Visitante Tiago Almeida

Empresa não fez a Retenção na Fonte

2 publicações neste tópico

Bom dia,

Sou trabalhador independente e o ano passado trabalhava para uma empresa para a qual emitia mensalmente uma "factura-recibo" (recibo verde), com retenção na fonte. Apesar de ter tido problemas com os pagamentos nunca me foi referido nada sobre a retenção.

A minha surpresa é que recebi hoje uma notificação das finanças a dizer que o valor da retenção declarada é inferior ao valor de retenção que as empresas para quem trabalhei pagaram às finanças. Feitas as contas chego à conclusão que a dita empresa nunca fez a retenção na fonte presente nos recibos como dita a legislação.

A minha dúvida é qual é a minha melhor solução agora?

Espero que sejam as finaças a cobrar o valor em falta à empresa (e se calhar sujeito-me a pagar IRS porque o retido não cobre o imposto a cobrar) ou envio uma nova declaração sem o valor das retenções devidas e assim baixo o imposto a pagar e ao menos não tenho de desembolsar (apesar das finanças terem acesso aos recibos onde era claro que elas deviam ter sido feitas?

Desde já obrigado por qualquer ajuda que me possam dar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de ler a sua questão, acho que fiquei um pouco baralhado... ou então é da hora.

Começa por dizer que a AT queixou-se que o valor das retenções declaradas (por si, no seu irs, certo?) é inferior ao que as empresas pagaram à AT. E que feitas as contas, afinal a empresa nunca reteve na fonte.

Então a empresa paga a retenção à AT, ainda por cima você declara um valor inferior (pensava que tinha sido retido menos?!),  e no final a empresa não reteve?  :-\

Depois, ou a AT cobra os valores em falta (das retenções, penso) e sujeita-se a pagar irs? porque o retido não cobre o irs a pagar? Ou envia uma declaração sem as retenções e assim baixa o imposto a pagar??

Quer dizer que com as retenções declaradas paga mais do que sem as retenções???

Explique melhor, pf...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor