Visitante nwnw

Opiniao Carteira de Fundos VS Fundos

14 publicações neste tópico

Boa noite.

Estou a pensar investir 10 000€ e já estive no site da ESAF, apurei o meu perfil de investidor e dá conservador. Pretendo aplicar em fundos de investimento porque nao dá mesmo para investir em DPs.

Acontece que pedi uma opiniao ao banco best mas 1º nem traçaram o meu perfil de investidor e mandaram-me fazer 3 fundos de investimento sendo dois deles de accoes com risco maximo.

Pedi opiniao também ao ActivoBank e traçaram o meu perfil de investidor e indicaram-me apenas um fundo (Fundo da UBS SF Yield) que tem na sua composicao 7 fundos, sendo que 5 deles sao de nivel risco 2, um de nivel risco 4 e outro de risco 5. A distribuiçao nos fundos de risco 2 é 85% onde investe o fundo. Este sim parece-me claramente vantajoso em relaçao à proposta do BEST.

1) Nao há comissao de subscricao ou resgate. no Best tenho em dois dos 3 fundos.

2) Os custos no Banco Best por investir em 3 fundos vai custar me bastante em comissoes.

O fundo do Activo chama-se Fundo da UBS SF Yield, que me dizem deste fundo? Conhecem? Pelo menos nos 7 sub fundos apenas um deu -1,84% e os restantes 10 e 15%

Que acham?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lá por te terem aconselhado uma carteira não quer dizer que vás por ela, se tens na carteira do Best 2 fundos que te cobra comissão de resgate podes os trocar por outros  ;D

Só não percebi bem essa questão do activo, é uma carteira com esses fundos todos ou é um fundo que investe nesses fundos? fiquei sem perceber, o que vejo é uma proposta de 8 fundos, e não de um fundo...só se eu não percebi bem  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois David eu também não entendi bem mas acho que tipo se na carteira do Activobank colocares 10 000€ eles vao alocar automaticamente 50% no primeiro 15% no segundo e assim sucessivamente, ou seja não escolhes a forma de alocação.

No caso dos três fundos do Best quando quiseres reforçar podes faze lo em qualquer um dos três.

Nos do Best penso que não tem comissão de deposito ou resgate

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então mas podes fazer a selecção à parte, escolhes tu os fundos e o montante a colocar!

No best tens muito mais por onde escolher, vai ao tópico TOP Fundos de Investimento e é só estudares  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto, é como o ClaudioOPA diz, isso também o Best faz, tem as chamadas carteiras modelos, mas não quer dizer que se siga.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso, para 10 000€ em fundos de investimento que tenham no máximo risco 3 o que me aconselham?

No máximo opto por 3 fundos mas o ideal seria 2 fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porquê só 2/3 fundos? Quanto mais fundos mais diversificada a carteira  ;)

qual é o horizonte temporal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porquê só 2/3 fundos? Quanto mais fundos mais diversificada a carteira  ;)

qual é o horizonte temporal?

Eu, por exemplo, tenho 10000 distribuidos por 13 fundos (o que se calhar tambem é um exagero). E ainda há mais meia duzia de fundos que gostava de ter na minha carteira.

10000 em 2 ou 3 fundos apenas é mais arriscado, na minha opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também tenho neste momento 11k em 11 fundos, e já com outros debaixo de olho..quantos mais diversificação, melhor. Se metes em 2 ou 3, um desce, ficas logo com uma perda significativa.

Mas vejamos que também neste caso o nwnw tem perfil conservador, os fundos de tesouraria também podem ter quedas mas muito menores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas. O Horizonte temporal é largo prazo. Pretendo ficar mais de 5 anos com os fundos. Será mesmo para ir reforçando à medida que vou poupando e não tenho horizonte temporal para os resgatar.

Entendo que o risco em 2 ou 3 fundos é maior e se um perde implica quase de certeza uma perda no total do património. No entanto faço a pergunta: Se tiver tipo 10 fundos também é preciso ganhar em pelo menos 4 ou 5 para sentir esse ganho. Ou estou errado? Isto porque ao fazer tantos fundos, o capital que se coloca é mínimo, para haver ganhos significativos terei de ter valorizados não apenas 1 ou 2 ou 3 fundos!

Com 2 ou 3 fundos se tiver um bastante valorizado posso também ter uma valorização simpatica do patrimonio uma vez que pretendo investir em fundos de risco no 2 ou 3 no máximo por isso nao devem oscilar muito.

Estou errado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas. O Horizonte temporal é largo prazo. Pretendo ficar mais de 5 anos com os fundos. Será mesmo para ir reforçando à medida que vou poupando e não tenho horizonte temporal para os resgatar.

Entendo que o risco em 2 ou 3 fundos é maior e se um perde implica quase de certeza uma perda no total do património. No entanto faço a pergunta: Se tiver tipo 10 fundos também é preciso ganhar em pelo menos 4 ou 5 para sentir esse ganho. Ou estou errado? Isto porque ao fazer tantos fundos, o capital que se coloca é mínimo, para haver ganhos significativos terei de ter valorizados não apenas 1 ou 2 ou 3 fundos!

Com 2 ou 3 fundos se tiver um bastante valorizado posso também ter uma valorização simpatica do patrimonio uma vez que pretendo investir em fundos de risco no 2 ou 3 no máximo por isso nao devem oscilar muito.

Estou errado?

Em parte concordo, tendo um horizonte temporal muito alargado, com 2 ou 3 fundos, se subirem terá uma valorização logo significativa. Mas imagina que algo acontece e desce. Também há uma perda significativa. Daí ser sempre melhor a diversificação, por vários activos, vários sectores, várias regiões, etc.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou errado?

Boas nwnw!

Se ainda estiveres a formar opinião, o que te posso aconselhar, é que leias muito e te informes o mais possível com pessoas mais entendidas na matéria.

Se não conheces bem os fundos e suas categorias, acho que devias optar por uma carteira de fundos elaborada pelo próprio banco e, devidamente aconselhado / acompanhado de perto por um gestor de conta credível, que te faça não só compreender no que estás a investir, mas, que te transmita confiança. Essas carteiras são construídas, um pouco, à semelhança da audácia do investidor: umas mais defensivas, outras mais agressivas. Sem experiência, realmente faz mais sentido uma carteira mais conservadora... 8)  se bem que, e eu não sei a tua idade, se tens um horizonte temporal de longo prazo, mesmo numa carteira prudente, podes sempre "apimentar" com um/ dois fundos de ações ( o que poderia dar 8-10% do total investido ) pois o histórico tem evidenciado registos bem positivos para quem tem uma estratégia de longo prazo  ;) .

Resumindo, no teu caso, uma carteira conservadora/moderada de um banco como o ActivoBank, BIG ou BEST; que te façam ver as vantagens, já aqui faladas, da diversificação; e que, o gestor/a de conta te elucide do "b, a, ba" de as coisas deverem processar-se desta maneira e não daquela... ;)  depois, lá mais para a frente, quando já te sentires mais à vontade, poderás então investir em fundos específicos escolhidos por ti, e aí sim, já com mais convicção.

Fica a ideia!

Um abraço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado zezito, apreciei o teu comentário.

pois eu nao sei bem se por exemplo em vez de investir os 10mil se investir 5000€ isso nao da para fazer muitos fundos de investimento.

O que gostava perguntar ao pessoal é o seguinte. Existem, concerteza fundos premiados em todos os bancos que tem já um histórico bastante positivo e muitos anos.

Eu por exemplo conheço do BPI o reestruturaçoes. Do BES conheço o ES Liquidez. Assim destes fundos sabem indicar-me alguns de referencia?

E será melhor apostar em fundos mergulhados na europa ou fugir para os USA ou ASIA?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor