carlita

IRS - Erro de preenchimento das declarações entregues em anos anteriores

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho o seguinte problema:

Ao preencher a declaração deste ano percebi que desde 2009 estou a colocar o artigo urbano errado no quadro 814 do anexo H. Pois o artigo que tenho colocado era referente ao terreno quando era ainda terreno para construção e a casa ainda não estava averbada mas já estava em construção (desde 2008).

Comecei a viver na habitação em 2010, até lá vivi numa casa emprestada por um familiar e por isso já me disseram que uma vez que nesse ano (2009) a moradia estava em construção e ainda não era habitada não era habitação própria permanente e não deveria ter colocado essa despesa....

O que devo fazer? entregar uma declaração de substituição para 2009 retirando essa despesa?

Entregar declarações de substituição para os anos 2010 e 2011 para corrigir o artigo que está errado?

Vou pagar coima?

Agradeço a ajuda.

Carla

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só vejo duas opções:

- Rectificar a declaração de 2009 e sujeitar-se à coima e possivel encontro de contas de imposto. Caso o estado não tenha sido prejudicado na receita do imposto, pedir dispensa das coimas.

- Não rectificar e esperar que passe...

O direito à liquidação do ano de 2009 caduca em 31/12/2013. Se até lá não for rectificado por si nem pela AT, é porque passou...

O ano 2010 e 2011, não vejo o que rectificar... o artigo não ficou o mesmo? Eu tenho ideia que o artigo de um terreno para construção, depois de declarada a construção do imovel, fica na mesma igual. Mas não sei...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela sua ajuda.

Quando a habitação é averbada ao terreno para construção o artigo muda...daí o meu erro...agora que reparei no  erro este ano vou colocar o artigo correcto mas em 2010 e 2011 entreguei a declaração com o artigo errado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead