flyaway

O banco Banif é actualmente seguro?

31 publicações neste tópico

Olá,

Tenho conta em 4 instituções bancárias. CGD; BES; BANIF e BANCO INVEST.

Em cada uma delas tenho cerca de 25.000 euros (à excepção do Banco Invest onde só tenho 14.000) em depósitos a prazo e outras aplicações financeiras de pequena complexidade.

Recentemente chegou-me aos ouvidos por um advogado que presta serviços para o Banif, que esta entidade bancária está prestes a falir.

Será prudente manter lá o dinheiro, ou recomendam-me que transfira, o quanto antes, para outro banco?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Tenho conta em 4 instituções bancárias. CGD; BES; BANIF e BANCO INVEST.

Em cada uma delas tenho cerca de 25.000 euros (à excepção do Banco Invest onde só tenho 14.000) em depósitos a prazo e outras aplicações financeiras de pequena complexidade.

Recentemente chegou-me aos ouvidos por um advogado que presta serviços para o Banif, que esta entidade bancária está prestes a falir.

Será prudente manter lá o dinheiro, ou recomendam-me que transfira, o quanto antes, para outro banco?

Obrigado.

É verdade que o Banif não está muito bem de saúde, a acção já só vale 0.08€, precisou da ajuda do estado para a recapitalização etc etc. Mas daí a o deixarem falir, não creio. Também para o caso de cair, tem-se o Fundo de Garantia de Depósitos que protege os depositantes até 100000€ por titular e por instituição financeira.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu penso que em caso de falência, o mais certo é o Banif ser absorvido pela CGD, pelo que talvez nem o fundo de garantia de depósitos seja acionado.

Mas é um assunto que deve ser mais desenvolvido aqui no fórum, pois vários membros, como eu, têm conta no Banif.

Flyaway, esse advogado é teu amigo próximo? Se sim, era bom ires trocando umas ideias com ele. E depois ir informando aqui o pessoal.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu penso que em caso de falência, o mais certo é o Banif ser absorvido pela CGD

tambem acho que sim, já que 90% dos credores do banif é o proprio estado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tambem acho que sim, já que 90% dos credores do banif é o proprio estado

Acho que já baixou essa percentagem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não acredito mesmo nada que o BANIF vá falir. Basta ver os rácicos de capital do ultimo semestre.

Para mim é dos bancos que melhor paga em termos de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não acredito mesmo nada que o BANIF vá falir. Basta ver os rácicos de capital do ultimo semestre.

Para mim é dos bancos que melhor paga em termos de investimento.

Quais rácios?

O do estado português ser proprietário em 99,2% (ou 86%?) ?

O do créditos/depósitos ser superior a 130%?

Ou no do rácio core tier 1 de 10,5% que foi penalizado pelos resultados negativos no 1º trimestre deste ano?

http://www.banif.pt/img/BanifSACONSOLIDADODFAnexo20130331.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quais rácios?

O do estado português ser proprietário em 99,2% (ou 86%?) ?

O do créditos/depósitos ser superior a 130%?

Ou no do rácio core tier 1 de 10,5% que foi penalizado pelos resultados negativos no 1º trimestre deste ano?

http://www.banif.pt/img/BanifSACONSOLIDADODFAnexo20130331.pdf

Já é 86%...a pouco e pouco vão saindo :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os comentários que leio aqui sobre o Banif deixam-me triste e... preocupado.

No início da minha vida profissional (i.é., quase há 50 anos), fui trabalhar para o Funchal. Lá constituí família e permaneci a viver praticamente 9 anos. Vim para Lx quando o meu filho mais velho fez a 4ª classe...

Desde esse tempo que estou ligado sentimentalmente e por laços familiares à Madeira. Fui muitos anos cliente da Caixa Económica do Funchal e depois (creio que no início dos anos 90) do Banif. Logo, sou um cliente quase fundador do banco. Imaginam, portanto, a pena que me dá ver a criação do saudoso Comendador Horácio Roque chegar ao ponto que chegou....

Por outro lado, para além da vertente sentimental, tenho, no Banif, algum dinheiro lá depositado. Principalmente, tenho um DP a 1 ano de taxa negociada, de um valor nada desprezível.

Vou ser sincero. Não receio que o banco "vá à falência" e que, de um momento para o outro, eu venha a ficar sem o meu dinheiro. Era o que faltava, neste meu fim de vida... Mas que tudo isto me deixa profundamente amargurado... lá isso não posso negar.

Muito provavelmente, quando este DP mais importante se vencer, equacionarei outro destino para as minhas poupanças. Ainda há coisa de uns meses, fiz com eles uma negociação para a renovação de um depósito. A importância não era muito elevada, por isso eu estava consciente que os limites de negociação, por parte do banco, eram limitados. Contudo, não gostei da forma como fui tratado pela funcionária (uma rapariga muito nova e impreparada, saída da faculdade há poucos meses, e sem o mínimo conhecimento da vida e do trato social). Aliás, é curioso, durante cerca de 15 anos, tive sempre o mesmo interlocutor no Banif Privado. Contudo, há coisa de um ano, houve mudanças lá dentro e, desde então, já tive....3 ou 4 gestores! Eles mudam de pessoal tal como eu mudo de camisa!! Impressionante...

Resumindo, perante um atendimento tão impreparado e propostas de taxas tão risíveis, não tive outra alternativa se não "dar o exemplo" e transferir essa importância de banco. Assim, eles viram imediatamente que eu não estava ali a brincar e que na próxima negociação será mesmo o próprio cliente que estão em risco de perder! (Notei que "acusaram o toque", porque no dia da transferência, recebi um telefonema de alguém do Banif Privado, um "sénior" qualquer coisa (não fixei), dizendo que queria ter uma conversa comigo na José Malhoa, para esclarecer um "desentendido"... ainda não fui lá, mas terei muito para lhes dizer..)

Desculpem este meu desabafo, mas escrevi a preocupação (sentida) que me vai na alma quanto ao Banif.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a vossa opinião sobre o Aumento de Capital do Banix (7.5%)

www.banif.pt/xsite/Particulares/Institucional/AumentoCapital.jsp?CH=6403

Até anunciam no jornal o Metro e tudo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a vossa opinião sobre o Aumento de Capital do Banix (7.5%)

www.banif.pt/xsite/Particulares/Institucional/AumentoCapital.jsp?CH=6403

Até anunciam no jornal o Metro e tudo

Pois, ainda bem que podemos afirmar que, quando mais um produto é anunciado, melhor é...

Concordo em parte com este senhor: http://economico.sapo.pt/noticias/banif-a-forca-de-acreditar-ou-nao_173041.html

(apenas não concordo o fazer perguntas, basta dizer à colaboradora que é irresponsável e tu não queres investir).

Investir ou não? http://economico.sapo.pt/noticias/os-pros-e-contras-de-participar-no-aumento-de-capital_173031.html

Acho que, antes de qualquer pessoa investir, deve-se perguntar a si proprio o seguinte:

- Porque razão nunca investi em acções?

- Porque razão iria investir agora num produto financeiro complexo?

- Serão acções do Banif uma boa prenda para dar aos meus netos?

Não me recordo, mas existiu um banco em bolsa que foi intervencionado pelo estado. As suas acções cairam 99%...

No fundo, investir em acções do Banif não é para o zé povinho, é para além que conheça os riscos a 200%

Espero ter ajudado :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste momento está um tópico aberto especificamente sobre ações do Banif a 1 Cêntimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, ainda bem que podemos afirmar que, quando mais um produto é anunciado, melhor é...

Concordo em parte com este senhor: http://economico.sapo.pt/noticias/banif-a-forca-de-acreditar-ou-nao_173041.html

(apenas não concordo o fazer perguntas, basta dizer à colaboradora que é irresponsável e tu não queres investir).

Investir ou não? http://economico.sapo.pt/noticias/os-pros-e-contras-de-participar-no-aumento-de-capital_173031.html

Acho que, antes de qualquer pessoa investir, deve-se perguntar a si proprio o seguinte:

- Porque razão nunca investi em acções?

- Porque razão iria investir agora num produto financeiro complexo?

- Serão acções do Banif uma boa prenda para dar aos meus netos?

Não me recordo, mas existiu um banco em bolsa que foi intervencionado pelo estado. As suas acções cairam 99%...

No fundo, investir em acções do Banif não é para o zé povinho, é para além que conheça os riscos a 200%

Espero ter ajudado :)

Disseste tudo e bem, acrescentaria apenas o facto de existirem comissões com a compra/venda de acções e guarda de títulos.

Podem acções do PSI20 serem negociadas a 0,005 por exemplo? É que caso isso aconteça, é bem provável que o BANIF chegue a valores nunca antes vistos  :P

Atenção que a cotação neste momento está em 0,072€ e isso não significa que volte a esses valores. Atenção ao que dizem os gestores neste momento, porque uma acção pode ir até 0,001€. Se alguém comprar deve ter em conta que pode perder todo o capital, caso o banco entre em falência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe o risco de haver fusão de titulos no BANIF no curto prazo ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe o risco de haver fusão de titulos no BANIF no curto prazo ?

Fusão? Queres dizer reverse stock split? Espero bem que sim, porque desta forma as acções não atam nem desatam. 10% de variação é surreal  :o

Acredito que esteja pensada essa solução, depois de concluído o aumento de capital  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fusão? Queres dizer reverse stock split? Espero bem que sim, porque desta forma as acções não atam nem desatam. 10% de variação é surreal  :o

Acredito que esteja pensada essa solução, depois de concluído o aumento de capital  ;)

Inventaram uma solução muito melhor! Com 4 casas decimais o céu é o limite. ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Inventaram uma solução muito melhor! Com 4 casas decimais o céu é o limite. ;D

Quanto mais se sobe no céu menos oxigénio se tem :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto mais se sobe no céu menos oxigénio se tem :)

hehehehe

Mas quem disse que o Banif não tem um fato espacial? ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem tem DP no Banif...não está a achar muita graça.

:-(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Descanse, que o "primeiro" já veio dizer que há uma verba (12 mil milhões, se não estou em erro), do pacote, atribuido a portugal que é destinada a "socorrer" estes casos...  :-X

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho lá um DP a 1 ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Descanse, que o "primeiro" já veio dizer que há uma verba (12 mil milhões, se não estou em erro), do pacote, atribuido a portugal que é destinada a "socorrer" estes casos...  :-X

Já veio dizer? mas isso sempre se soube, o problema é que esse mesmo pacote não é, ou não era, para ser usado em caso de recapitalização de bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já veio dizer? mas isso sempre se soube, o problema é que esse mesmo pacote não é, ou não era, para ser usado em caso de recapitalização de bancos.

Sim, sempre se soube desde que portugal iniciou o período de "assistência". Mas o facto de vir dizer "ontem" algo que sempre se soube não é revelador?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, sempre se soube desde que portugal iniciou o período de "assistência". Mas o facto de vir dizer "ontem" algo que sempre se soube não é revelador?

É revelador daquilo que temos vindo a dizer há muito, há por ai alguns bancos a precisar de dinheirinho... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto! Mas nem foi com esse intuito que veio à baila os comentários seguintes. 4 casas decimais poderá trazer maior liquidez ao título.

Quem tiver até 100k não tem de se preocupar. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor