1pedro2

Fundo ES Liquidez-Discussão Filosófica

13 publicações neste tópico

O porquê das rentabilidades excepcionais deste fundo e tudo mais deste veiculo de investimento de

financiamento do Grupo Bes gostava de ver discutida aquí, prós contras etc

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um fundo de baixo custo, que investe essencialmente em papel comercial:

PAPEL COMERCIAL

Uma fonte de financiamento de curto prazo disponível para as empresas

Designa-se por Papel Comercial os Títulos de crédito de curto prazo emitidos por sociedades comerciais ou civis sob a forma comercial, cooperativas, empresas públicas e demais pessoas coletivas de direito público ou privado, destinados a financiar défices de tesouraria mediante a emissão de Títulos nominativos, livremente negociáveis e domiciliados numa Instituição Financeira que preste o serviço da respetiva guarda.

Requisitos

Para a emissão de papel comercial, devem as entidades emitentes preencher um dos seguintes requisitos:

Evidenciar no último balanço aprovado e sujeito a certificação legal de contas ou a auditoria efetuada por revisor oficial de contas, consoante o caso, capitais próprios ou património líquido não inferior a 5 milhões de euros ou o seu contravalor em euros, caso esses capitais ou património sejam expressos em moeda diferente do euro; ou

Apresentar notação de risco da emissão do programa de emissão a que se refere o n.o 1 do artigo 7.o ou notação de risco de curto prazo do emitente, atribuída por sociedade de notação de risco registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; ou

Obter, a favor dos detentores, garantia autónoma à primeira interpelação que assegure o cumprimento das obrigações de pagamento decorrentes da emissão ou do programa de emissão (contínua ou por séries)

A exigência dos requisitos acima descritos não se aplica ao papel comercial cujo valor nominal unitário seja igual ou superior a € 50 000 ou o seu contravalor em euros, caso seja expresso em moeda diferente do euro.

As entidades emitentes ficam ainda obrigadas a elaborar uma nota informativa que tem por objeto a emissão ou o programa de emissão, contendo informação sobre a sua situação patrimonial, económica e financeira, da qual devem constar obrigatoriamente os elementos referidos no Artº 17º do D.L. 69/2004.

Prazos

O Papel Comercial é emitido por prazo inferior a 1 ano, sendo admitido o seu resgate antes do fim do prazo, nos termos previstos nas condições da emissão.

O Papel Comercial pode ser objeto de emissão simples ou, de acordo com o programa de emissão, contínua ou por séries.

Limites de emissão

As entidades emitentes de papel comercial, com exceção das instituições de crédito, das sociedades financeiras, das empresas de seguros e das sociedades gestoras de fundos de pensões, não podem obter, com a emissão deste tipo de valor mobiliário, recursos financeiros superiores ao triplo dos seus capitais próprios ou, no caso de entidades que não estejam sujeitas à adoção do plano oficial de contabilidade, ao triplo do seu património líquido.

https://www.cgd.pt/Empresas/Gestao-Corrente/Apoio-Tesouraria/Pages/Papel-Comercial.aspx

Tem muita dívida do grupo BES, o que pode ter as suas desvantagens visto estarmos muito expostos a um dos emissores de dívida. É um risco e por essa razão estamos a ser compensados por esse risco com uma rendibilidade em 2012 de 4%, e este ano parece estar a ser mais reduzida mas ainda assim melhor que muitos depósitos a prazo.

1o trimestre 2o trimestre 3o trimestre 4o trimestre

2013     0.77 - - -

2012      1.15             1.08               1.01               1.10

Penso que é um bom fundo para ter 10% da nossa carteira. Ou para servir de fundo de emergência para despesas inesperadas que apareçam no dia-a-dia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só 10% ?

Tenho ideia que por este ser um dos fundos de mais baixo risco, que se poderia ter maior percentagem do capital ?

Pelo menos dos Portfolios partilhados por varios utilizadores a percentagem anda nos 50%

Edit: Por acaso no meu caso, recente reforço:

Espirito Santo Liquidez FEI - 21.97%

Espirito Santo Plano Prudente - 18.11%

Espirito Santo Rendimento FEI - 19.21%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só 10% ?

Tenho ideia que por este ser um dos fundos de mais baixo risco, que se poderia ter maior percentagem do capital ?

Pelo menos dos Portfolios partilhados por varios utilizadores a percentagem anda nos 50%

Edit: Por acaso no meu caso, recente reforço:

Espirito Santo Liquidez FEI - 21.97%

Espirito Santo Plano Prudente - 18.11%

Espirito Santo Rendimento FEI - 19.21%

Tudo é uma questão relativa...repara, se tu colocares por ordem crescente de risco, as diferentes classes  de investimento obtens qualquer coisa como:

tesouraria/monetário < Obrigações Intermédias/longas < Acções

No entanto dentro destas 3 classes há diferentes riscos, por exemplo

Acções Empresas Grande Capitalização < Acções Média Cap < Acções Pequena Cap

Dentro da classe de tesouraria/monetário:

Tesouraria países < tesouraria empresas

Por exemplo comprar bilhetes de tesouro dos US é mais seguro que papel comercial de uma empresa nos US.

Tendo isto em conta, há quem possa defender que o ES liquidez dentro da classe tesouraria (que é uma classe com baixo risco) é o mais arriscado. Faço-me entender, ou está demasiado confuso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu posso dar o meu exemplo. Tive durante um ano uma importância considerável nesse ES Liquidez. A rendibilidade situou-se próxima dos 3% líquidos, o que, atendendo às características do fundo, não pode ser considerado, de todo, mau. Contudo, após várias leituras e conselhos, resolvi resgatar a totalidade da aplicação e dividir esse montante por 5 fundos internacionais (4 em EUR e 1 em USD), que me proporcionam (espero eu) uma estimativa de rendibilidade bem superior e a efetiva garantia da moeda. É que o cenário de um dia acordarmos e estarmos novamente sob e égide do Escudo nunca esteve tão próximo...

Para necessidades pessoais/pontuais de liquidez, mantenho apenas cerca de 35 mil euros em três DP, que eram os melhor remunerados no momento da constituição.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico se tivers 100k olha para a ob. do esfg a dar-te 7% ao ano até 2019 e aki tens algo seguro com uma prob. de estabilidade acima dos 95%, porque não acredito que a esfg passe mal nos tempos mais proximos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eurico se tivers 100k olha para a ob. do esfg a dar-te 7% ao ano até 2019 e aki tens algo seguro com uma prob. de estabilidade acima dos 95%, porque não acredito que a esfg passe mal nos tempos mais proximos.

Bushy, esses 7% de que falas são brutos ou líquidos?

Recentemente fiz uma aplicação de um montante próximo desse que não me dá esse retorno...

Cump.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Butos claro, o bid/ask está nos 96.09/99.10

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguem sabe o porquê da deco não o recomendar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguem sabe o porquê da deco não o recomendar?

A DECO só recomenda o que lhe convém :) se eu fosse ligar á DECO...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve ser pela concentração do investimento em papel comercial do grupo bes de repente é o que me vem à cabeça...se for por isso são amendoins... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deve ser pela concentração do investimento em papel comercial do grupo bes de repente é o que me vem à cabeça...se for por isso são amendoins... :)

Eles têm uma opinião de risco que deseja um pouco a desejar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eles têm uma opinião de risco que deseja um pouco a desejar.

Podes crer ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead