presidentedajunta

Taxa Fixa ou Variável?

11 publicações neste tópico

Estou a pensar comprar casa. Tenho feito algumas simulações e cheguei à conclusão que é um exagero um spread de 5%. Comprar casa só com spread de 2.5 imoveis do banco ou 2% e 1% como às vezes ainda aparecem. Isto pode representar uma diferença de pelo menos 300€ mensais para um financiamento de 160 000€

No entanto o que vos queria perguntar era a vossa opinião relativamente a taxa fixa ou taxa variável. Ora sempre se falou que taxa fixa era bom negócio para o banco e péssimo para o cliente.

Ora até aceito que assim fosse mas quando uma Euribor estava no seu normal 2% ou 2,5% em que havia probabilidade de ela descer com conjunturas económicas mais adversas e portanto o cliente que tivesse taxa fixa perderia dinheiro.

Agora atendendo a que a Euribor está em mínimos históricos, entendo que tem muito mais margem para subir que para descer, pelo que nas simulações que fiz normalmente a diferença na prestação ronda os 40€. Ora 40€ parece-me muito pouco para o descanso que poderá ser ver a prestação cavalgar 150 a 200€ quando a Euribor voltar ao seu normal 2% ou 2,5%. É claro que poderei andar 2 ou 3 anos a pagar uma Euribor maior do que está mas depois penso que no médio e longo prazo poderei beneficiar bastante.

Pelo que vi os bancos calculam uma Euribor para o dobro ou seja taxa fixa Euribor a 0,64 quando ela está a 0,334 a 6 meses.

O que acham? Estou a pensar correctamente?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

à uns tempos ouvi um comentário do José Gomes Ferreira sobre este assunto e de forma resumida ele dizia para escolherem sempre a taxa variável, porque os bancos calculam a taxa fixa sobre o pior cenário possível e sobre esse cenário ainda aplicam uma margem de segurança.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso estão  afazer o dobro o que continua a ser uma taxa muito baixa!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

têm mesmo a certeza que é apenas durante 5 anos a taxa fixa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Santander, à data que eu solicitei o crédito habitação, só tinham mesmo essa hipotese... 5 anos de taxa fixa...

Noutros bancos, ou mesmo no Santander neste momento, não sei!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é assim em todos os bancos. Na CGD, por exemplo, dão até 30 anos com taxa fixa. :)

à uns tempos ouvi um comentário do José Gomes Ferreira sobre este assunto e de forma resumida ele dizia para escolherem sempre a taxa variável, porque os bancos calculam a taxa fixa sobre o pior cenário possível e sobre esse cenário ainda aplicam uma margem de segurança.

O pior cenário possível é o spread que o banco faz + a Euribor à data do crédito habitação, pode não ser assim tão mau... Permite uma relativa estabilidade da prestação em si. Se for possível fazer crédito a taxa fixa com 2.00-2.50% anual de taxa de juro, é o ideal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pior cenário possível é o spread que o banco faz + a Euribor à data do crédito habitação, pode não ser assim tão mau... Permite uma relativa estabilidade da prestação em si. Se for possível fazer crédito a taxa fixa com 2.00-2.50% anual de taxa de juro, é o ideal.

um crédito habitação com uma taxa fixa de 2-00-2,50% onde?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

um crédito habitação com uma taxa fixa de 2-00-2,50% onde?

Se fosse possível. Atualmente em termos de spreads o mínimo está em 2-3 bancos e é 2.25-2.5%...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fosse possível. Atualmente em termos de spreads o mínimo está em 2-3 bancos e é 2.25-2.5%...

mas esses são os spread "normais" numa taxa variavel a que se ascrescenta a euribor.

num crédito a habitação a taxa fixa o valor final da taxa é bem superior

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento, a diferença entre a taxa fixa a 5 anos, e a Euribor 6 meses situa-se nos 0,9%.

Por acaso, quando contratei o meu a taxa fixa estava um pouco mais baixa... e a diferença era de apenas 0,45%.

Agora depende de cada um, se para ter uma taxa fixa durante 5 anos, está disposto a pagar neste momento uma taxa superior ao que pagaria de com euribor a 6 meses!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead