albano

Rendimentos Cat B ou rendimentos prediais anexo F?

2 publicações neste tópico

boas!

Possuo juntamente com a minha esposa um café que está alugado. Passo recibo todos meses com iva, que entrego às finanças de 3 em 3 meses.

Até aqui era um "contabilista" que me fazia o IRS, este ano resolvi ser eu a faze-lo.

A minha esposa é reformada e esse é o único rendimento. (5500€ anuais)

Eu não tenho profissão e o único rendimento é o do aluguer do café (4200€ anuais)

Eu nas declarações anteriores estou com rendimentos da Cat.B-Rend. Empresariais (somatório de todas a rendas do ano).

A minha duvida é:

Está correcto ou deviam ser rendimentos prediais anexo F?

Faço descontos para a seg. social com base nestes rendimentos também.

Agradeço ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é um contrato de cessão de exploração ou um simples contrato de arrendamento do imovel?

- Se apenas se trata do aluguer de paredes nuas de um imovel afecto à sua esfera pessoal, é isento de iva e deveria ser anexo F.

- Se é na mesma aluguer de paredes nuas de um imovel afecto a uma actividade, isento de iva e os rendimentos prediais também são afectos à actividade. Anexo B.

- Se se trata de uma cedência de exploração de um estabelecimento comercial, em que a troco de uma renda mensal cede o imovel e o equipamente para ser explorado, então é uma actividade sujeita a iva e enquadrada no Anexo B (supondo que o cedente é um ENI no regime simplificado). Apenas mudou a actividade de "café" para "aluger de equipamentos".

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead