PrinLeN

Financiamento Empresa

5 publicações neste tópico

Bom dia,

Ando a desenvolver um plano de negócio, para hipoteticamente me poder vir a lançar como empreendedor.

No entanto gostava de conhecer opiniões informais da vossa parte sobre o financiamento.

""Apenas"" com um bom plano de negócio, é possível a banca financiar cerca de 100.000€, sem ter casas e carros ou outros tipos de garantias, mas também ser ter créditos?

Em caso afirmativo poderemos estar a falar de quantos anos para amortizar o investimento?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

""Apenas"" com um bom plano de negócio, é possível a banca financiar cerca de 100.000€, sem ter casas e carros ou outros tipos de garantias, mas também ser ter créditos?

Tudo é possível mas tenho ideia que altamente improvável.

De qualquer forma, só abordando os bancos para saber a resposta a essa pergunta. Convém que o plano de negócio esteja devidamente bem estruturado, que tenhas previsões de custos e proveitos, vários cenários possíveis (optimistas e pessimistas), etc.

Por exemplo, se vais para lá perguntar quantos anos levas a amortizar o investimento, nenhum banco te vai emprestar dinheiro. Tens que ter já uma ideia razoável... e de preferência curta ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro. Estou a prever isso tudo. Tenho alguns conhecimentos na área, pelo que essa parte ""não é preocupante"".

A questão do prazo de amortização é mesmo essa... Ao desenvolver o plano tenho de ter uma ideia do que pode ser um prazo de amortização razoável para que faça sentido os cenários que estou a considerar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens certamente uma previsão de custos (mesmo que fosse um negócio a partir de casa, há sempre o próprio salário, luz, etc) e do volume de negócios (quanto dinheiro vai entrar), para os primeiros anos.

Eu diria que me parece bastante razoável que, numa primeira fase, a maior parte da diferença entre esses dois valores - o lucro - vá servir para amortizar o empréstimo. Com base numa das calculadoras de empréstimos podes tentar jogar com a taxa de juro (que provavelmente seria alta) e o tempo de amortização para chegares a uma prestação compatível com os resultados que prevês (talvez pegando mais pelo cenário pessimista, para dar alguma segurança).

Espero que tenhas uma previsão de lucros fabulosa, porque os bancos ficam bastante nervosos a emprestar tanto dinheiro para ser devolvido num período alargado, sem qualquer garantia por trás. Não tens mesmo bens próprios que possas apresentar como garantia, ou então um fiador que pudesse dar outra segurança ao banco?

Aqui há uns anos atrás lembro-me de ver uma reportagem na TV sobre alguém que tinha lançado um negócio de transporte de crianças para as escolas e ATLs. Explicava que quando contactou os bancos para pedir financiamento inicial para o negócio, lhe foram respondendo com evasivas, que era preciso analisar as previsões de negócio, que não lhe davam garantias, etc, etc. Essa pessoa voltou para casa um pouco desanimada. Mas depois pensou que realmente, a única coisa de que precisava para começar o negócio era dinheiro para comprar uma carrinha. Voltou ao banco, e fez um crédito automóvel quase na hora - esse tipo de negócio os bancos estão habituados a fazer, é muito mais fácil. Conseguir um empréstimo bancário para começar um negócio raramente é fácil mas, às vezes, basta recuar um pouco e olhar para as coisas de outro ângulo :)

Boa sorte

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pedir 100.000€ a um banco para montar um negócio, só se deres o teu aval ao empréstimo. caso contrario acho bastante improvável

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead