Visitante Adriana

Arrendamento de casas ilegal

13 publicações neste tópico

Boas,

Eu tenho algumas dúvidas sobre o arrendamento de casas ilegal.

O que poderá acontecer ao inquilino se o pagamento estiver atrasado (uns 3 meses), o senhorio informado do porquê e sempre compreensível quanto ao atraso e de uma hora para outra ameaçar por roupas para o lixo e bens de valor à venda? Isto porque pensou que os inquilinos tivessem fugido, entrou no apartamento e pegou em todos os bens de valor e trocou fechaduras, enquanto que os inquilinos foram apenas passar "férias" (resolver questões financeiras).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sou nada perito em DIREITO DO INQUILINO mas sim, "perito"

em arrendamento ilegal de casas ilegais por experiências próprias horrorosas.

"Arrendamento de casas ilegal" quer dizer: Você não tem contrato ?

Ou:  A casa não tem licença de habitação ?

No fundo, seja como for:

Sem contrato não podes fazer NADA …

a não ser apresentar queixa na GNR pela "perda" dos bens.

O caso, eventualmente, vai ao tribunal e em 4 anos (no mínimo) podes contar com uma sentença.

(Neste tempo, claro, pagas o advogado e os custos do processo … )

Sem contrato não podes contar com qualquer apoio pela GNR.

Bem ao contrario:

Estes apoiam o senhorio que alugou a casa sem contrato – ou seja: ilegalmente – e a toda força.

Basta denunciar o inquilino como "vagabundo, que ocupa propriedade sem permissão"

e já vem os heróis da pátria forçando entrada – em qualquer hora de dia ou noite.

Com sorte, dão-te um prazo de 3 dias para sair.

(Vai aos blogues dos "donos de apartamentos e casas" para ganhar uma ideia

sobre o valor de um inquilino e os conselhos que eles trocam entre si … )

Sem contrato ou/e sem licença de habitação e até COM contrato,

o  locatário – apesar de todos os leis – está igualmente em desvantagem

quando o "arrendador" invade a sua casa, rouba as suas coisas, troca as fechaduras,

corta agua, luz e gás (ato completamente tolerado na justiça portuguesa até hoje),

envenena os teus animais, destrói a tua horta, espalha difamações entre os vizinhos,

apresenta as queixas mais absurdas … a criatividade não tem limite:

A casa e minha, faço o que quero.

O arrendatário só pode correr o tribunal, esperar ANOS para um solução e –

neste tempo tudo – é ainda obrigado por lei de pagar a renda,

mesmo quando já não há mais condições de morar no local arrendado com alguma dignidade.

A dica para estes desafortunados é sempre a mesma:

Procura outra casa e vai te embora mais rápido que possível.

(Fica contigo de seguir a dica bíblica "Olho por olho … ")

Como o seu senhorio já ultrapassou o estado de ameaças e "entrou em ação"

não restam muitas duvidas, não é ?

A não ser, que houve sucesso em resolver as questões financeiras ...

Boa sorte ...

PS

Veja neste forum:  Arrendar uma casa legalmente ... Prós e Contras - 14 Outubro 2010, 22:45:11

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Gostaria de saber como denunciar o fato que certas casas estão a ser arrendadas a turismo sem qualquer lincença e sem condições adequadas para o mesmo.

Obrigada

Paula Veiga

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas o que tens tu a ver com isso ? 

incomoda-te pessoalmente ?    és vizinha ?  sentes-te roubada pois pagas impostos ?  e como sabes que não têm condições ? já lá estiveste dentro ? 

de qualquer forma se queres fazer queixa porque apenas achas que todos devemos pagar impostos dirige-te às finanças ou ao departamento de turismo local, o à câmara local e faz uma participação do caso - mas para fazer queixa deves ter fundamentos, factos, e não apenas suspeitas, acho eu, pois senão podes depois ser processada por difamação ou coisa semelhante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Podem dizer-me como denunciar um arrendamento ilegal, ou seja, denunciar um senhorio que arrenda a casa sem passar recibos?

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Encontra uma resposta possível, para a situação que expõe, na mensagem imediatamente anterior à sua!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu tenho algumas dúvidas sobre o arrendamento de casas ilegal.

O que poderá acontecer ao inquilino se o pagamento estiver atrasado (uns 3 meses), o senhorio informado do porquê e sempre compreensível quanto ao atraso e de uma hora para outra ameaçar por roupas para o lixo e bens de valor à venda? Isto porque pensou que os inquilinos tivessem fugido, entrou no apartamento e pegou em todos os bens de valor e trocou fechaduras, enquanto que os inquilinos foram apenas passar "férias" (resolver questões financeiras).

Encontra uma resposta possível, para a situação que expõe, na mensagem imediatamente anterior à sua!...

boa noite gostava de me informar sobre arrendamento: tenho o meu contrato de arrendamento mas não tem carimbo das finanças,agora não tenho pago 2meses sem caução.devido a chuver dentro de casa ,um buraco no cão da cozinhas vejo a casa da minha visinha de baixo,eu dixe que só pagava quando arranja-se agora recebi uma carta do advogado o que posso fazer para MW defender?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite gostava de me informar sobre arrendamento: 

tenho o meu contrato de arrendamento mas não tem carimbo das finanças,

1. agora não tenho pago 2meses sem caução.

2. devido a chuver dentro de casa ,um buraco no cão da cozinhas vejo a casa da minha visinha de baixo,

3. eu dixe que só pagava quando arranja-se agora recebi uma carta do advogado o que posso fazer para MW defender?

Não se percebe o seu português escrito...

1. Efetuou contrato de arrendamento mas não chegou a pagar as duas rendas iniciais?

2. O "buraco" no chão surgiu já depois de para lá ter ido? Deu conta disso ao proprietário?

3. Arranje um advogado também e tente expor o seu problema de forma clara... entretanto, vá procurando nova residência!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde eu paguei as rendas iniciais logo,o buraco foi feito por um "funcionário" do senhorio quando arranjava o teto do inquino debaixo de mim,quando eu já lá morava eu informai ao senhorio e nada e é assim.obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde eu paguei as rendas iniciais logo,

o buraco foi feito por um "funcionário" do senhorio quando arranjava o teto do inquino debaixo de mim,quando eu já lá morava

eu informai ao senhorio e nada

e é assim.obrigado

O que diz o vizinho do andar debaixo?

Envie uma carta registada com aviso de recepção, ao seu senhorio, a relatar a situação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha vizinha esta na mesma situação que eu ou pior,mas diga me uma coisa o Meu senhorio pode me retirar dinheiro da minha conta caso eu não pague a renda,quando nem se sequer está conectado nas finanças?,porque e isso que diz a carta do advogado dele???..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O facto do senhorio não fazer as obras na casa não dá direito ao inquilino de deixar de pagar a renda. O senhorio pode avançar com uma ação para obrigar o inquilino a cumprir essa obrigação, sim. Até pode alegar que precisa desse dinheiro para fazer as obras, por exemplo!

O inquilino deve é recorrer à justiça para obrigar o senhorio a fazer as obras, não deixar de cumprir com as suas obrigações. É pagar as rendas em atraso e enviar uma carta registada ao senhorio dando-lhe conta dos problemas e um prazo para começar a fazer as obras de reparação. Porque sem essa comunicação o senhorio pode sempre alegar que não sabia de nada...

Se a obra é urgente, sugiro que peça à Câmara a deslocação de um técnico para avaliar da urgência das mesmas e procurar obrigar o senhorio a fazer as obras.

De qualquer forma acho que a mesma sugestão foi mesmo a do ABCD: o melhor é ir procurando também outra casa que não tenha esses problemas...

Editado por pauloaguia
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho piada alguém mencionar que esta 3 meses sem pagar renda e ainda se querem valer dos seus direitos.Eu pergunto .Quais direitos?E ainda de um fulano que pergunta se o senhorio pode retirar dinheiro da sua conta se a casa não esta coletada nas finanças?Mas então ,querem estar numa casa sem pagarem?E se a casa vosse vossa,coletavam.se nas finanças?E se tivessem um arrendatário que não pagasse?Gostavam?Conversa de maus pagadores..se o senhorio ,não tem contrato,já o sabiam,ou dão os vosso dinheiro e os vossos dados a alguém sem saberem pormenores do aluguer? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor