Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Judite Morais

Direitos do fiador que paga a dívida

2 publicações neste tópico

Boa tarde.

Em 2006 a pessoa com quem vivia em união de facto fez um crédito pessoal para comprar um carro, do qual sou fiadora. Pagámos ambos as prestações, pois era o carro de familia.

4 anos depois separamo-nos, e para saldar as dívidas, sugeri que vendesse o carro (estava em nome dele), pagasse o crédito na totalidade, e o que sobrasse dividíssemos.

Infelizmente não aceitou, ficou com o carro e disse que pagaria a dívida.

Este ano vim a saber que não paga a dívida desde Janeiro 2012.

Exigi ao banco o envio de toda a documentação relativa ao crédito, pois o devedor recusa-se a dar-me qualquer cópia. A comunicação entre nós só existe porque temos uma filha em comum.

Pelo que soube, ele tirou o carro do seu nome, e de bens só tem o salário. Eu não estou a trabalhar, e só tenho um carro.

Já fui a banco tentar chegar a um acordo para sair como fiadora, mas o gestor do crédito disse que era impossível, mais ainda quando há tantas prestações em atraso. Disse que a única forma seria fazer restruturação do crédito, com a concordância de todos.

Existe a possibilidade de eu conseguir o valor total da dívida e pagar, mas não quero fazer isso sem antes ter a certeza de que posso exigir também na totalidade ou em grande parte o dinheiro ao devedor. É que se ele não consegue pagar ao banco e não quer vender o carro para o fazer, não vai conseguir pagar a mim. E se pagar, será em prestações muito pequenas, e eu vou acabar por perder, pois daqui a uns anos o que eu pago agora não valerá muito.

Espero ter explicado bem.

Agradeço as respostas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Judite

De facto, ser fiador é um risco imenso. Tem o dever de pagar e não tem o direito a ficar com o bem...

Poderá colocar o seu ex-companheiro em tribunal, mas isso vai exigir custas e tempo. Aí poderá exigir o direito de regresso do que o banco lhe venha a exigir.

Infelizmente, existe muita gente nesta situação. Aliás, deparamo-nos com casos verdadeiramente dramáticos de pessoas que têm as suas finanças em ordem e têm de pagar por dívidas de terceiros.

Se quiser alguma informação relativamente quer aos seus créditos quer ao crédito do qual é fiadora, poderá ir a bportugal.pt e colocar o seu NIF e senha das finanças e vai ter o seu mapa de responsabilidades de crédito.

Finalmente, se precisar de algum esclarecimento adicional mais detalhado, poderá sempre enviar-me um email (jmoraisbarbosa@netcabo.pt)

Boa sorte

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0