Visitante Patricia Alexandra

Pai colocou nif do dependente no IRS erradamente

6 publicações neste tópico

Boa Noite,

Preenchi o meu IRS e, tal como faço todos os anos coloquei o NIF do meu filhote no campo que se refere aos dependentes, contudo, recebi uma carta das finanças a indicar que o NIF do meu filho já tinha sido colocado numa declaração de IRS e que eu teria que corrigir a minha declaração.

Falei com o pai do meu filho e percebi que ele pôs o NIF do menino como dependente dele, no entanto, e apesar dele ter começado a pagar pensão de alimentos em 2012, por decisão do tribunal, o menino continua a viver comigo.

Contudo, como a declaração dele já foi validada (e pela conversa dele penso que até já recebeu o que tinha a receber), não se mostra disponível para fazer a correcção (até porque penso que terá que pagar uma multa).

Alguém sabe o que posso fazer para resolver esta situação? Como posso provar que sou eu que pago as despesas do menino até porque ele só contribuiu no final do ano passado?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Preenchi o meu IRS e, tal como faço todos os anos coloquei o NIF do meu filhote no campo que se refere aos dependentes, contudo, recebi uma carta das finanças a indicar que o NIF do meu filho já tinha sido colocado numa declaração de IRS e que eu teria que corrigir a minha declaração.

Falei com o pai do meu filho e percebi que ele pôs o NIF do menino como dependente dele, no entanto, e apesar dele ter começado a pagar pensão de alimentos em 2012, por decisão do tribunal, o menino continua a viver comigo.

Contudo, como a declaração dele já foi validada (e pela conversa dele penso que até já recebeu o que tinha a receber), não se mostra disponível para fazer a correcção (até porque penso que terá que pagar uma multa).

Alguém sabe o que posso fazer para resolver esta situação? Como posso provar que sou eu que pago as despesas do menino até porque ele só contribuiu no final do ano passado?

Situação chata essa, para  im a melhor prova é ele pagar a pensão de alimentos do filho, se paga uma pensão de alimentos presupôe-se que o mesmo não vive com ele por decisão do tribunal...isto digo eu assim como leigo, agora ele não quer alterar o IRS porque vai pagar multa, mas no meu entender ele é que tem de a mudar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tambem acho que a razão está do seu lado, mas não faço a minima ideis de como descalçar a bota. O que lhe dizem as finanças, já foi expor a situação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião tem duas soluções:

- Ceder e alterar a sua declaração.

ou

- Fazer uma reclamação ao chefe das finanças da sua residência, explicar os seus motivos, e juntar prova da decisão judicial ou acordo homologado da guarda do menor.

E esperar que o chefe aceite a sua reclamação, o que se se concretizar a aceitação, passarão a bola para o outro lado (pai). O pai para não ficar prejudicado, altera a declaração dele e declara as pensões pagas. Atenção que no caso de haver declaração da pensão pelo pai, na declaração da mãe onde entra o filho tem de estar lá esse rendimento declarado no Anexo A em nome do dependente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Obrigada pela v/ sugestões.

Eu declarei o valor que ele pago da pensão de alimentos, conforme obrigatório por ele.

Ele é que, por lapso, colocou o valor da pensão e, em simultâneo, escreveu o NIF do nosso filho como dependente dele.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Obrigada pela v/ sugestões.

Eu declarei o valor que ele pago da pensão de alimentos, conforme obrigatório por ele.

Ele é que, por lapso, colocou o valor da pensão e, em simultâneo, escreveu o NIF do nosso filho como dependente dele.

Como é que ele conseguiu declarar o pagamento da pensão ao filho e ao mesmo tempo declarar o filho como dependente?

Tenho quase a certeza que é impossivel a aplicação online permitir a validação com esse erro, pois desrespeita o Artigo 83ºA do CIRS.

Mesmo que a tenha entregue em papel, a mesma teria de ser rejeitada.

Ou ele declarou a pensão de alimentos como pagamentos à mãe do filho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead