fousa

Senhorio não regista contrato nas finanças

17 publicações neste tópico

Bom dia,

Peço-vos orientações de como proceder neste meu problema.

Sou inquilino de um apartamento no qual já estou à 5 meses. Efetuei o contrato de arrendamento através de uma imobiliária.

Entreguei caução, recibo IRS anual, 3 últimos recibos de vencimento, fiador. Tenho comprovativo da caução, da primeira prestação que paguei através da imobiliária. As prestações seguintes pago por transferência bancária diretamente ao senhorio, sempre com a descrição de renda + andar + nºmatriz em que o apartamento está registado nas finanças.

Quando procurei o apartamento, uma das primeira perguntas era se registavam o contrato nas finanças, visto que quero usufruir das minhas deduções fiscais e gosto muito de transparência, ao qual me foi dito que sim.

Acontece que após 5 meses e várias intervenções junto da imobiliária e também com o senhorio, o contrato não se encontra registado nas finanças e o senhorio não me entrega recibos.

Confesso que este assunto já me está a incomodar, visto que cumpri todos os requisitos, pago sempre a horas e estimo o apartamento como se fosse meu, esperava uma melhor resposta da outra parte.

Visto que queria manter uma boa relação com o senhorio para o caso de necessitar de algo no futuro, quais são as medidas seguintes que posso tomar e que não envolvam mais encargos à minha responsabilidade?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Sou inquilino de um apartamento no qual já estou à 5 meses. Efetuei o contrato de arrendamento através de uma imobiliária.

Entreguei caução, recibo IRS anual, 3 últimos recibos de vencimento, fiador. Tenho comprovativo da caução, da primeira prestação que paguei através da imobiliária. As prestações seguintes pago por transferência bancária diretamente ao senhorio, sempre com a descrição de renda + andar + nºmatriz em que o apartamento está registado nas finanças.

2. Quando procurei o apartamento, uma das primeira perguntas era se registavam o contrato nas finanças, visto que quero usufruir das minhas deduções fiscais e gosto muito de transparência, ao qual me foi dito que sim.

3. Acontece que após 5 meses e várias intervenções junto da imobiliária e também com o senhorio, o contrato não se encontra registado nas finanças e o senhorio não me entrega recibos.

Confesso que este assunto já me está a incomodar, visto que cumpri todos os requisitos, pago sempre a horas e estimo o apartamento como se fosse meu, esperava uma melhor resposta da outra parte.

Visto que queria manter uma boa relação com o senhorio para o caso de necessitar de algo no futuro, quais são as medidas seguintes que posso tomar e que não envolvam mais encargos à minha responsabilidade?

Obrigado

1. A imobiliária passou-lhe recibo relativo à renda e caução?

2. A imobiliária diz-lhe que há total transparência e depois está 5 meses nessa situação?

3. Em face do exposto, deve pedir o livro de reclamações da imobiliária e expor com todos os pormenores, e nomes envolvidos, a situação. Em relação ao senhorio, só deve informá-lo que caso continue a proceder como até aqui, que irá informar o chefe de repartição das finanças da localidade por forma a averiguar a sua situação contributiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não necessitas de fazer nada nem de te incomodar com nada , nem de andar nervoso com a situação.

a única coisa que tens que fazer é quando entregares a tua declaração de IRS declarar as rendas pagas e a quem

depois o resto deixa estar que as finanças tratam de tudo - ele é lá chamado, paga uma multa e tem que entragar 2ª via da declaração dele de irs corrigida com as rendas recebidas.

não percebo qual é o teu nervosismo, claro que podes fazer a reclamação na agência - ou apenas ir lá e solicitar a tua cópia do contrato carimbada pelas finanças dizendo que se não a entregam fazes a reclamação - isso apressa as coisas normalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

a única coisa que tens que fazer é quando entregares a tua declaração de IRS declarar as rendas pagas e a quem

...

não percebo qual é o teu nervosismo, claro que podes fazer a reclamação na agência - ou apenas ir lá e solicitar a tua cópia do contrato carimbada pelas finanças dizendo que se não a entregam fazes a reclamação - isso apressa as coisas normalmente.

Concordo!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - Sim, tenho recibo da caução e da 1ºrenda

2 - Sim, inicialmente disseram-me que registavam. Acontece que com o tempo foram alterando o discurso, pareceu-me que o senhorio também não estava muito certo do que queria.

Segui o conselho de falar com a agência, falei na reclamação e parece-me que acelerou as coisas. Telefonaram ao senhorio na minha presença e combinaram entre eles a forma de proceder o registo. Vou aguardar uns dias para confirmar se a questão está ultrapassada, caso contrário farei a reclamação. Vou dando novidades.

Um muito obrigado pela ajuda!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2 - Sim, inicialmente disseram-me que registavam. Acontece que com o tempo foram alterando o discurso, pareceu-me que o senhorio também não estava muito certo do que queria.

Segui o conselho de falar com a agência, falei na reclamação e parece-me que acelerou as coisas. Telefonaram ao senhorio na minha presença e combinaram entre eles a forma de proceder o registo. Vou aguardar uns dias para confirmar se a questão está ultrapassada, caso contrário farei a reclamação. Vou dando novidades.

Não se esqueça de declarar as rendas pagas no anexo H, campo 7, do IRS!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não necessitas de fazer nada nem de te incomodar com nada , nem de andar nervoso com a situação.

Será? Caso as Finanças peçam o comprovativo das rendas (que o poster original disse que não tinha) a sustentar essa dedução, qual é a resposta?

Olhem que as Finanças poderão considerar que existe conluio entre as partes para se evitar o pagamento de impostos e notificar ambos os contribuintes como fraude!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atualização:

Passado 11 meses e ainda não recebi qualquer recibo do meu senhorio, já não sei o que fazer.

Liguei para as finanças e não me conseguiram ajudar muito.. falaram-me numa associação de inquilinos para tratar do assunto. Associação essa que se paga 75€ de inscrição e mais 30€ trimestrais.. não sei se devo seguir esta via.

Olhem que as Finanças poderão considerar que existe conluio entre as partes para se evitar o pagamento de impostos e notificar ambos os contribuintes como fraude!

Vou esta quinta feira registar no livro de reclamações da agência imobiliária. E vou tentar ir às finanças presencialmente para ficar qualquer coisa registada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E cópia do contrato, tem?

Quanto aos pagamentos, as transferências bancários para a conta do senhorio podem substituir o recibo.

Convém, para ajudar, ter uma cópia do contrato assinado por todos, para haver uma espécie de correspondência/prova do porquê das transferências.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E cópia do contrato, tem?

Quanto aos pagamentos, as transferências bancários para a conta do senhorio podem substituir o recibo.

Convém, para ajudar, ter uma cópia do contrato assinado por todos, para haver uma espécie de correspondência/prova do porquê das transferências.

Concordo - tu alertaste o senhorio, o problema é dele. Se ele não quer declarar nas Finanças é lá com ele, mas se é a tua habitação própria e permanente podes deduzir o valor das rendas e não tens porque sair prejudicado.

Como disse o Ra, as transferências servem de comprovativo. Não são recibos, mas são o suficiente para as Finanças ficarem do teu lado se te chamarem para validar a tua declaração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assinei 3 copias do contrato, 1 para mim, outra para o senhorio e outra supostamente para registar nas finanças. Deixei a minha copia na agencia para tratarem das finanças..

Mas tenho uma fotocopia do contrato assinado pelos 3. Eu, o meu fiador e o senhorio.

Tenho todas as transferencias registadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então está resolvido... colocas os valores das rendas na declaração de IRS. E como demosntração de boa fé ainda podes enviar uma carta registada ao teu senhorio a dizer que não sabes em que situação está a entrega do contrato nas finanças mas que, como é teu direito, vais declarar as rendas pagas no teu IRS!

Caso sejas chamado às finanças, tens o contrato e as transferências para provar o que declaraste. O resto só tens que dizer que a imobiliário e/ou o senhorio ficaram de entregar contrato nas finanças e não fazes ideia me que pé está essa situação e que quanto aos recibos já os pediste várias vezes ao senhorio e continuas a aguardar que o mesmo te as envie.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

...

Declare as rendas pagas no anexo H, campo 7, do IRS!...

Então está resolvido... colocas os valores das rendas na declaração de IRS. E como demosntração de boa fé ainda podes enviar uma carta registada ao teu senhorio a dizer que não sabes em que situação está a entrega do contrato nas finanças mas que, como é teu direito, vais declarar as rendas pagas no teu IRS!

Caso sejas chamado às finanças, tens o contrato e as transferências para provar o que declaraste. O resto só tens que dizer que a imobiliário e/ou o senhorio ficaram de entregar contrato nas finanças e não fazes ideia me que pé está essa situação e que quanto aos recibos já os pediste várias vezes ao senhorio e continuas a aguardar que o mesmo te as envie.

Como vê, não tem razão para estar preocupado... O mesmo não digo das outras partes, caso faça tudo o foi sendo sugerido!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, como é um assunto que se arrasta há tanto tempo e como já em abril tenho que entregar a declaração anual do IRS, andava preocupado. São cerca de 500€ que perdia caso não declarasse as rendas pagas.

Obrigado a todos pela ajuda, vou atualizando o tópico quando tiver novidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Novidades:

O Senhorio telefonou-me e diz que perdeu as 3 vias originais do contrato. Nem tenho palavras para descrever ..

O que vale é que tirei fotocópia do contrato. Pede-me que envie por email para tentar registar nas finanças. Será possível?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O Senhorio telefonou-me e diz que perdeu as 3 vias originais do contrato. Nem tenho palavras para descrever ..
Olha que fixe - podes sair quando quiseres, deixar de pagar e ele vê-se numa alhada para conseguir exigir seja o que for ou correr-te daí - pois se nem sequer tendes contrato, dá-lhe muito mais trabalho iniciar um processo :P

O que vale é que tirei fotocópia do contrato. Pede-me que envie por email para tentar registar nas finanças. Será possível?

Manda-lhe lá a cópia por mail e sugere-lhe que tenha mais cuidado com os próximos inquilinos. Se ele vai conseguir registá-lo nas Finanças ou não isso já é um problema dele (e, mesmo que consigo, creio que terá de pagar alguma coima pelo atraso).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Olha que fixe - podes sair quando quiseres, deixar de pagar e ele vê-se numa alhada para conseguir exigir seja o que for ou correr-te daí - pois se nem sequer tendes contrato, dá-lhe muito mais trabalho iniciar um processo :P

Manda-lhe lá a cópia por mail e sugere-lhe que tenha mais cuidado com os próximos inquilinos. Se ele vai conseguir registá-lo nas Finanças ou não isso já é um problema dele (e, mesmo que consigo, creio que terá de pagar alguma coima pelo atraso).

Surreal, mesmo!...

O senhorio deve pedir cópia do contrato na imobiliária (não foi ela que tratou do "negócio"?) e não a si...

Está-se a ver o tipo de profissionalismo que "impera" nessa imobiliária...

Diga-lhe também que "perdeu" (não o estou a ver fazer isso mas era o que o senhorio merecia) a cópia... ele que solicite o contrato na imobiliária...

No caso de ele "finalmente" apresentar o contrato, devidamente registado, não o aceite se tiver data deste mês. Aceite apenas o contrato com a data em realmente o assinou. Avise-o já, deste pormenor. Até é em defesa dele!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor