brick

contratar funcionários sendo ENI

11 publicações neste tópico

Olá.

Estou a pensar abrir o meu próprio negócio e como o volume de negócios para já vai ser pequeno vou começar como independente ou eni (não sei bem a diferença).

Contudo preciso de contratar funcionários. Gostava de saber se posso e como funciona depois a contabilidade.

É preciso algum estabelecer algum contrato?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, pode celebrar contratos de trabalho. O património do empresário em nome individual responde pelas dividas que contrair no âmbito dessa atividade, se as contrair vai ter sempre que pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não será necessário contrair dívida. Obrigado pela resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez não tenha entendido, eu não me referia a contrair um crédito, mas se vai fazer contratos de trabalho e se a sua atividade entrar no negativo você vai ser responsabilizado, não dá para abrir falência como numa sociedade por quotas por exemplo. Podem-lhe penhorar bens pessoais para pagar essas dívidas(se vierem a existir).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah ok. Já entendi :)

Já agora, o contrato de trabalho, que será de prestação de serviços, é celebrado nas finanças? Desculpem-me, mas estou mesmo às aranhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contrato de trabalho é celebrado entre si e o trabalhador e depois entregue nas finanças. Não será má ideia aconselhar-se junto de um contabilista/jurista que lhe rediga o contrato conforme a lei. Como está a iniciar uma atividade deve ponderar pagar a recibos verdes no início, uma vez que lhe permitem de um dia para o outro deixar de ter um vínculo com o trabalhador.

Mas antes de tudo isto deve informar-se muito bem de tudo, abrir um negócio não é coisa para se fazer em cima do joelho nos dias que correm.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, exactamente. Tenho lido bastante e até desisti da ideia de abrir uma empresa unipessoal, pois o volume de negócios será bastante reduzido. Mas como é normal vão surgindo dúvidas.

Então vamos imaginar o seguinte, contrato um funcionário e por cada serviço que ele preste a 40€ eu fico com 10€. Quando eu fizer o IRS como faço, tenho de assumir os 40€ ou só 10€?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o funcionario lhe passar o devido recibo dos 40€ você tem 10€ de lucro e é sobre esses que paga imposto. Mas isto tem muito mais coisas, o melhor é ler muito e falar com pessoas que já tenham tido essa experiência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual a legislação que devo ler, ou se me puder enviar um link com a informação que pretendo agradecia.

Obrigado pela atenção!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comece por aqui: http://www.portaldaempresa.pt/cve/pt

Quanto a legislação vai ter que ir lendo a que for necessária para satisfazer as suas dúvidas, não lhe posso dizer para ler lei A ou lei B.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mais uma vez obrigado! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor