Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Ze Silva

Divórcio, IRS e união de facto

4 publicações neste tópico

Divorciei-me em Maio mas por questões financeiras continuei a viver na mesma casa com a minha ex-mulher e os meus filhos. Entretanto voltamos a ter uma vida de casal. Pergunto: para efeitos de IRS vou ter que declarar que sou solteiro/divorciado ou podemos entregar o IRS juntos como união de facto?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A declaração de IRS reporta-se à situação que se verificar em 31 de Dezembro do ano em causa.

O divórcio está oficializado, correcto? Mudou a morada fiscal?

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não houve mudança de morada fiscal pois mesmo depois do divorcio oficializado continuamos a viver na mesma casa.

A questão é se podemos alegar união de facto em vez de divorciados?

Para ser uma união de facto é necessário o mesmo domicilio fiscal nos últimos 2 anos.

Apesar do divorcio o domicilio fiscal continua a ser o mesmo ma neste momento vivemos novamente como um casal e para efeitos de IRS a pergunta é se podemos dizer que se trata de uma união de facto? (ainda que com a mesma mulher de quem me divorciei)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há quem se divorcie para poder entregar duas declarações em separado e pagar menos IRS. Vocês separaram-se e, mesmo assim, querem entregar em conjunto. Há coisas engraçadas :)

As Finanças até poderiam desconfiar do cenário em que se divorciam por motivos fiscais. E mesmo aí acho que não podiam fazer nada. Agora, se estão a viver juntos há mais de 2 anos, creio que podem alegar união de facto, sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0