Framns

Recibos verdes, IVA e não pagamento de IVA

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

Sou Professor no Ensino Superior e tenho um problema com o IVA. Deste setembro de 2012 que estou a recibos verdes, sendo que, devido a pagamentos em atraso, foi-me pago vários meses de trabalho em janeiro e fevereiro de 2013. Recebi entretanto os valores de março e abril, que conjuntamente com o que recebi em 2013, passará os dez mil euros anuais de rendimento, pelo que terei de começar a pagar IVA.

Pelo que sei, a empresa deveria "pagar-nos" esse valor de IVA para que possamos devolver de 3 em 3 meses às finanças. O problema é que a empresa não paga a ninguém esse valor, e verifico que terei de, para além do IRS e SS, retirar do meu ordenado os 23% de IVA.

Ora como será fácil de compreender, irei ficar severamente prejudicado por ter de retirar 23% do meu ordenado para impostos por imposição da empresa em que trabalho.

O que poderei fazer nesta situação de forma a resolver o problema?

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acima dos 10k, ... IVA para cima....

Não entendo a tal empresa... o IVA é dedutivel

Eu, no seu caso ia às finanças colocar a questão

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi da questão, você entende que ultrapassados os 10 mil tem de começar no imediato a cobrar iva.

E não é bem assim.

Se no ano 2012, durante os 4 meses de actividade (setembro a dezembro) não ultrapassou os 3333 euros de recibos emitidos, então continuará a usufruir da isenção de iva durante todo o ano de 2013.

Como em 2013 vai ultrapassar o valor total de 10000, então em Janeiro / 2014 tem de entregar uma declaração de alterações, passando a cobrar iva a partir de Fevereiro / 2014.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead