio para fazer simulações. E obter nformações sobre limites de subida de escalões no caso de actividade dependente / independente; é que coloquei esta questão e o que me disseram foi que ninguém sabia responder para tentar com o simulador do portal das finanças...

Cumprimentos

Desconheço que no seu caso em particular (enfermeiro) se aplique uma taxa inferior a 25%.

http://www.pedropais.com/irs/simulador-irs-2013

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead