ABCD

Poupar no abastecimento de combustível

72 publicações neste tópico

Gostaria de ler algumas sugestões e/ou alternativas de abastecimento de combustível utilizando as promoções no mercado, deixando de lado a "qualidade" da marca X, Y ou Z.

Parece-me que sendo titular de cartão Jumbo e abastecendo nas suas bombas, para além do combustível ser mais em conta ainda se obtem 2% de desconto sobre o valor abastecido, compensa.

No entanto, verifiquei recentemente que nalgumas bombas da GALP, as que aceitam o talão do continente, agora é possível descontar pontos do cartão GALP. Ainda não fiz contas.

Qual destas duas opções será a mais vantajosa?

Outras alternativas e suas vantagens?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tanto o sistema do Jumbo ou do Continente só é vantajoso se as pessoas fizerem as compras do mês onde aproveitam a mesma viagem e abastecem o carro, recebendo talões de desconto num sistema tipo vice-versa.

Agora ir de propósito a uma destas lojas só porque tem um talão de desconto e trazer todo contente da vida um pacote de bolachas de "borla", acho que é um passo em falso mas... cada um é como cada qual.

Para quem não utiliza estas lojas e/ou não está para ser subjugado ao marketing, aproveita os descontos dos postos de marca ao fim de semana, ou utiliza cartões como o frota azul, ACP, etc, que praticam mais o sistema desconto na hora, ou utiliza os postos de combustíveis low-cost sem estarem associados a outros produtos ou empresas.

A verdadeira poupança está em comprar o que realmente faz falta e aproveitar se possível as promoções/talões que se encaixem na compra, e não comprar mais do que devia só para  ter a ilusão de uma grande poupança.

Faz-me lembrar aqueles aditivos avulso para misturar no combustível para o carro gastar menos... como se os aditivos fossem de borla... Assim como ficar nas grandes filas de espera nos postos low-cost, só para abastecer o carro com 5 ou 10€. shocked.gif

No meu caso, utilizo os dias especiais ou cartões em combustíveis de marca que me permitem pelo menos igualar o preços da marca branca, evitando assim grandes filas para abastecer e sempre com o objectivo de atestar o depósito, para não andar de 3 em 3 dias a parar nas bombas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tanto o sistema do Jumbo ou do Continente só é vantajoso se as pessoas fizerem as compras do mês onde aproveitam a mesma viagem e abastecem o carro, recebendo talões de desconto num sistema tipo vice-versa.

Agora ir de propósito a uma destas lojas só porque tem um talão de desconto e trazer todo contente da vida um pacote de bolachas de "borla", acho que é um passo em falso mas... cada um é como cada qual.

Para quem não utiliza estas lojas e/ou não está para ser subjugado ao marketing, aproveita os descontos dos postos de marca ao fim de semana, ou utiliza cartões como o frota azul, ACP, etc, que praticam mais o sistema desconto na hora, ou utiliza os postos de combustíveis low-cost sem estarem associados a outros produtos ou empresas.

A verdadeira poupança está em comprar o que realmente faz falta e aproveitar se possível as promoções/talões que se encaixem na compra, e não comprar mais do que devia só para  ter a ilusão de uma grande poupança.

Faz-me lembrar aqueles aditivos avulso para misturar no combustível para o carro gastar menos... como se os aditivos fossem de borla... Assim como ficar nas grandes filas de espera nos postos low-cost, só para abastecer o carro com 5 ou 10€.[img height=15 width=15]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/shocked.gif

No meu caso, utilizo os dias especiais ou cartões em combustíveis de marca que me permitem pelo menos igualar o preços da marca branca, evitando assim grandes filas para abastecer e sempre com o objectivo de atestar o depósito, para não andar de 3 em 3 dias a parar nas bombas.

Sou cliente habitual do Jumbo e do Continente.

Habitualmente abasteço o depósito. Não vejo qualquer vantagem em atestar 5 ou 10€.

Tirando estas considerações menores, não percebi qual o seu processo de poupança!?....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já atestei o deposito nos 2 sitios.

No jumbo atestei com 70euros,na altura a gasolina estava a 1,52 por litro e com os 2% do cartao jumbo tive um vale de 1,40...

No Galp,atestei com 60euros,o preço estava 1,60,mas como meti no fim de semana tive 6%de desconto imediato,o que fez 1,54 por litro,e juntei o vale de desconto de 10centimos por litro,o que deu 1,44 por litro.

E ainda acumulei quase 5euros no cartao continente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho cartão do Montepio, que dá 6 cêntimos na Repsol, mais o cartão de pontos por cada € abastecidos. Todos os fins de semana o posto mais perto de mim dá ainda 6 cêntimos por litro de desconto. Até agora ainda estou para descobrir uma alternativa melhor para mim. A da Galp ainda considerei, mas como os descontos de fds são só uma vez por mês....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho cartão do Montepio, que dá 6 cêntimos na Repsol, mais o cartão de pontos por cada € abastecidos. Todos os fins de semana o posto mais perto de mim dá ainda 6 cêntimos por litro de desconto. Até agora ainda estou para descobrir uma alternativa melhor para mim. A da Galp ainda considerei, mas como os descontos de fds são só uma vez por mês....

isso e uma qualquer aplicação para "smartphone" (ou algum site), que diga/procure qual o preço mais vantajoso na proximidade.

É facil encontrar, numa mesma rua, distanciadas de algumas centenas de metros, duas marcas diferentes (das referidas em cima) com diferenças de 2 céntimos... mesmo após descontos, cartões ou talões ....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vamos supor duas viaturas. Atesto a mesma quantidade de combustível em bombas comerciais diferentes.

Verifico o preço da gasolina, consultando o seguinte site: http://www.maisgasolina.com/

Jumbo

50,0 x 1,559€ = 77,95€

Uso o cartão do Jumbo e recebo um desconto de 2% sobre o valor de combustível atestado:

77,95 - 1,56€ = 76,39€

O litro de combustível fica a 1,528€ e recebo um talão com 1,56€ para descontar nas compras que efetuar no Jumbo a partir do dia seguinte.

Galp

50,0 x 1,674 = 83,70€

Com o talão de desconto do continente no valor de 0,10€, 5€ vão para o cartão do continente.

Uso 250 pontos do cartão GALP e obtenho 1,5€ de desconto imediato no combustível.

83,70€ - 1,50€ = 82,20€

Atendendo a que 5€ foram para o cartão resultado do abastecimento de combustível:

82,20€ - 5€ = 77,20€

O litro de combustível fica a 1,544€ e fico com 5€ no cartão continente para usar a partir do dia seguinte.

Para estes dois exemplos, embora o talão nas compras do Jumbo seja menor, compensa mais continuar a abastecer nas bombas do Jumbo, ou não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para estes dois exemplos, embora o talão nas compras do Jumbo seja menor, compensa mais continuar a abastecer nas bombas do Jumbo, ou não?

Para estes dois exemplos, tu próprio já fizeste as contas e sai mais barato no Jumbo.

Mas a diferença é inferior a 1€ para um depósito de combustível, eu diria que mais vale ir à que der mais jeito em cada altura :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se puser aos fins-de-semana na galp,ainda apanha mais 6centimos de desconto por litro...a acumular com o resto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se puser aos fins-de-semana na galp,ainda apanha mais 6centimos de desconto por litro...a acumular com o resto...

Como assim?

Em todas as bombas da Galp ou só nalgumas?

Só conheço o desconto de 0,10€ do talão do continente... e a possibilidade de obter desconto usando pontos GALP!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou cliente habitual do Jumbo e do Continente.

Habitualmente abasteço o depósito. Não vejo qualquer vantagem em atestar 5 ou 10€.

Tirando estas considerações menores, não percebi qual o seu processo de poupança!?....

Eu não utilizo as grandes superfícies regularmente, pelo que não tenho vantagem com os talões de desconto no sistema vice-versa. O processo que utilizo é: preço de fim-de-semana + ACP ou ACP nos dias 9 de cada mês ou só ACP num dia normal consoante calha o depósito do carro a ficar quase vazio.

Óbviamente, para usar o ACP terá que ser com combustível da BP. Com o cartão de pontos da BP, este permite-me abater os mesmos na quota de sócio do ACP. Metade da quota de sócio anual fica paga com os pontos BP, a outra metade paga-se a ela própria mediante os descontos das parcerias.

Conclusão:

Com estas "equações" compro combustível de marca, compro ao preço das low-cost, e sou sócio ACP com quota paga!

É actualmente o sistema que me serve melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está essa promoção a decorrer até final de julho...aqui na minha zona tem uma Galp que tem às sextas e sábados,e a outra aos sábados e domingos.

Como assim?

Em todas as bombas da Galp ou só nalgumas?

Só conheço o desconto de 0,10€ do talão do continente... e a possibilidade de obter desconto usando pontos GALP!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso na bomba da GALP onde abasteci, um domingo, aceita talões do continente e contaram-me que podia descontar pontos. Não me informaram dessa possibilidade acrescida de 0,06€. Essa promoção deve ser muito localizada e como vai só até fim de Julho, não se pode generalizar à maioria das bombas GALP...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

... O processo que utilizo é: preço de fim-de-semana + ACP ou ACP nos dias 9 de cada mês ou só ACP num dia normal consoante calha o depósito do carro a ficar quase vazio.

Óbviamente, para usar o ACP terá que ser com combustível da BP. Com o cartão de pontos da BP, este permite-me abater os mesmos na quota de sócio do ACP. Metade da quota de sócio anual fica paga com os pontos BP, a outra metade paga-se a ela própria mediante os descontos das parcerias.

Conclusão:

Com estas "equações" compro combustível de marca, compro ao preço das low-cost, e sou sócio ACP com quota paga!

É actualmente o sistema que me serve melhor.

Se possível, gostaria de saber mais em detalhe a poupança que consegue.

Já tive cartão do ACP e da última vez pagava 42,5€ duas vezes por ano, senão estou em erro.

Creio que agora deverá ser um pouco mais elevado e próximo dos 100€ por ano... Como funcionam os pontos BP e quais são as parcerias comuns?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os preços da quota ACP:

Com assistência em viagem:  - 14 aos 17 anos (1 assistência em viagem) - 39€/Ano

-  18 aos 25 anos (1 assistência em viagem) - 39€/Ano

-  18 aos 25 anos (2 assistências em viagem) - 63€/Ano

-  Mais de 25 anos - 84€/Ano

-  Cônjuge de Sócios - 42€/Ano

Sem assistência em viagem:  0 aos 17 anos - Grátis

-  Mais de 25 anos - 42€/Ano

A relação de poupança com os descontos BP:

http://www.acp.pt/O-Clube/Saiba-mais/Descontos/Desconto-BP

O desconto normal na BP com o cartão ACP é de 0,06€/L e 0,09€/L nos dias 9 de cada mês sobre o preço tabelado. Se o preço tabelado tiver desconto de fim-de-semana, este acumula com o desconto do ACP.

Exemplo: 0,06€ desconto do posto + 0,06€ ou 0,09€ desconto do ACP.

Ao mesmo tempo são acumulados pontos no cartão da BP (mínimo 1 ponto por cada litro de combustível) que podem ser abatidos quando for hora de pagar a quota do ACP na razão de 100 pontos = 1€.

Para juntar ainda mais a festa é possível associar ao novo cartão do Pingo Doce que também dá desconto em combustíveis da BP consoante o valor das compras. ::)

Parece confuso para quem não está por dentro, mas...

Exemplos de parcerias que utilizo para além do desconto no combustível: na compra de 10 fichas para lavar o carro no Elefante Azul oferecem mais 2 (equivalente a 2€), nos serviços auto (alinhamento da direcção, pneus novos, etc), alojamento, bilhetes para espetáculos ou eventos, acrescenta uns pózinhos às taxas de juros dos depósitos no BIG, etc, etc.

Tudo para dizer que, fico com a quota do ACP paga, tenho sempre menos 0,06€ a 0,15€ por litro nos combustíveis, sem grandes filas de espera e, o que provier dos descontos com as restantes parcerias é lucro.

Esta é a equação que actualmente me interessa.  ;) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os preços da quota ACP:

Com assistência em viagem:  - 14 aos 17 anos (1 assistência em viagem) - 39€/Ano

-  18 aos 25 anos (1 assistência em viagem) - 39€/Ano

-  18 aos 25 anos (2 assistências em viagem) - 63€/Ano

-  Mais de 25 anos - 84€/Ano

-  Cônjuge de Sócios - 42€/Ano

Sem assistência em viagem:  0 aos 17 anos - Grátis

-  Mais de 25 anos - 42€/Ano

A relação de poupança com os descontos BP:

http://www.acp.pt/O-Clube/Saiba-mais/Descontos/Desconto-BP

O desconto normal na BP com o cartão ACP é de 0,06€/L e 0,09€/L nos dias 9 de cada mês sobre o preço tabelado. Se o preço tabelado tiver desconto de fim-de-semana, este acumula com o desconto do ACP.

Exemplo: 0,06€ desconto do posto + 0,06€ ou 0,09€ desconto do ACP.

Ao mesmo tempo são acumulados pontos no cartão da BP (mínimo 1 ponto por cada litro de combustível) que podem ser abatidos quando for hora de pagar a quota do ACP na razão de 100 pontos = 1€.

Para juntar ainda mais a festa é possível associar ao novo cartão do Pingo Doce que também dá desconto em combustíveis da BP consoante o valor das compras. ::)

Parece confuso para quem não está por dentro, mas...

Exemplos de parcerias que utilizo para além do desconto no combustível: na compra de 10 fichas para lavar o carro no Elefante Azul oferecem mais 2 (equivalente a 2€), nos serviços auto (alinhamento da direcção, pneus novos, etc), alojamento, bilhetes para espetáculos ou eventos, acrescenta uns pózinhos às taxas de juros dos depósitos no BIG, etc, etc.

Tudo para dizer que, fico com a quota do ACP paga, tenho sempre menos 0,06€ a 0,15€ por litro nos combustíveis, sem grandes filas de espera e, o que provier dos descontos com as restantes parcerias é lucro.

Esta é a equação que actualmente me interessa.  ;) 

Obrigado por partilhar, agora de forma mais detalhada, a sua "equação".

Hei-de fazer as contas para ver em quanto tempo consegue pagar a "quota" ACP!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É fácil. Ao fim de abastecer 12.000 euros de gasóleo  :laugh:

E eu que gasto 60 euros/semana, deixa ver.... 6 vezes 4... mais 2.... Ao fim de 5 anos consigo ter um ano de borla na quota do ACP  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas ilustres!

No meu caso, tento abastecer onde vir melhor relação qualidade/preço. Amiude, abasteço na Repsol, pois, tal como o ruicarlov, também eu tenho o cartão do Montepio, e, perto da minha casa, o desconto directo dos 6 centimos por litro é diário, se a isso juntar os 6 do cartão são 12 centimos por litro em qualquer dia da semana. No Pingo Doce, quem fizer 40€ em compras carrega no cartão 2€ a descontar na BP, assim, para quem for cliente assíduo poderá ser interessante...

Deixo aqui um link, que não sei se conhecem, com os preços em diversas bombas nacionais e de todas as marcas para que possam comparar  ;) :

http://www.maisgasolina.com/

Um abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É fácil. Ao fim de abastecer 12.000 euros de gasóleo  :laugh:

E eu que gasto 60 euros/semana, deixa ver.... 6 vezes 4... mais 2.... Ao fim de 5 anos consigo ter um ano de borla na quota do ACP  ;D

Gostava de ver as suas contas, parece-me que está redondamente enganado nas contas que anda a fazer.

Sou sócio ACP até Outubro deste ano mas decidi não renovar porque na família tenho quem me empreste o cartão e de vez em quando diesel low cost pode ser uma opção para chegar até ao próximo dia 9. Uma vez que passei a fazer bastante menos km neste momento um depósito costuma dar para um mês.

Para 30kkm, que foi o que eu fiz nos últimos 4 anos, com um consumo na casa dos 6L/100km, gastava cerca de 1800L de gasóleo por ano:

2608€(preço tabela de hoje)

2500€(-6cent), menos 108€

2464€(-9cent), menos 144€

Como se pode ver dava uma poupança suficiente para compensar os 39€ que pagava, e aqui ainda nem estou a colocar o desconto da bomba, que no caso da que eu usava mais ainda subtraia 4cent a menos por litro, dando sempre um preço inferior ou idêntico aos combustíveis low cost. Também usava os pontos para ir ao cinema, se contabilizasse isso ainda daria maior poupança logo não entendo como fala em 12000€ de diferença. :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aconselho a aplicação Gasol, é a mais completa que conheço para IOS e Android e tem a função génio que é mesmo de génio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

´

Então se cada 100 pontos do cartão da BP dá 1 euro de desconto no ACP, e se a quota do ACP para quem tem mais de 25 anos são 84 euros, precisa de 84x100=8400 pontos. Considerando o gasóleo a cerca de 1,40 e se cada ponto da BP é um litro, isto dá 11.760 euros.... isto para pagar a quota do ACP

Mas isto são contas só para pagar a quota do ACP. E nem toda a gente gsta cerca de 12000 euros/ano de gasóleo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O preço para +25 pode ser de 42€ se optar por não ter assistência em viagem, e as suas contas não fazem qualquer sentido, desculpe lá a insistência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas não podem ser feitas somente na base da utilização dos combustíveis, e mesmo assim, este permite obter desconto imediato e ajuda a pagar a quota ACP, senão vejamos:

Se um carro andar 10.000 km por ano, que gaste em média 6L/100km consegue:

1º - ter desconto anual de 36€ (600L/ano X 0,06€) ou 54€ (600L X 0,09€). E não estou a contar com     

os descontos acumulados de fim-de-semana. ;)

2º - se 600L dá 600 pontos BP, que poderão ser abatidos à quota na medida de 6€/ano, obtemos então:

42€ ou 60€ respectivamente, parcela que permite liquidar ou reduzir a quota.

3º - se utilizar o cartão nas mais diversas parcerias, o cartão depressa fica pago e continuo a ter descontos

em bens e em serviços que não sejam só supermercados ou combustíveis. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas não podem ser feitas somente na base da utilização dos combustíveis, e mesmo assim, este permite obter desconto imediato e ajuda a pagar a quota ACP, senão vejamos:

Se um carro andar 10.000 km por ano, que gaste em média 6L/100km consegue:

1º - ter desconto anual de 36€ (600L/ano X 0,06€) ou 54€ (600L X 0,09€). E não estou a contar com     

osdescontos acumulados de fim-de-semana. ;)

2º - se 600L dá 600 pontos BP, que poderão ser abatidos à quota na medida de 6€/ano, obtemos então:

42€ ou 60€ respectivamente, parcela que permite liquidar ou reduzir a quota.

3º - se utilizar o cartão nas mais diversas parcerias, o cartão depressa fica pago e continuo a ter descontos

em bens e em serviços que não sejam só supermercados ou combustíveis. :)

Compreendo, mas os Jumbos, intermarchés e outros também fazem descontos diretos sem cartão, como tal também não se pode fazer assim as contas...

Mas cada um opta por aquilo que achar mais conveniente, pois cada caso é um caso

Vê lá que eu tenho um cartão da Repsol/Montepio e nem o uso  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado por partilhar, agora de forma mais detalhada, a sua "equação".

Hei-de fazer as contas para ver em quanto tempo consegue pagar a "quota" ACP!  ;)

Vou supor quatro viaturas. Atesto a mesma quantidade de combustível em bombas comerciais diferentes.

Verifico o preço da gasolina, hoje, consultando o seguinte site: http://www.maisgasolina.com/

Jumbo (cartão gratuito)

50,0 x 1,519€ = 75,95€

Uso o cartão do Jumbo e recebo um desconto de 2% sobre o valor de combustível atestado:

75,95 - 1,52€ = 74,43€

O litro de combustível fica a 1,489€ e recebo um talão com 1,52€ para descontar nas compras que efetuar no Jumbo a partir do dia seguinte.

Galp (cartão gratuito)

50,0 x 1,649 = 82,45€

Com o talão de desconto do continente no valor de 0,10€, 5€ vão para o cartão do continente.

Uso 250 pontos do cartão GALP e obtenho 1,5€ de desconto imediato no combustível.

82,45€ - 1,50€ = 75,95€

Atendendo a que 5€ foram para o cartão resultado do abastecimento de combustível:

75,95€ - 5€ = 70,95€

O litro de combustível fica a 1,519€ e fico com 5€ no cartão continente para usar a partir do dia seguinte.

Repsol (cartão montepio - repsol, sujeito a quotas de 12€ ou de 24€ anuais)

50,0 x 1,649 = 82,45€Desconto fim de semana de 0,06€ adicionado aos 0,06€ do cartão.

82,45€ - 6,0€ = 76,45€

O litro de combustível fica a 1,529€.

BP - ACP (anualidade de 84€)

50,0 x 1,659 = 82,95€

Hipótese 1 (não me preocupo com o dia 9): Se descontar 0,06€ (bomba) + 0,06€ (cartão), temos:

82,95€ - 6,0€ = 76,95€

Hipótese 2 (atesto no dia 9): desconta 0,06€ (bomba) + 0,09€ (cartão):

82,95€ - 7,5€ = 75,45€

O litro de combustível fica a 1,539€ (hipótese 1) ou a 1,509€ (hipótese 2).

Observação: é necessário atestar duas vezes 50L para usufruir de 100 pontos (1€ em cartão).

Se as contas estão bem feitas (alguêm pode confirmar, relativamente às bombas da Repsol e da BP - ACP, se faz favor?), atestar na bomba do Jumbo ainda é a mais favorável (e ainda recebo um talão de desconto em compras no valor de 1,52€). Apenas na hipótese 2 se consegue uma vantagem relativamente à bomba da Galp. Com a necessidade de pagar a anualidade do cartão ACP, será preciso "usufruir" das diferentes promoções do cartão ACP... e que não consigo contabilizar recorrendo apenas ao desconto no combustível...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead