Visitante RicardoCE

Empresário em Nome Individual - Impostos

7 publicações neste tópico

Saudações,

É o seguinte. Foi contactado por uma empresa estrangeira (um site) para gerir uma frente portuguesa do mesmo site. A questão é que os mesmos pedem que eu adopte o modelo Empresário em Nome Individual. O tipo de contrato será anual, renovável a cada 12 meses, com pagamento mensal.

As minhas dúvidas prendem-se com o tipo de impostos que teria de pagar. Imaginemos, seguindo os moldes acima descritos, que receberia 1500 euros brutos por mes. Como e quanto teria de pagar de IVA, IRS, segurança social...

Peço ajuda pois sou verdadeiramente inexperiente nesta matéria.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o melhor é nem querer saber quanto vai pagar de impostos :-)

1500*12 meses = 18000€

como passa os 10.000€ terá que cobrar IVA e fazer retenção na fonte, no entanto como se trata de uma empresa estrangeira não terá que cobrar IVA.

assim 25% de retenção na fonte leva logo 375€

a contribuição para a seg. social é de 29,6% de 70% do rendimento.

assim 29,6% de 70% de 1500€ dá 310.8€

1500-310.8-375 = 814,2€

no entanto é melhor validar estas contas com alguém mais certificado do que eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ouch.... é quase metade... assim não compensa. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto à SS, se for a primeira vez que inicia atividade, pode usufruir de pelo menos 12 meses de isenção.

Depois de passado o período de isenção o escalão é calculado com base no irs do ano anterior.

Imaginemos um ano completo (18000), 70% dá 12600, 12600/12 = 1050 mês / 419,22 (ias) = 2,50

Dá o escalão referente a 2,50 x ias, mas como desce um escalão, fica no 2 x ias = 838,44 x 29,6 % = 248,18

Ficaria a contribuir 248,18 / mês

Quanto à retenção na fonte, por se tratar de um cliente não residente, normalmente não fazem retenção, e caso façam é acionar a convenção para evitar dupla tributação.

Em termos de irs liquidado final, se se trata de uma pessoa solteira sem outros rendimentos estamos a falar de 2867,50 / ano (sem contar com deduções à colecta, como despesas de saúde, casa, ppr, educação,...)

18000 - 248,18 x 12 - 2867,50 = 12154,34 líquidos (média de 1012 / mês)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bem me parecia que haveria por ai alguém mais certificado do que eu para responder.

no entanto o corte nos 1500€ ainda é de 1/3

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos pelas respostas!

Ok, o valor definido foi 1700 euros mensais, vezes 12 por ano. Acredito que o valor depois de impostos será de 1133 euros? Podem confirmar por favor?

Já agora, quais serão os melhores locais para me tornar Empresário em Nome Individual e esclarecer de facto estas dúvidas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até penso que dará uns trocos acima dos 1133.

O que eu aconselho é procurar ajuda profissional, não só para abertura da atividade (é uma entrega de uma declaração de inicio de atividade nas finanças), mas também para o ajudar com essas e outras duvidas que lhe vão aparecendo durante o exercício da atividade. E claro para lhe tomar conta da papelada (contabilidade, declarações fiscais,...).

Falo de um gabinete de contabilidade / toc.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead