TiagoF

Dúvidas com ordenado líquido

4 publicações neste tópico

Boa noite, comecei recentemente a trabalhar e tenho algumas dúvidas em relação ao meu salário liquido e agradecia uma opinião.

Contratualizei 485€ de vencimento base mais 5€ de subsidio de alimentação por dia e pedi para receber duodécimos, a entidade empregadora sugeriu pagar-me 100% em duodécimos, o que aceitei, mas creio que se estejam a enganar nas contas. Faço 39 horas semanais.

Comecei a trabalhar no dia 28/05/2013 e o fecho do mês fez-se a 28/06/2013, ora 23 dias úteis, um dos quais foi feriado. Eis as contas que a entidade empregadora fez:

"22 dias úteis

485€ - vencimento base

110€ - subsídio de alimentação

- 55.12€ segurança social

33,07 subsidio de férias

- 3.64€ segurança social

30.31€ Subsídio de natal

-3.33€ segurança social

Total a receber: 596.29€"

Pelo configurador que o Pedro disponibiliza no blog, e noutros configuradores do género, dá-me isto:

t4bb.png

Porém creio que aqui ainda falta adicionar 35.97€ aos 575.85€ uma vez que a entidade acordou comigo receber os subsídios de férias e o de natal a 100%, o que daria 611.82€, e apesar de o subsidio de alimentação ter sido pago 22 dias, o que eu penso estar correto pois trabalhei um dia no exercício anterior, ainda fica a faltar um dia de trabalho, correto? Isto partindo do pressuposto que nos feriados não é pago o subsídio de alimentação.

Como calculo o valor em falta referente ao dia que trabalhei no exercício anterior e será que estou a fazer bem todas as contas?

Obrigado desde já por terem chegado até aqui... :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cada dia efetivo de trabalho tem-se direito ao subsídio de alimentação, seja feriado ou não, mas penso que também depende de empresa para empresa. A questão aqui também passa por, se o subsídio de alimentação é pago em dinheiro e é superior a 4.27€ diários, então o remanescente até aos 5€ é taxado a 11% para a SS.

Sendo o base 485€ então:

Base - 485€

Subs alimentação isento - 93.94€ (22*4.27€)

Subs alimentação não isento - 16.06€ (22*0.73€)

Descontos SS - (485+16.06)*0.11=55.12€

Líquidos - 539.88€

Até aqui, coincide.

Eu não percebo é os cálculos dos duodécimos, se é pago a 100% por mês, deveria ser:

Subs férias - 485/12=40.42€

Subs Natal - 485/12=40.42€

Descontos SS subs férias - 4.45€

Descontos SS subs Natal - 4.45€

Líquidos - 35.97€*2=71.94€

A receber - 539.88+71.94=611.82€

À partida é isto que terias a receber, e dá o mesmo valor que referiste.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Claudio, pelas minhas contas o meu empregador tem que me 'dar' 31,06€ referentes aos acertos dos subsídios de Maio e Junho, mais o dia de trabalho que ele não contabilizou, e sobre esse dia reside a minha maior dúvida, como calculo quanto vale cada dia de trabalho? Quer nos meses com 22 ou 20 dias úteis o vencimento base é o mesmo e não sei por quantos dias divido os 485€. :-\

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Claudio, pelas minhas contas o meu empregador tem que me 'dar' 31,06€ referentes aos acertos dos subsídios de Maio e Junho, mais o dia de trabalho que ele não contabilizou, e sobre esse dia reside a minha maior dúvida, como calculo quanto vale cada dia de trabalho? Quer nos meses com 22 ou 20 dias úteis o vencimento base é o mesmo e não sei por quantos dias divido os 485€. :-\

Obrigado.

Sim, nesse caso da diferença pelas contas da entidade empregadora (596.29€) e as que supostamente deveriam ser (611.82€), dá 15.53€ de diferença por mês.

Eu penso que em relação a essa questão é mais fácil calcular o valor por cada hora de trabalho e multiplicar pelas horas que se faz nesse dia. O cálculo é o seguinte:

HNT = (VM*12) / (HS * 52) onde HNT - Hora normal de trabalho, VM - vencimento mensal e HS - horas semanais

HNT = (485*12) / (39*52) = 2.87€

Se fizeres 8h diárias então num dia tens a receber 2.87€*8h=22.96€ (brutos)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor