Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante João Escarameia

Impostos Imóveis

3 publicações neste tópico

Boa Noite,

Estou numa situação um bocado enrolada. Vivo com a minha namorada num apartamento que ela tinha comprado com o ex-namorado dela. Para efeitos de registo predial o apartamento é deles os 2. No entanto, fizemos um negócio para uma permuta para outro apartamento e a nível bancário está tudo tratado, seguindo-se agora as escrituras

As minhas dúvidas são:

-Como faço a nível de registo predial para o ex dela "sair" desta casa e entrar eu para poder escriturar a permuta? Qual a forma mais barata a nível de impostos?

Ele não quer saber da casa para nada, aliás, até se quer limpar o nome, tanto da casa como do crédito. Por aí não há problema. O problema é fazer legalmente e barato.

Obrigado pela Vossa ajuda.

João Escarameia.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fossem ex-casados em vez de ex-namorados a coisa ficava mais simples. Assim alguém terá de comprar a parte do "ex" e pagar IMT sobre essa aquisição. E depois pagar IMT, se for caso disso, na altura da permuta.

Agora tanto podes ser tu a comprar essa parte como a tua namorada. Será que querem mesmo arriscar a ficar novamente com uma casa no nome dos dois? (eventualmente o banco pode é não achar tanta piada à história de ser só um, isso agora já têm de ver entre vocês e com o banco).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado pela Sua resposta.

Da parte do Banco está tudo tratado e não colocaram problema nenhum. Só falta escriturar.

A melhor hipótese parece-me mesmo essa. Ele vender-me pelo mesmo valor que comprou (para não gerar mais valia) metade do apartamento. Venda ficticia porque ele não quer dinheiro. Pago o IMT da transação e fica meu e depois trata-se do resto.

Obrigado.

João Escarameia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0