imdc

agregado familiar

7 publicações neste tópico

Ao ler uns tópicos aqui do forum acerca de abonos de familia,percebi que temos que indicar na SS toda a gente que mora cá em casa??è que tenho a minha mãe a morar conosco,mas não ela não está inserida no nosso irs,nem agrgado familiar.

Será que posso vir a ter problemas com isso?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São conceitos diferentes, regulados por legislações diferentes.

O agregado familiar para a SS não é necessariamente o mesmo que para efeitos fiscais. Não tens nada a recear.

Aliás, se a tua mãe não tiver rendimentos até saís beneficiados, uma vez que o rendimento per capita vai diminuir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha mãe é reformada.

Perguntei isto pq recebo abono dos meus filhos(3ºescalão),e tenho receio q depois tenha q devolver todo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então a pensão dela entra como rendimento e podeis subir de escalao..

Se a SS ou o fisco sabem que as vossas moradas são as mesmas então arriscam-se a que um dia destes cruzem essa informação e descubram que moram todos juntos e que prestaram falsas declarações e obrigar a devolver as prestações indevidamente recebidas.

Vai à SS e faz uma atualização do agregado familiar. Nem precisas de dizer que a situação existe há algum tempo, faz como se ela tivesse mudado agora. Mesmo que percas o direito ao abono, sempre é melhor do que estar a recebê-las com o receio de um dia vir a ter de devolver tudo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E não terei de devolver o q já recebi?è o mais certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E não terei de devolver o q já recebi?è o mais certo.

O agregado familiar pode mudar em qualquer altura, não faz sentido que isso tivesse impacto para o passado.

Só terás que devolver as prestações se descobrirem que a situação já vem de trás (não é impossível mas também não é certo que isso venha a acontecer). Eventualmente receberás uma prestação a mais que poderás ter de devolver mas isso é algo que podes esclarecer quando fores à SS atualizar os dados...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor