imdc

comprar/vender/construir

13 publicações neste tópico

Olá a todos.

Tenho um terreno herdado,onde já está tudo legalizado para se construir.

E tb possuo uma hipoteca do apartamento onde vivemos.

No entanto,cá por casa vamos pensando o que poderemos então fazer com o q temos,e o que se torna mais vantajoso e mais barato tendo em conta a conjuntura económica do país.

Já pensamos em várias hipóteses:

-vender o nosso apartamento e construir casa no terreno;

-vender o apartamento e o terreno e comprar casa já pronta a habitar;

-ou manter-me como estou e plantar umas batatinhas lá no terreno...eheheh;

A ultima hipotese foi mesmo para descontrair.

Como poderemos saber qual a melhor solução,e que não nos deixe muito sobrecarregados de hipotecas??

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

A minha opinião...

• Vender o apartamento: o mercado está em baixo, pelo que nunca obterão um valor decente pelo mesmo (pode variar com a localização do mesmo).
  • Construir: preços materiais e mão de obra desceram, pelo que conseguem-se melhores preços.

Se têm capital, construir poderia ser uma opção e no fim da mesma, poderiam arrendar o apartamento. Pedir uma nova hipoteca, esqueçam.

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já pensamos em várias hipóteses:

-vender o nosso apartamento e construir casa no terreno;

-vender o apartamento e o terreno e comprar casa já pronta a habitar;

-ou manter-me como estou e plantar umas batatinhas lá no terreno...eheheh;

A ultima hipotese foi mesmo para descontrair.

Como poderemos saber qual a melhor solução,e que não nos deixe muito sobrecarregados de hipotecas??

Uma mera hipótese. Têm 150 mil euros disponiveis para que vos façam uma casa pronta a habitar?

Sim. Então avancem e vendam ou arrendem o vosso apartamento.

Não. Então esqueçam e usufruam da hipótese 3 que ainda é a melhor de todas e ajuda a descontrair!...

De resto, concordo com a opinião de(ou da) "m--m", embora a mão de obra seja discutível e uma questão de sorte. Ainda há "construtores" que só trabalham se lhes derem X€ para a mão. Abaixo desse valor, preferem não fazer nada!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma mera hipótese. Têm 150 mil euros disponiveis para que vos façam uma casa pronta a habitar?

Sim. Então avancem e vendam ou arrendem o vosso apartamento.

Não. Então esqueçam e usufruam da hipótese 3 que ainda é a melhor de todas e ajuda a descontrair!...

De resto, concordo com a opinião de(ou da) "m--m", embora a mão de obra seja discutível e uma questão de sorte. Ainda há "construtores" que só trabalham se lhes derem X€ para a mão. Abaixo desse valor, preferem não fazer nada!...

Lógico que essa quantia não tenho,nem lá tão perto,mas tb não pretendia uma casa nesse valor...talvez por metade.Acho que não seria impossivel.

O mais dificil seria encontrar um construtor que estivesse de acordo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas comento para dizer que concordo com o/a ABCD, a hipótese 3 é mesmo a ideal neste momento, a não ser que tenha o capital total ou uma grande parte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apenas comento para dizer que concordo com o/a ABCD, a hipótese 3 é mesmo a ideal neste momento, a não ser que tenha o capital total ou uma grande parte.

Sim,essa é a hipotese mais correcta,mas pensei agora noutra hipotese,vender o terreno e por o dinheiro numa conta a prazo durante algum tempo...decerto daria para comprar uma casa já pronta a habitar,c/dinheiro na mão,sem creditos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é fácil de dizer, e quem lhe vai comprar o terreno? Não quero parecer pessimista mas não está fácil para vender. Esta crise só produz ricos e acaba com a classe média, 95% da população não tem dinheiro para terrenos, restam-lhe 500mil possíveis interessados, dos quais alguns milionários. :laugh:

Agora a sério, tem que nos dizer a sua idade e a da sua/seu parceira/parceiro, se esse apartamento que tem está pago e qual o valor aproximado dele, quais os motivos que vos levam a pensar sair de um apartamento, quais os investimentos que pretendem para o futuro, filhos, poupanças que tenham e quanto sobra do vosso vencimento depois de despesas, etc... assim sem informações não conseguimos dar uma opinião com alguma validade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

casal com 36anos

2filhos menores

poupanças-40.000euros

imovel-75.000(ainda devemos 65.000)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lógico que essa quantia não tenho,nem lá tão perto,mas tb não pretendia uma casa nesse valor...talvez por metade.Acho que não seria impossivel.

O mais dificil seria encontrar um construtor que estivesse de acordo.

Uma resposta destas na mão de certos construtores é meio caminho andado para ficar desiludido... mas nada de ficar desanimado. Com esse capital que tem de lado, amortizava o crédito relativo a esse apartamento e ficava com uma prestação mensal muito mais suave... Se contratou o crédito por um longo período de tempo, amortizava, não no capital, mas no tempo. E porquê? Porque não é bom ter um segundo crédito bancário. Atrás do segundo vem o terceiro... e quando já não tiver controlo é que se vai aperceber que pode ter cometido um erro de avaliação... E tal como está o mercado, dificilmente consegue vender o(s) seu(s) ativo(s) em tempo útil, sem perder capital, para fazer face às despesas... Dito de outra forma, jogue pelo seguro.

Relativamente à construção de casa no terreno herdado. É verdade que há casas para todos os valores. Ainda recentemente vi uma que já está construída em madeira e é só transportar para o terreno (ou montar, tipo "lego") e fazer as ligações à rede sanitária e à eletricidade. Creio que o capital andará um pouco acima do valor que tem nas economias, pois é necessário pedir licenças camarárias, de obras, fiscalização, saneamento, esgotos, eletricidade... Mas pode-se livrar de todas estas burocracias, entregando esse trabalho à empresa que contratar. Agora não sei se está inclinado para uma casa de madeira, ao bom estilo do faroeste... Pelo que li, bem estimadas duram várias décadas e não necessitam de grande manutenção...

Fica aqui esta sugestão, na eventualidade de lhe perguntarem o que quer fazer...

NOTA - Troque impressões com alguêm que esteja a tentar vender um apartamento, nos dias que correm: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9192.msg77889#msg77889

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A não ser que o agregado tenha rendimentos de 3000€+ mensais não vejo como possa ser seguro construir, ainda por cima com 2 filhos e uma enorme parte do apartamento para pagar. Na minha opinião é um risco grande partir para uma 'aventura' dessas.

Descapitalizar totalmente também não concordo, talvez abater 20k€ e reduzir no prazo das prestações do apartamento para poder então construir a sua casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Relativamente à construção de casa no terreno herdado. É verdade que há casas para todos os valores. Ainda recentemente vi uma que já está construída em madeira e é só transportar para o terreno (ou montar, tipo "lego") e fazer as ligações à rede sanitária e à eletricidade. Creio que o capital andará um pouco acima do valor que tem nas economias, pois é necessário pedir licenças camarárias, de obras, fiscalização, saneamento, esgotos, eletricidade... Mas pode-se livrar de todas estas burocracias, entregando esse trabalho à empresa que contratar. Agora não sei se está inclinado para uma casa de madeira, ao bom estilo do faroeste... Pelo que li, bem estimadas duram várias décadas e não necessitam de grande manutenção...

Fica aqui esta sugestão, na eventualidade de lhe perguntarem o que quer fazer...

NOTA - Troque impressões com alguêm que esteja a tentar vender um apartamento, nos dias que correm: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9192.msg77889#msg77889

Eis o link: http://www.casaprefabricada.org/vantagens-das-casas-pre-fabricadas-2

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a procura de outras fontes de renda extra alguém sabe se aqui tem algum tópico sobre o tema?

Abs

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, quais dicas para trabalhar com marketing digital vocês me dão? Gostaria de fazer algum curso dessa area para aprender trabalhar com blogs, ou trabalhar como afiliado, conheci esse site aqui: demolição digital ,acho que deve ser bom, o que vocês acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead