€ureka

ajuda urgente

7 publicações neste tópico

boa noite a todos.

em novembro recebi a carta com a actualização da prestação (juros- ainda estou em periodo de carencia) para estes 3 meses. sendo que vem discriminado o valor a pagar de 103.88€. de facto em dezembro foi este o valor qe me descontaram, mas agora em janeiro, vi a pouco no Multibanco descontaram-me 121.98€.

o capital em divida é de 25000 a uma taxa de 5.684% (média de outubro a 365 dias 5.184% somando 0.50% do spred).

ao receber a carta, não significa que esse valor será igual durante os proximos 3 meses, uma vez que tou indexada a euribor a 3m.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

So´ perguntando ao banco e´ que podes saber porque e´ que descontaram mais. Realmente tens razão e a prestação, em principio, deveria ficar igual durante 3 meses.

Será que acabou o período de carência? Por acaso nao estas com um regime de prestações mistas, nao?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. acabo de chegar do banco a resposta que me deram foi pelo facto de ter havido uma utilização de capital

Passo a explicar: eu pago a prestação sempre a 19 de cada mês. Até meados de novembro o capital em divida era de 10000€ .em 25 de novembro fizeram-me um deposito de mais 15000€. a explicação que me deram foi que este aumento é devido à contagem dos dias (entre o 25/11 e o 19/12 foi o valor inferior, agora subiu porque a contagem já é do 19/12 ao 19/01).

Só que estou pra aqui a fazer contas mas não consigo chegar a esses valores…

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só que estou pra aqui a fazer contas mas não consigo chegar a esses valores…

Eu também chego a valores ligeiramente inferiores em pouco mais de 1€. O banco não cobra uma comissão de processamento mensal, por acaso?

Já agora, mais uma coisa em que reparei - como é que o banco define a taxa sobre a Euribor a 365 dias? Isso não tinha acabado? A base não devia ser 360 dias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"como é que o banco define a taxa sobre a Euribor a 365 dias? Isso não tinha acabado? A base não devia ser 360 dias?"

pois esta é outra historia, quando questionei o porque de ainda me usarem a taxa a 365 dias disseram que era por ainda estar no perido de utilização do capital.

Pode -me explicar como faz os calculos.

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

10.000 * 0,05684 / 365 * 6 + 25.000 * 0,05684 / 365 * 24 = 102,77€

25.000 * 0,05684 / 365 * 31 = 120,69€

Quanto à Euribor a 365, eu deixava uma reclamação. Tenho ideia que no decreto-lei diz que deve passar a ser usada a Euribor360 assim que houver revisão da taxa (o que claramente já aconteceu). Não me lembro de haver referência a excepções (mas tou de saída para almoçar, não fui reler o DL). Com a reclamação, no mínimo, tens a questão analisada pelo banco de Portugal que há de corroborar ou emitir um esclarecimento quanto a essa "interpretação" do banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead