clara esteves

liquidação total de crédito habitação

10 publicações neste tópico

Boa tarde.

Adquiri em 2003 um app em Lisboa tendo contraído no meu banco um crédito de 30 mil euros. Face à actual conjuntura e considerando que me aposentei e faço parte do lote de aposentados a quem é exigido o pagamento da CES e aumento de IRS estou a pensar proceder à liquidação total do montante em dívida, cerca de 9.500 euros. Peço ajuda para tomar a decisão mais acertada:

1- Não liquidar, uma vez que a taxa é variável e o spread é de 0,75;

2- Liquidar e libertar-me de uma prestação mensal que ronda os 280 euros, dado o valor dos seguros, designadamente o de vida, superior a 45 euros. Este valor está a perturbar a minha gestão financeira porque estou a ajudar 1 neta que frequenta a universidade em Coimbra.

Obrigada.

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Adquiri em 2003 um app em Lisboa tendo contraído no meu banco um crédito de 30 mil euros. Face à actual conjuntura e considerando que me aposentei e faço parte do lote de aposentados a quem é exigido o pagamento da CES e aumento de IRS estou a pensar proceder à liquidação total do montante em dívida, cerca de 9.500 euros. Peço ajuda para tomar a decisão mais acertada:

1- Não liquidar, uma vez que a taxa é variável e o spread é de 0,75;

2- Liquidar e libertar-me de uma prestação mensal que ronda os 280 euros, dado o valor dos seguros, designadamente o de vida, superior a 45 euros.

Este valor está a perturbar a minha gestão financeira porque estou a ajudar 1 neta que frequenta a universidade em Coimbra.

A opção correta, no meu ponto de vista, é a hipótese 1. No entanto, como tem a possibilidade de liquidar a totalidade, faça apenas um abatimento anual entre 1000 a 2000 euros. Assim a sua prestação mensal diminui tal como o seu seguro de vida, porque o capital em divida é menor e os juros que paga ao banco também serão menores. Por outro lado, continua a ter a possibilidade de declarar os juros a nível de IRS...

Quanto ao restante capital pode ajudar a neta ou aplicar num depósito a prazo de curta duração ou que efetue distribuição de juros trimestrais ou mesmo mensais.

Concerteza que se aguardar mais um pouco, haverá alguêm que lhe dará outras sugestões de aplicação tendo a certeza porém que a decisão final é sempre sua!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Li a sugestão fornecida e fico grata pela presteza e atenção. Certamente será uma solução mais sensata do que a outra hipótese que apresentei porquanto me liberta ainda do pagamento de comissão no valor de 0,5% do capital em dívida, julgo. Ou seja, a poupança será superior.

Os produtos oferecidos pelo meu banco e/ou CGD são pouco rentáveis ( falo se produtos sem risco) e um depósito a prazo de 90 dias em alguns bancos ( raros) permite um lucro líquido de cerca de 70 euros. Foi a melhor oferta que tive após alguma pesquisa online.

Entretanto, como não é de facto um caso de vida ou de morte ( com sorte para o governo os aposentados morrem todos rapidamente.....mas quero ver se escapo), vou esperar mais um mês por qualquer outra sugestão.

Um abraço e o meu obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os produtos oferecidos pelo meu banco e/ou CGD são pouco rentáveis ( falo se produtos sem risco) e um depósito a prazo de 90 dias em alguns bancos ( raros) permite um lucro líquido de cerca de 70 euros. Foi a melhor oferta que tive após alguma pesquisa online.

Pois, a CGD não é interessante em termos de depósitos a prazo.  :P

Pode aproveitar os depósitos promocionais dos bancos online. Investe, por exemplo, 7500€ no BEST (4% a 90 dias). Findo o prazo, investe no depósito promocional do BIG (4% também a 90 dias se não estou em erro) ...  ;)

Os restantes, podem ser para amortizar o crédito e ajudar a sua neta, como já tinha sugerido!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde e grata pela sugestão.

Relativamente à aplicação a 90 dias no BEST, se o montante for 7500 euros, como sugere, qual o resultado líquido? Inferior a 70 euros, ou estarei a fazer mal as contas?

Reinvestir o resultado matemático no BIC ao fim de outros 90 dias que montante dará?

Outra pergunta: A liquidação parcial, de acordo com um DL de 2007 implica o pagamento de uma taxa muito mais elevada do que a liquidação total. 0,20% do montante em dívida num caso e 0,50% no outro. Será?

Apercebi-me, contudo, ter sido publicado em Maio de 2013, salvo erro a 19 de maio, legislação que altera os métodos de reembolso e que beneficia os cidadãos. Sabe qual é a lei?

As minhas desculpas pela insistência.

Um abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Relativamente à aplicação a 90 dias no BEST, se o montante for 7500 euros, como sugere, qual o resultado líquido? Inferior a 70 euros, ou estarei a fazer mal as contas?

Reinvestir o resultado matemático no BIC ao fim de outros 90 dias que montante dará?

2. Outra pergunta: A liquidação parcial, de acordo com um DL de 2007 implica o pagamento de uma taxa muito mais elevada do que a liquidação total. 0,20% do montante em dívida num caso e 0,50% no outro. Será?

3. Apercebi-me, contudo, ter sido publicado em Maio de 2013, salvo erro a 19 de maio, legislação que altera os métodos de reembolso e que beneficia os cidadãos. Sabe qual é a lei?

1. De acordo com as contas que efetuei, irá receber 75€ em cada um dos dois casos citados antes dos impostos. Num deles recebe antecipadamente mas tem de manter o capital pelos 3 meses e no segundo recebe no fim do prazo. Em ambos os casos, a rentabilidade é bem melhor do que as taxas "oferecidas" pelo banco do estado (o mesmo valor para o mesmo período andaria na casa dos 7€ antes de impostos). Depois com o tempo, logo irá dando-se conta das suas necessidades.

2. Nas taxas variáveis nenhum banco pode cobrar mais do que 0.5% de penalização, amortização parcial ou total. Normalmente é sempre possível amortizar antecipadamente o empréstimo até metade do montante contratado sem qualquer penalização e até mesmo depois mas terá de falar com um "gestor" de conta que trate do seu crédito. Entretanto, pode analisar o que está escrito no seu contrato de crédito tendo em atenção que só interessa o que diz o contrato se a penalização for inferior a 0,5% no caso de taxa variável e 2% no caso de taxa fixa. Caso contrário serão estes os valores máximos de penalizações permitidos por lei.

3. Refere-se ao reembolso do IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção, não sei se foi um erro de escrita, mas a minha sugestão foi no sentido de encaminhar o capital para o banco BIG e não o banco BIC...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite e mais uma vez o meu agradecimento.

Começo pelo fim, foi realmente erro meu, falo do banco BIG.

De acordo com a minha gestora de conta o meu contrato está a ser analisado pelo gabinete jurídico do banco, porquanto o spread que me foi aplicado aquando do pedido de empréstimo ( 0,75%) é considerado muito baixo para semelhante montante no âmbito da habitação.

Em todo o caso , nos termos do meu contrato, só posso proceder à liquidação total ou parcial com a penalização mínima aquando da revisão da taxa de juro, que ocorrerá em Outubro. Isto significa que até 15 de Setembro estarei com limitações no que diz respeito à liquidação, seja qual for a modalidade.

O juro do Best poderá ser no montante que refere. Quanto ao BIG, pedi ontem uma simulação via net, aguardo resposta.

Aguardo também a posição do gabinete jurídico do meu banco, ao qual foi enviada 1 cópia do contrato.

Fico-lhe grata pelas indicações.

Um abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em todo o caso , nos termos do meu contrato, só posso proceder à liquidação total ou parcial com a penalização mínima aquando da revisão da taxa de juro, que ocorrerá em Outubro. Isto significa que até 15 de Setembro estarei com limitações no que diz respeito à liquidação, seja qual for a modalidade.

O juro do Best poderá ser no montante que refere. Quanto ao BIG, pedi ontem uma simulação via net, aguardo resposta.

Aguardo também a posição do gabinete jurídico do meu banco, ao qual foi enviada 1 cópia do contrato.

Não sei se percebi bem. Se quiser amortizar, agora (em Junho ou Julho consoante o dia a que paga a prestação mensal), o banco não a deixa fazer antes de 15 de Setembro?

Se for esse o caso, creio que me está a dar uma novidade...

Contraiu um crédito à habitação em 2003 com um spread de 0,75% e "eles" agora acham que é baixo?

Se nos tivessemos "cruzado" nesse ano, dizia-lhe logo para ir à concorrência porque nessa altura esse spread era altíssimo...

No seu lugar, caso pretendesse amortizar, 1000 ou 1500€, escrevia uma carta simples a solicitar a amortização de X€ relativo ao crédito tal. Entregaria, apenas isso, ao gestor ou a qualquer funcionário do banco onde tem o seu crédito.

Atenção que para obter o máximo rendimento possível relativamente ao capital que tem disponível para investir, deve-o investir todo num banco e depois no outro. As taxas promocionais são iguais em ambos os bancos referidos. Não precisa de pedir simulações, tendo já uma, ou o seu resultado, em seu poder... O processo de adesão também é relativamente simples!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, boa noite.

Vou seguir os seus conselhos. Esperei durante toda a semana que o gabinete jurídico do banco se pronunciasse.

Interessante ver que há bancos que aceitam a amortização total neste momento sem cobrar qualquer taxa.

Irei ao meu balcão na próxima semana com um documento pedindo a amortização de 2000 euros. Verei qual a situação que me é apresentada, quer em termos de aceitação sem penalizações e quais os montantes que me serão debitados na prestação mensal.

Só a título de curiosidade dar-lhe-ei notícias dos resultados.

Obrigada pela paciência e atenção.

Um abraço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead