fatinha1976

ENI, compras união europeia

4 publicações neste tópico

Olá a todos

Gostaria de ver respondidas algumas questões. Inacreditavelmente na repartição de finanças ninguém me esclareceu totalmente, enfim...

Sou trabalhadora  por conta de outrem. Quero abrir um pequenino negócio online de revenda de produtos que vou adquirir na Alemanha.

- Estou a pensar abrir actividade como ENI e gostava de saber qual o melhor regime???

- A seg social julgo que não pago pois já desconto como trabalhadora por conta outrem certo???

- Como compro sem IVA como faço depois para vender?? Aumento muito mais a margem de lucro, para entregar o IVA às finanças???

Muito obrigado pelas respostas mas sou muito verdinha nestas coisas...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a parte da seg social está certa.

quanto ao IVA, se é um negocio pequeno (menos que 10.000€ ano) pode ficar isenta de IVA, no entanto não percebo a confusão quando ao IVA

vou tentar explicar com exemplos.

Vende um produto por 123€ (100€ + 23€ IVA)

se compra o produto a um fornecedor portugues por 61,50€ (50€ + 11,50€ IVA)

entrega ao estado 23-11,50 = 11,50€ de IVA e o seu lucro é 50€

se compra o produto a um fornecedor alemão por 50€ (50€ + 0€ IVA)

entrega ao estado 23€ de IVA e o seu lucro é 50€

não é por compar na alemanha que tem que aumentar a sua margem de lucro, uma vez que as contas do IVA não entram neste calculo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu caro pauloagsantos, grata pela sua enorme ajuda.

A confusão deve-se ao facto de eu ser leiga nestas condições.

Na minha ignorância penso assim: compro 100€ na Alemanha a IVA 0, então tenho que pagar logo ás finanças em Portugal 23% de 100€. Mas não é assim pois não??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fatinha, o IVA apenas se paga no momento da venda, não faz nenhum sentido voce comprar um produto na alemanha e pagar o IVA aqui em portugal, quando muito pagaria o iva na alemanha. No entanto acho que as compras dentro da união europeia estão isentas de IVA, mas já irão aparecer Users mais experientes do que eu para responder.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor