RCosta85

[Pedido de Opinião] DP's

23 publicações neste tópico

Muito bom dia a todos, espero que estejam todos bem com este calor infernal. eheh

Bem a minha dúvida é a seguinte, recentemente venceu um DP de 5000€ que tinha no Montepio a 1 ano e gostaria de o aplicar em outro DP, mas por várias razões de descontentamento, não no Montepio.

Andei a consultar diversos bancos e incluindo este Forum antes de me registar e escolhi uns poucos que me pareciam "interessantes", mas claro com a actual conjuntura económico-social, gostaria de ter a vossa opinião experiente sobre os mesmos e relativos bancos.

De frisar que tenho conta Especial Jovem no Montepio, e por isso teria de abrir conta em outro banco apenas para investir no DP, tendo isso em mente devido a custos de manutenção. Apenas queria ter acesso ao Homebanking para acompanhamento e gestão do depósito.

NOTA: Alguns destes DP«s não permitem mobilização antecipada.

Ora os DP's são:

Depois os outros menos vantajosos, mas secalhar mais seguros:

Pensei também num outro produto dos 25 anos do BANIF, mas depois do que li aqui no forum sobre o estado actual do mesmo, decidi por de parte.

Tendo em conta actual situação dos bancos, não querendo correr riscos, e adesão de uma conta à ordem em outro banco com minimo de custos de manutenção e posteriormente encerramento da conta, qual destes produtos aconselham?

O montante são 5000€

Obrigado desde já pela vossa ajuda, tempo e atenção.

Sem mais nada de momento, os meus mais sinceros e cordiais cumprimentos,

Ronaldo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Certificados de Aforro dão, neste momento, 3,17% e são mobilizáveis ao fim de 3 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens um fundo de investimento, o ES Liquidez, com risco quase nulo, que tem dado boas rentabilidades líquidas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Certificados de Aforro dão, neste momento, 3,17% e são mobilizáveis ao fim de 3 meses.

Boas,

Para esses valores a 3 meses tenho na mesma os depósitos 3 meses online do montepio, não tenho muito interesse em certificados de aforro.

Obrigado pela sugestão.

Tens um fundo de investimento, o ES Liquidez, com risco quase nulo, que tem dado boas rentabilidades líquidas

Boas,

Não me queria estar a meter em fundos de investimento.

Obrigado pela sugestão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Invest dá 3,75% a 1 ano.

Penso ser o mais interessante dos depositos abrangidos pelo Fundo de Garantias Português.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Invest dá 3,75% a 1 ano.

Penso ser o mais interessante dos depositos abrangidos pelo Fundo de Garantias Português.

Isso é um DP? de que instituição?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é um DP? de que instituição?

Deposito 1 ano para novos clientes. Banco invest. Actualmente, tirando o privatebank é o que dá mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deposito 1 ano para novos clientes. Banco invest. Actualmente, tirando o privatebank é o que dá mais.

O Banco Invest é um banco de investimentos ou de retalho?

Pelas contas que fiz, dá cerca de 16e a mais que o do Banif e BIC a 1 ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Invest é um banco de investimen to e não tem despesas de manutenção. O mínimo para abrir conta são 5000€ pelo que não há problema para si.

O PrivatBank paga 4% a 1 ano, com mínimo de constituição de 500€. O Fundo de garantia é que é da Letónia e não o Português

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Best dá 4%, a novos clientes, pagos à cabeça, mas é só para 3 meses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Best dá 4%, a novos clientes, pagos à cabeça, mas é só para 3 meses...

Penso que o BIG também tinha uma campanha parecida, só para novos clientes.

E relativamente aos Bancos referidos no post inicial, o que me podem dizer sobre o estado actual e previsões dos mesmos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dos que mencionaste o melhor é mesmo o do Banco Popular, parece-me bem de saúde, Core Tier I de 10.9%, 3.65% TANB durante 3 anos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dos que mencionaste o melhor é mesmo o do Banco Popular, parece-me bem de saúde, Core Tier I de 10.9%, 3.65% TANB durante 3 anos...

Boas,

Correcto ClaudioOPA, hoje até fui ao Banco Popular pessoalmente, e falei disso com o gestor que me atendeu, falámos exactamente disso, e até do estado do banco em espanha, que foi obrigado a reforçar as provisões em 2,5 mil milhões, porque a banca espanhola achou arriscado o core do negócio deles ser derivado das PME's e não dos créditos habitação. Então o banco, muito bem, reforçou as provisões, dai as contas no ultimo trimeste do ano passado foram mais baixas, mas mantiveram se limpas e contam recuperar agora daqui para a frente.

Pareceu me seguro, mesmo sendo a 3 anos não podendo ser levantado antecipadamente.

Mesmo pagando 2e mês da conta ON, parece me compensar mesmo assim face aos outros, mas hoje vou fazer as contas de todos, BIC, BIG e Popular e tomarei uma decisão.

Obrigado a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Correcto ClaudioOPA, hoje até fui ao Banco Popular pessoalmente, e falei disso com o gestor que me atendeu, falámos exactamente disso, e até do estado do banco em espanha, que foi obrigado a reforçar as provisões em 2,5 mil milhões, porque a banca espanhola achou arriscado o core do negócio deles ser derivado das PME's e não dos créditos habitação. Então o banco, muito bem, reforçou as provisões, dai as contas no ultimo trimeste do ano passado foram mais baixas, mas mantiveram se limpas e contam recuperar agora daqui para a frente.

Pareceu me seguro, mesmo sendo a 3 anos não podendo ser levantado antecipadamente.

Mesmo pagando 2e mês da conta ON, parece me compensar mesmo assim face aos outros, mas hoje vou fazer as contas de todos, BIC, BIG e Popular e tomarei uma decisão.

Obrigado a todos.

Pois, eu recordo-me do banco ter fechado sucursais e ter tido uma quebra no lucro a rondar os 80%.

Tens é que ver se não vais precisar desse dinheiro durante esses 3 anos, visto que não é desmobilizável antecipadamente.

Olha vê que em todos os bancos, quando tens mais de 1500€/3000€ na conta (depende dos bancos) não pagas despesas de manutenção. Talvez ainda compense mais tirar essa conta ON e meteres numa normal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para 5000€ a um ano:

PrivatBank - 4%

Banco Popular - 3.90% terá de domiciliar o ordenado para usufruir

Banco Invest - 3.75%

ActivoBank - 3.15%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para 5000€ a um ano:

PrivatBank - 4%

Banco Popular - 3.90% terá de domiciliar o ordenado para usufruir

Banco Invest - 3.75%

ActivoBank - 3.15%

Boas,

O Privat Bank e Invest não existem no Distrito, logo não me dá jeito, e não me apetecia muito meter o dinheiro em bancos de investimento.

O Popular fui lá hoje, super competentes, e incluindo em 2011/12 aumentaram as provisões, maioria do lucro deles vem das PME.

Mas de momento estou inclinado para o BIC.

Pois, eu recordo-me do banco ter fechado sucursais e ter tido uma quebra no lucro a rondar os 80%.

Tens é que ver se não vais precisar desse dinheiro durante esses 3 anos, visto que não é desmobilizável antecipadamente.

Olha vê que em todos os bancos, quando tens mais de 1500€/3000€ na conta (depende dos bancos) não pagas despesas de manutenção. Talvez ainda compense mais tirar essa conta ON e meteres numa normal.

Essa quebra do lucro, segundo me foi explicado, foi devido ao facto de terem aumentado as provisões em cerca de 2,5 mil milhões por obrigação da Banca Espanhola, o que reduziu o lucro imenso, mas que contam recuperar agora, pois maioria do lucro deles como referi advém de PME's e não de créditos.

Eu estou a pensar meter no BIC, pois como se tem activos acima de 2500€ não se paga taxas de manutenção.

Estou de momento muito inclinado para este:

• Este já permite ser mobilizado, com penalizações, neste caso inversas ao contrário de muitos, consoante o tempo decorrido, e com capital totalmente garantido:

"Permite a mobilização parcial ou total do capital depositado, com penalização dos juros, de
    acordo com a seguinte tabela:

Prazo decorrido Taxa a aplicar
    até 119 dias 0%
    entre 120 e 272 dias 25% da taxa atribuída
    entre 273 e 539 dias 50% da taxa atribuída
    entre 540 e data de mobilização 75% da taxa atribuída"

O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa quebra do lucro, segundo me foi explicado, foi devido ao facto de terem aumentado as provisões em cerca de 2,5 mil milhões por obrigação da Banca Espanhola, o que reduziu o lucro imenso, mas que contam recuperar agora, pois maioria do lucro deles como referi advém de PME's e não de créditos.

Eu estou a pensar meter no BIC, pois como se tem activos acima de 2500€ não se paga taxas de manutenção.

Estou de momento muito inclinado para este:

• Este já permite ser mobilizado, com penalizações, neste caso inversas ao contrário de muitos, consoante o tempo decorrido, e com capital totalmente garantido:

"Permite a mobilização parcial ou total do capital depositado, com penalização dos juros, de
    acordo com a seguinte tabela:

Prazo decorrido Taxa a aplicar
    até 119 dias 0%
    entre 120 e 272 dias 25% da taxa atribuída
    entre 273 e 539 dias 50% da taxa atribuída
    entre 540 e data de mobilização 75% da taxa atribuída"

O que acham?

Apesar da taxa ser um pouco inferior, podes desmobilizar quando quiseres o que é bom, além de não teres comissões de manutenção...Força nisso  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apesar da taxa ser um pouco inferior, podes desmobilizar quando quiseres o que é bom, além de não teres comissões de manutenção...Força nisso  ;)

Exacto, eu fiz as contas àqueles referidos acima e é o que me oferece mais garantias e juros líquidos.

O do Banco Popular oferecia mais, mas como teria de pagar 2e mensalmente para isentar de taxas de manutenção seriam logo menos 72e de juros no final, logo o do BIC é o que compensa mais devido a isenções e não haver taxas, pois nem cartão de débito quero.

Muito obrigado a todos pelas dicas e recomendações;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu faço parte do grupo que gosta do "AS Privat Bank". As taxas são competitivas e o atendimento na sucursal do Porto é simpático e competente. Não tenho razão de queixa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e não me apetecia muito meter o dinheiro em bancos de investimento.

Tem algum problema com bancos de investimento?

Na minha opinião até são os mais indicados para fazer render o dinheiro, como o próprio nome indica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem algum problema com bancos de investimento?

Na minha opinião até são os mais indicados para fazer render o dinheiro, como o próprio nome indica.

Eu não tenho nada contra os mesmos, não sou é um investidor de risco, nem me considero investidor no sentido da palavra.

Apenas acho, na minha modesta opinião (que vale o que vale) que os bancos de investimento podem estar mais sujeitos aos mercados e especulação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas aqui o que está em causa não são mercados e especulações. São apenas depósitos a prazo. Estão em igualdade de circunstâncias com os restantes bancos.

Se é sobre a saúde dos bancos em si, na minha humilde opinião prefiro bancos mais sujeitos a risco de mercados do que bancos sujeitos a riscos de crédito, que tem sido a grande dor-de-cabeça da banca dita tradicional. Por alguma razão os grandes buracos e escândalos sobre bancos têm sido em bancos como o BPN e Banif.

Logo não concordo que um depósito a prazo feito num banco de investimento seja mais arriscado do que num banco tradicional, sobretudo tendo em conta que existe o fundo de garantia de depósitos a cobrir o capital (dentro do limite do 100mil)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não tenho nada contra os mesmos, não sou é um investidor de risco, nem me considero investidor no sentido da palavra.

Apenas acho, na minha modesta opinião (que vale o que vale) que os bancos de investimento podem estar mais sujeitos aos mercados e especulação.

Acho que essa posição de desconfiança é baseada no desconhecimento. E, para se ter uma opinião fundamentada, é imprescindível saber o que é, o que faz, como funciona a banca de investimento (quase coincidente com banca online).

Mas, para quem fica apreensivo com a segurança destes bancos, para se ter uma ideia da sua fiabilidade, basta dar o exemplo do BIG, que foi eleito pelo 5º ano Melhor Banco e, outra vez, Banco Mais Sólido.

Estes bancos têm sido muito menos afetados pela crise pós Lehmann Brothers, uma vez que, por exemplo, trabalham pouco ou nada com crédito, tanto a famílias como empresas, para além de não deterem em regra dívida pública ou privada, produtos de risco, etc.

Para além disso, têm outras vantagens nada desprezíveis nos tempos que correm. Recupero, a propósito, este artigo aqui da "casa":

http://www.pedropais.com/bancos-online-vantagens-2746.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead