Visitante Joao Esteves

Dúvida Anexo G Quadro 5

4 publicações neste tópico

Olá gostaria que me esclarece-sem relativamente a uma dúvida no Anexo G. Vendi, em 2012, dois bens imóveis, um rústico e um urbano (não era habitação própria), em freguesias diferentes. Inseri e preenchi, sem dificuldade, a linha 401 e 402 do quadro 4 com todas as informações relativas aos dois imóveis.

No quadro 5, preenchi o campo 501 com o ano, o campo 502 com 401 referente a um imóvel e o 503 com 402 referente ao segundo imóvel. Quando faço a simulação dá o seguinte erro “Erros do Quadro 5 G076 : Caso o imóvel alienado tenha mais do que uma data de aquisição (mais de que 1 linha no Q4), os campos 502, 503 e 504 têm de ter a mesma identificação matricial.” Se são dois artigos diferentes não percebo porque os campos 502(401) e 503(402) têm que ter a mesma identificação matricial. Podem esclarecer-me o que estou a fazer de errado?

Como penso em reinvestir as mais-valias para habitação própria preencho o campo 506 com o valor total das vendas. (é correto?)

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro tenha em atenção de que como nenhum dos imoveis vendidos eram a habitação permanente (penso que era permanente ou morada que queria dizer, pois própria era de certeza, pois era você o proprietário), não é considerado o reinvestimento. Escusa de preencher o quadro 5.

Agora o porquê do erro:

O quadro 5 está divido em duas colunas, uma vai do campo 501 ao 511 e outra do campo 521 ao 531.

Cada uma das colunas serve para cada imovel vendido do qual queremos fazer reinvestimento do produto da venda.

Cada coluna permite introduzir varias linhas do quadro 4, porque o mesmo imovel pode estar repartido por mais do que uma linha do quadro 4, pelo motivo de diferentes datas de aquisição de quotas partes do mesmo (exemplo: herança do pai e posterior herança da mãe).

Daí que o campo 502,503 e 504 tenham de ter linhas do quadro 4 referente ao mesmo imovel. Pois caso sejam dois imoveis vendidos que reunam a condição de reinvestimento, terá de os dividir pelas duas colunas do quadro 5.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela explicação Ra, estou esclarecido.

Gostava, no entanto, que me confirmasse uma situação:

Está a dizer-me que só posso reenvestir em habitação permanente se os imóveis vendidos também forem de habitação permanente (não é o caso) .

Sendo assim, tenho que pagar as mais valias porque não posso reenvesti-las, correto?

Logo, como referiu nem preciso de olhar para o quadro 5.

Mais uma vez obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead