joaopais

Acções - Queda da bolsa de hoje

40 publicações neste tópico

Bom dia a todos,

Vitor Gaspar e Paulo Portas demitiram-se.

Parece que hoje a bolsa está a desvalorizar imenso e como tal julgo que podem existir oportunidades únicas de comprar hoje acções que se encontram com cotacoes muito baixas com a perspectiva que elas possam vir a subir.

Por exemplo a PT que é das empresas mais solidas portuguesas tem as suas accoes em valores minimos historicos.

Neste momento tenho cerca de 4000€ disponiveis para investir, mas não percebo nada de acções nem de ETF's warrants etc..

Alguém me pode ajudar? Como é que compro acções da PT ou outras empresas com 4000€, sem ter de pagar comissões monstruosas que depois me vao esmagar o lucro?

Existe alguma maneira de tirar partido da queda na bolsa de hoje com 4000€ de investimento?

Cumprimentos!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Vitor Gaspar e Paulo Portas demitiram-se.

Parece que hoje a bolsa está a desvalorizar imenso e como tal julgo que podem existir oportunidades únicas de comprar hoje acções que se encontram com cotacoes muito baixas com a perspectiva que elas possam vir a subir.

Por exemplo a PT que é das empresas mais solidas portuguesas tem as suas accoes em valores minimos historicos.

Neste momento tenho cerca de 4000€ disponiveis para investir, mas não percebo nada de acções nem de ETF's warrants etc..

Alguém me pode ajudar? Como é que compro acções da PT ou outras empresas com 4000€, sem ter de pagar comissões monstruosas que depois me vao esmagar o lucro?

Existe alguma maneira de tirar partido da queda na bolsa de hoje com 4000€ de investimento?

Cumprimentos!

Depende dos precários de cada banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Se fosse a si, não entrava já, pois é muito provável que as quedas se prolonguem nos próximos tempos.

Mas que as cotadas vão ficar a preço de saldo (e algumas já estavam), disso não há dúvida....

Cump.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E sempre podes apostar em fundos, minimizas o risco e estás exposto a um maior numero de acções, se eu achava que era uma boa altura de entrar em fundos de ações europeias agora não tenho duvidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

O meu problema é que eu não percebo nada de acções, etfs e outros produtos esquisitos do género..

Eu por exemplo sou cliente do banco invest, mas no site do banco nao encontro informacao nenhuma sobre as comissoes que tenho de pagar, imposto sobre mais valias, etc etc

O meu medo é entrar com 4000€ em accoes que daqui a um mes se transformam em 5000€, mas depois descubro que tenho de pagar 1500€ em comissoes e impostos e fico com prejuizo..

Alguem me consegue dar uma ajudar sobre qual a melhor solucao para investir 4000€ nos prox dias de modo a aproveitar ao máximo esta queda monumental na bolsa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Que tal este produto estruturado do BIG com capital garantido?

https://www.bigonline.pt/pdf/pestruturados/CGPG1_info.pdf

Penso (digam-me se estiver enganado) que com a queda que se está a verificar, é muito provável este produto ter sucesso e receber logo no primeiro semestre um pagamento correspodente a uma TANB de 6%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

O meu problema é que eu não percebo nada de acções, etfs e outros produtos esquisitos do género..

Eu por exemplo sou cliente do banco invest, mas no site do banco nao encontro informacao nenhuma sobre as comissoes que tenho de pagar, imposto sobre mais valias, etc etc

O meu medo é entrar com 4000€ em accoes que daqui a um mes se transformam em 5000€, mas depois descubro que tenho de pagar 1500€ em comissoes e impostos e fico com prejuizo..

Alguem me consegue dar uma ajudar sobre qual a melhor solucao para investir 4000€ nos prox dias de modo a aproveitar ao máximo esta queda monumental na bolsa?

Mas está no precário de certeza do banco, ou então liga para lá..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O preçário do Invest é bastante claro a esse aspecto.

Na Euronext lisboa cada ordem custa 0.1% com mínimo de 5€.

Não há custódia de títulos nem nada.

Logo as únicas comissões que vão haver numa compra/venda são 10€ (+imposto de selo). As mais valias nada têm a ver o banco. Só entram na declaração anual de rendimentos, onde vão ser tributadas à taxa em vigor (28% agora).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda!

Tinha só aqui outra duvida: é possivel comprar/vender accoes sempre que me apetecer?

Imaginemos que compro acções com uma cotacao de 2 euros. No dia seguinte elas valorizam 10% e passam a valer 2,2 euros, portanto eu meto-as à venda e ganho 20 centimos "brutos" por acção.

Isto é possivel ou existe algum tempo minimo em que temos de ter as accoes na nossa carteira sem que lhes possamos tocar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda!

Tinha só aqui outra duvida: é possivel comprar/vender accoes sempre que me apetecer?

Imaginemos que compro acções com uma cotacao de 2 euros. No dia seguinte elas valorizam 10% e passam a valer 2,2 euros, portanto eu meto-as à venda e ganho 20 centimos "brutos" por acção.

Isto é possivel ou existe algum tempo minimo em que temos de ter as accoes na nossa carteira sem que lhes possamos tocar?

Pode-se logo vender claro que sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me leves a mal a observação mas parece-me que, tendo em contas as perguntas que colocas, não possuis o conhecimento mínimo para pensar neste tipo de investimento. Convém estudar a coisa minimamente e ter noçao como as coisas funcionam, se não pode-se ter surpresas. Ter pouco/nenhum conhecimento e querer ir á pressa atrás de uma coisa que se identifica como "oportunidade", pode não correr bem. Estás a fazer bem a procurar informação e perguntar, mas não queiras ao mesmo tempo entrar já no comboio sem saber bem para onde vai... Vão passar mais, não te preocupes.

Digo isto com a humildade de já me ter acontecido por isso espero que não leves a mal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu seguiria o conselho do ruica21, compreendo que a tentação é grande, mas a bolsa e uma serie de produtos financeiros não são para todos. Mesmo pessoas com muitos anos disso perdem dinheiro quanto mais quem pouco tem com o tema.

Um bom sitio para ter algumas dicas (muitas bnem sempre viáveis) e compreender um pocuo melhor este mundo é o forúm Caldeirão da Bolsa.

ainda assim compreendo o teu sentimento, hoje olhava para as acções dos bancos a 0.07 € e 0.09 € e já imaginava se isto passar para os 0.50 cents ganho imenso dinheiro (dependendo de um conjunto de factores), mas como não percebo muito do assunto o mais certo é perder muito dinheiro. Como tal, /tou) quietinho!  :police:

Não me leves a mal a observação mas parece-me que, tendo em contas as perguntas que colocas, não possuis o conhecimento mínimo para pensar neste tipo de investimento. Convém estudar a coisa minimamente e ter noçao como as coisas funcionam, se não pode-se ter surpresas. Ter pouco/nenhum conhecimento e querer ir á pressa atrás de uma coisa que se identifica como "oportunidade", pode não correr bem. Estás a fazer bem a procurar informação e perguntar, mas não queiras ao mesmo tempo entrar já no comboio sem saber bem para onde vai... Vão passar mais, não te preocupes.

Digo isto com a humildade de já me ter acontecido por isso espero que não leves a mal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo, enquanto não não se sabe, não se mexe.

Se se sentir mesmo assim tentado a investir, invista em fundos de acções europeias, é o próprio fundo que paga todas essas comissões e tem um gestor a gerir as acções por si.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

Percebo o que querem dizer com "se nao percebes do assunto nao compres accoes", no entanto nao sendo a valorizacao das accoes uma ciencia exacta e dependendo muitas vezes do factor sorte/circunstancias do momento, nao sei ate que ponto nao posso entrar neste negocio.

Vou dar um exemplo de acordo com a ajuda que me deram aqui e com a investigacao que fiz e pedia ja agora que me dessem uma opiniao:

Exemplo: Portugal Telecom

As accoes da PT no inicio do ano estavam a 4,4 ou 4,3€ por accao. Ha 2/3 semanas atrás estavam a 3,5€ por accao. Neste momento estão no minimo historico de 2,8€ por accao.

Sendo a PT uma das empresas mais fiaveis do PSI20, tendo em conta os recentes investimentos no datacenter e parcerias com a OI, tendo em conta que a PT é uma das que nao vai à falencia de certeza absoluta devido à sua importancia no contexto nacional... não seria uma boa oportunidade comprar accoes da PT que estao neste momento no seu valor minimo historico?

Por exemplo:  5000€ em accoes da PT compradas pelo Banco Invest.

Comissão de compra: 5€ + 0,2€ imposto de selo

Comissão de compra: 5€ + 0,2€ imposto de selo

Não sao cobradas comissoes de manutencao de carteira no Banco Invest.

Comissoes totais: 10,4€

Ou seja se eu comprasse as accoes por 2,8€, passaria a ter lucro a partir de uma cotacao da accao de cerca de 2,82€.

Não poderia ser esta uma grande oportunidade para comprar accoes de uma empresa que tem as suas accoes em valores muito baixas e possivelmente com perspectivas de subir?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"As accoes da PT no inicio do ano estavam a 4,4 ou 4,3€ por accao. Ha 2/3 semanas atrás estavam a 3,5€ por accao. Neste momento estão no minimo historico de 2,8€ por accao.Sendo a PT uma das empresas mais fiaveis do PSI20, tendo em conta os recentes investimentos no datacenter e parcerias com a OI, tendo em conta que a PT é uma das que nao vai à falencia de certeza absoluta devido à sua importancia no contexto nacional... não seria uma boa oportunidade comprar accoes da PT que estao neste momento no seu valor minimo historico?"

Pegando no teu exemplo, e se as acções da PT chegarem a 2,50€?  Não existem acções "fiáveis" o que faz uma acção subir é o interesse comprador. Neste momento existem mais vendedores portanto o preço desce.

Se queres um conselho, o melhor é ficares de fora.

A PT esteve nos 4,40€ este ano, mas isso não é garantia que volte a esses valores neste ano, nem nos próximos. A Oi tem uma dívida brutal, e a distribuição "elevada" do dividendo descapitaliza largamente a empresa. Não ir à falência não quer dizer que não possa desvalorizar. Aliás desde o máximo deste ano, já desvalorizou mais de 50%...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Teoricamente deve-se comprar uma acção quando ela está num valor minimo pois tem potencial para valorizar. Se comprar uma accao que está num valor muito alto com pouco potencial de valorizacao entao estarei a arriscar muito mais..

Quais são entao as accoes em que se deve apostar no momento? Ou simplesmente ninguem vai comprar accoes nos proximos tempos e elas vao todas para tender para 0?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Teoricamente deve-se comprar uma acção quando ela está num valor minimo pois tem potencial para valorizar. Se comprar uma accao que está num valor muito alto com pouco potencial de valorizacao entao estarei a arriscar muito mais..

Quais são entao as accoes em que se deve apostar no momento? Ou simplesmente ninguem vai comprar accoes nos proximos tempos e elas vao todas para tender para 0?

Em primeiro lugar a bolsa não é um jogo. Daí terem-te avisado para teres cuidado, é preciso muito conhecimento, muitos anos de experiência, etc...

Se achas que é tão simples assim, aconselho-te a ver a evolução do BCP. Se mesmo assim achares que é uma boa aposta a PT, desejo-te boa sorte :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão é saber onde está o minimo... O BCP já teve milhões de minimos históricos, e acredito que ainda vão continuar a existir muitos mais...

Se ninguém compra acções, quem quer vender não tem a quem vender, pelo que as ordens não são executadas e o preço não é influenciado...

Do modo como falas, és colaborador do BCP? É que muitos colaboradores do BCP gostam de fazer uma lavagem cerebral aos seus clientes, dizendo que ter acções é um mercado fácil, e que todos ganham... Repara que existem clientes que foram aliciados pelos seus gestores de conta... Esses clientes colocaram alguma percentagem das poupanças de uma vida em acções, e os mesmo estão com uma perda de 90% (alguns compraram BCP a 4€, outros a 1€...)

Até te dou o meu exemplo... Comprei à pouco tempo acções do BPI para o longo prazo, pois acredito que o banco tem potencial, está com um bom rácio e a análise técnica até estava a meu favor... Estou com uma perda de 20% (só mantenho pois é para o longo prazo). O mercado de acções é um mercado em que até os melhores só acertam cerca de 60% das vezes...

Volto a referir! Se não tens conhecimentos, não invistas! Para quê investir em algo que não se percebe?

O meu conselho:

Faz um portefólio no google finance com o capital que queres investir (não precisas de colocar as comissões). Faz as ordens de compra e venda sobre as acções que tu queres transaccionar. Se tiveres lucro, avança com capital real. Caso contrário, volta cá ao fórum e agradece o meu post (e a todos os que disseram que não é uma boa ideia) :D 

EDIT: O Cardoso24 já se adiantou com o (não) exemplo do BCP ahahah

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

EDIT: O Cardoso24 já se adiantou com o (não) exemplo do BCP ahahah

Estamos sempre com o mesmo (mau) exemplo (BCP).

A tua escolha do BPI foi boa, o momento é que não foi o melhor. Mas como a tua perspectiva é de LP, acredito que o BPI tem boas perspectivas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

Voces repetidamente dizem "se nao tens conhecimentos, nao invistas!". A minha questão então é: como é que adquiro esse conhecimento? de que conhecimento é que voces estão a falar?

Existe alguma maneira de eu conseguir de algum modo prever se as accoes tenderão a subir/descer no curto/longo prazo??

Pelas vossas teorias entao as accoes do PSI20 estao condenadas a descer em massa nos proximos tempos portanto a probabilidade de ter prejuizo é muito elevada. Eventualmente accoes de empresas estrangeiras poderao ser uma melhor aposta e é preciso estudar esses mercados para saber onde apostar..é isso?

A minha questao é: existe algum manual/site com analises tecnicas de todas as accoes mundiais que é frequentado por todos os "experts" da bolsa mundial? Onde é que vao adquirir esse conhecimento sobre o mercado bolsista de que voces falam?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Não há um sitio centralizado onde está toda essa informação. Este é um mundo que me fascina bastante desde há vários anos e, no meu caso, a informação vou adquirindo em livros, revistas, fóruns, pesquisas na Internet, ou simplesmente a observar o comportamento dos mercados.

De resto a previsão da evolução de uma cotação não é uma ciência nem tem um "método". Desde logo, e só para fazer uma pequena introdução, existem duas abordagens diferentes:

• Análise fundamental - que basicamente foi o que fizeste que consiste em estudar o panorama, circunstancias económicas, politicas, perspectivas de negócios futuros etc. em que uma acção está envolvida;
  • Análise técnica - consiste em recorrer à analise gráfica de uma cotação, tentando identificar padrões, semelhanças com situações idênticas passadas, ou uso de indicadores matemáticos que podem dar pistas acerca da possível evolução futura.

Em relação ao facto de esta ou aquela acção poderem estar baratas não esquecer que:

- uma acção barata é diferente de uma boa acção e um investidor deve procurar boas acções. O preço por si só não deve levar à tirada de nenhuma conclusão. Uma acção pode custar 500€ e ser um investimento melhor que uma acção que custa 0.02€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estamos sempre com o mesmo (mau) exemplo (BCP).

A tua escolha do BPI foi boa, o momento é que não foi o melhor. Mas como a tua perspectiva é de LP, acredito que o BPI tem boas perspectivas.

Temos sempre momentos melhores :D

Mas eu considero que estou numa maré de azar... Poucos dias depois de comprar as acções vejo que o BCE só vai fazer os testes de stress à banca em 2014 (prejudicou o BPI mas ajudou o BCP). Depois o meu portefolio de fundos de investimento começou a ficar negativo pela crise na Europa, e agora isto de Portugal...

Tenho de apelar aos deuses das acções para fazer isto subir ehehe :D

Para análise técnica, recomendo a escola do site babypips. Foi aí que conheci a analise técnica e depois complementei com a informação que ia lendo nos livros.

Pessoalmente tenho pena de não ter muito tempo livre para ir lendo os livros de alguns dos melhores economistas e gestores do mercado da actualidade :( Tenho ver se no verão leio mais ehehe.

Pessoalmente, tenho estes livros para ler:

- the political economy of growth

- one up on wall street

- The intelligent Investor

- The little book that beats the market

- The midas touch

- How to trade in stocks

- Common Stocks and Incomon profits

- the innovator's dilemma

-the winning investment habits of warren buffett and george soros

- Investment Philosophies.

Tens 8 destes livros disponíveis em pdf, tens é de procurar :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Temos sempre momentos melhores :D

Mas eu considero que estou numa maré de azar... Poucos dias depois de comprar as acções vejo que o BCE só vai fazer os testes de stress à banca em 2014 (prejudicou o BPI mas ajudou o BCP). Depois o meu portefolio de fundos de investimento começou a ficar negativo pela crise na Europa, e agora isto de Portugal...

Tenho de apelar aos deuses das acções para fazer isto subir ehehe :D

Para análise técnica, recomendo a escola do site babypips. Foi aí que conheci a analise técnica e depois complementei com a informação que ia lendo nos livros.

Pessoalmente tenho pena de não ter muito tempo livre para ir lendo os livros de alguns dos melhores economistas e gestores do mercado da actualidade :( Tenho ver se no verão leio mais ehehe.

Pessoalmente, tenho estes livros para ler:

- the political economy of growth

- one up on wall street

- The intelligent Investor

- The little book that beats the market

- The midas touch

- How to trade in stocks

- Common Stocks and Incomon profits

- the innovator's dilemma

-the winning investment habits of warren buffett and george soros

- Investment Philosophies.

Tens 8 destes livros disponíveis em pdf, tens é de procurar :)

Esses livros estão disponíveis em pdf mas compraste-os aonde? Não gosto muito de ler no computador...

PS- Tens de ver se no Verão lês mais? Olha que o Verão já começou  ;D  Eu também não ando com muito tempo, e também tenho livros para ler.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses livros estão disponíveis em pdf mas compraste-os aonde? Não gosto muito de ler no computador...

PS- Tens de ver se no Verão lês mais? Olha que o Verão já começou  ;D  Eu também não ando com muito tempo, e também tenho livros para ler.

Boas,

Pessoalmente não vi muitos, quero despachar primeiro os que tenho em pdf e só depois então comprar os outros.

No entanto, estava muito interessado num livro e, forreta como eu sou, procurei bastante até encontrar um dos sitios mais baratos onde o comprar.

http://www.bookdepository.co.uk/Intelligent-Asset-Allocator-William-Bernstein/9780071362368?b=-3&t=-21#Reviews-21

Não sei se actualmente ainda é o mais barato, mas sempre podes procurar no play.com (também tem esse livro, mas na altura estava mais caro).

Tenho pena que os exames ainda não acabaram, só no dia 18 é que devo festejar (se chumbar a algo é que não festejo nada) -.-

Para mim, o verão só começa no dia 18 (espero que esteja sol nesse dia) ahahah

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Pessoalmente não vi muitos, quero despachar primeiro os que tenho em pdf e só depois então comprar os outros.

No entanto, estava muito interessado num livro e, forreta como eu sou, procurei bastante até encontrar um dos sitios mais baratos onde o comprar.

http://www.bookdepository.co.uk/Intelligent-Asset-Allocator-William-Bernstein/9780071362368?b=-3&t=-21#Reviews-21

Não sei se actualmente ainda é o mais barato, mas sempre podes procurar no play.com (também tem esse livro, mas na altura estava mais caro).

Tenho pena que os exames ainda não acabaram, só no dia 18 é que devo festejar (se chumbar a algo é que não festejo nada) -.-

Para mim, o verão só começa no dia 18 (espero que esteja sol nesse dia) ahahah

Cumprimentos

Fazes exame de matemática dia 18?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor