Vampire

Tempo de resposta

20 publicações neste tópico

Boas,

Estou a tratar de um crédito de habitação com o Deutsche Bank.

Tenho o crédito pré aprovado desde Novembro e tenho a avaliação feita á mais de 1 mês.

Mas até ao momento eles não enviaram as cartas para o empréstimo e andam a atrasar as coisas todas.

O contrato de promessa de compra e venda já estar a expirar dentro de dois dias e corro o risco de perder o sinal alem do dinheiro que já paguei ao banco para processo (370€) e a avaliação (150€) e dos cartões de crédito e debito que já foram emitidos com esta nova conta.

Todas as vezes que falo com o gestor de conta ele diz que está quase e que se atrasaram com o natal e ano novo e que me diz alguma coisa no dia seguinte e nada acontece.

Existe algum prazo legal para eles darem resposta?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se existe um prazo legal, mas lá que é um grande descuido não há dúvidas.

O primeiro passo é falar com o vendedor da casa, no sentido de o informar que está a tratar de todas as diligências e apelar à paciência do mesmo. O segundo passo é insistir fortemente com o banco, através de um contacto com o gestor de conta, com o departamento de reclamações do banco e, eventualmente, junto do BdP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o que tenho andado a fazer quase todos os dias... Falar com o gestor de conta.

1 mês e meio depois descobrimos que existia discrepância no que foi pedido e o que lá estava no processo o que o inviabilizava. (eu tinha pedido 30 anos e tinha lá 38).

Foi de novo para apreciação...

O pedido tem agora 2 meses...

Mais algum tempo e tenho de começar a pensar noutras alternativas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o que tenho andado a fazer quase todos os dias... Falar com o gestor de conta.

1 mês e meio depois descobrimos que existia discrepância no que foi pedido e o que lá estava no processo o que o inviabilizava. (eu tinha pedido 30 anos e tinha lá 38).

Foi de novo para apreciação...

O pedido tem agora 2 meses...

Mais algum tempo e tenho de começar a pensar noutras alternativas...

Não encontrei nada quanto a prazos para uma resposta. Mas a única forma de passar a haver é várias pessoas queixarem-se sobre isso.

Dizes que o pedido tem 2 meses. Qual deles, o segundo ou o original (é que neste último caso, o pedido só ainda foi feito há 30 dias, quando muito podes-te queixar de quem fez o erro ao fazer o processo original). Se este último já tem 2 meses, acho que já justificava um registo no livro de reclamações, para além do contacto com o departamento de reclamações do banco. É que as reclamações registadas no livro sobem obrigatoriamente ao Banco de Portugal que devia ser informado destes abusos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Deutsche Bank tem muito que se lhe diga, seu fosse contar aqui tudo o que já passei com o mesmo.... bem a  maior parte de vos nem ia acreditar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Deutsche Bank tem muito que se lhe diga, seu fosse contar aqui tudo o que já passei com o mesmo.... bem a  maior parte de vos nem ia acreditar.

Até gostaria de ler o que tens para dizer, mas peço-te que tentes ser factual.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha relação com o DB começou exactamente com o meu CH, foi o que melhores condições me ofereceu na altura.

Abro a conta, faço escritura no BD e nesse mesmo dia, altero a minha morada para a minha nova casa.

Peço cheques e cartões MB, nunca os recebi, mas sei que os enviaram, para onde é que não sei.

Passados uns dias ao consultar a conta pela net, vejo que me descontaram uns 6/7 cheques da minha conta (entro em pânico, sei que os gajos andaram a mandar cheques meus, não sei para onde....) entro em contacto com o banco no dia útil seguinte logo pela manha. Ficam muito admirados com o que se estava a passar e dizem que vão averiguar.

Foram rápidos a dar uma resposta e a resolver a situação (um ponto a favor do DB)

Explicação: Passamos uns cheques em nome de uma senhora mas com o seu n.º de conta.... fiquei parvo ao ouvir aquilo

(já agora e como deve haver por aqui pessoal desse ramos, isso é possível?)

Bem, mas o que posso dizer é que ainda hoje não tenho cartões MB, e já lá vão  quase 6 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E passado 6 anos, nessas condições, ainda continuas nesse banco?....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, mas o que posso dizer é que ainda hoje não tenho cartões MB, e já lá vão  quase 6 anos.

Espero que não estejas a pagar anuidades, pelo menos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já me cobraram algumas, mas depois de muito insistir e lhes explicar que nunca recebi nenhum cartão (nem obviamente os ter activado) acabaram por me as devolver.

Neste momento estão me a dever uma, já telefonei várias vezes para o gestor de conta, mas estas situações só quando veêm a cara de uma pessoa chateada é que se resolvem, por isso estou à espera de um dia em que tenha tempo para ir ao banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixa uma reclamação por escrito e/ou envia-a aos serviços competentes do banco (central de reclamações, provedor do cliente, o que for), dizendo que queres apurar responsabilidades e/ou cancelar definitivamente o cartão no sentido de não tornares a passar pelo mesmo no próximo ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois,

Eles recusaram o empréstimo na segunda vez.

Dizem que a politica do banco neste momento não empresta a 90% do valor da casa contrariamente ao anunciado.

Fiz queixa por escrito para eles e eles responderam 1 mês depois.

Dizem que recusaram o empréstimo nas condições propostas sem mais nenhuma informação e ficaram-me com 550€ (avaliação e comissão de processo) que dizem que está previsto o pagamento desse valor.

Já tinha feito queixa no livro de reclamações á cerca de 1 mês mas ainda não tive resposta.

A situação não tem lógica nenhuma.

Se eles aprovaram a 80% e o anunciado é 30 anos a 90% (que foi o que pedi) como é que não aprovaram este segundo valor ?

Resolvi a situação com a Caixa Galicia com um crédito proposto pela DECO.

1 semana depois tinha o crédito aprovado e pronto para fazer os pré registos.

3 semanas depois fiz a escritura.

Sempre rápidos nas respostas e muito atenciosos.

Sem muitas burocracias. Tratei quase tudo por email.

Só lá fui 2 vezes.

A primeira para perguntar e fazer simulações e outra no dia da escritura (que foi ali perto) para assinar papeis.

Spread de 0,75% (não é dos melhores e tinha melhor antes da aventura do Deutsche Bank mas nos tempos que correm...)

Do DB ainda estou á espera que cancelem a conta tal como tinha pedido á 1 mês e meio atrás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Também estou com dúvidas sobre o tempo de resposta dos bancos e gostaria de saber uma opinião vossa...

Fizemos uma proposta de CH na CGD em 19/03 para a compra de 1 apartamento e multiopçoes para amortização de automóvel (sabiamos ser dificil mas não colocaram quaisquer obstáculos).

As condiçoes que nos deram para taxa variável euribor 3M seria de 0,9 de spread, mas que após análise poderia baixar para 0,7 ou 0,8.

A avaliação só foi feita umas 3 semanas depois de termos dado entrada da documentação, e após vários contactos nossos ao banco. Começaram as dificuldades. A avaliação não foi a esperada... crédito com 97% do valor de avaliação...

No entanto a imobiliária sempre nos indicou que seria o único apartamento em que não haveria problemas com a avaliação para que o valor adicional pudesse entrar no empréstimo...

Lá nos ligaram do banco a informar que o spread iria subir bastante por ser um crédito de risco e que representávamos poucas garantias. Numa reunião com o gerente foi-nos transmitido que aumentavam o spread para 1,55 e que mesmo assim teria que ir para aceitação superior. Mesmo sem termos noção de valores, pois não nos facultaram qq simulação, decidimos aguardar resposta sempre na esperança de ver o spread baixar.

Ao fim de quase 3 meses de espera, e alguns telefonemas a pressionar e a ouvir respostas do género “vá para outro banco” e “quer que feche o processo?” , eu e a minha namorada decidimos rever toda a situação e deixámos de ter interesse pelo crédito e pelo negócio em si (além do tempo decorrido, achamos que não temos que aceitar as condições que nos possam impor).

Na sexta passada a imobiliária informou-nos que o crédito estava aprovado naquelas condições. Se nós é que tratámos do crédito, não nos deveria ser dada resposta 1º??

Entretanto já passaram mais de 100 dias e ainda não tivemos resposta a uma coisa que já nem queremos..

Penso que não nos podem obrigar a aceitar. No entanto, o banco não terá prazos a cumprir para dar resposta??

Obrigado e desculpem a seca…

Luis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No entanto a imobiliária sempre nos indicou que seria o único apartamento em que não haveria problemas com a avaliação para que o valor adicional pudesse entrar no empréstimo...

E não acharam estranho que o único apartamento que não ia ter problemas era justamente o que vocês queriam? ;)

Na sexta passada a imobiliária informou-nos que o crédito estava aprovado naquelas condições. Se nós é que tratámos do crédito, não nos deveria ser dada resposta 1º??

Entretanto já passaram mais de 100 dias e ainda não tivemos resposta a uma coisa que já nem queremos..

Penso que não nos podem obrigar a aceitar. No entanto, o banco não terá prazos a cumprir para dar resposta??

Obrigado e desculpem a seca…

Obrigados a contratar o crédito não são, claro.

Agora, a questão que se põe é se já tinham assinado algum contrato promessa (estou a supor que sim) e quais as condições do mesmo. É que, no caso de terem assinado o contrato promessa, a questão já se coloca entre aceitar as condições do empréstimo ou perder o sinal por desistir da compra... mesmo que, por exemplo, o contrato promessa permita desistir por não se conseguir o empréstimo, a imobiliária vai fazer toda a pressão que conseguir junto do banco para que eles apresentem uma proposta para não ter que vos devolver o sinal (que provavelmente foi o que aconteceu, daí serem eles a dar a "notícia").

3 meses à espera de uma resposta do banco realmente é demais. Mas, na verdade, acho que não há nenhum prazo limite. A única coisa que me ocorre é que, quando o banco demorar mais do que um prazo razoável (1 mês?) a decidir se aceita o empréstimo ou não, as pessoas comecem a usar o livro de reclamações - se chegarem bastantes reclamações deste género ao BdP pode ser que seja criada alguma norma para evitar estes absurdos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Não achámos estranho porque nos referiram que o construtor estava com dificuldades financeiras e lá conseguimos negociar para menos 15 mil euros do que estava á venda inicialmente. Além disso, sempre nos fizeram acreditar que seria a zona "mais bem avaliada da cidade"...

O único documento que assinámos foi o tal contrato de reserva (a 13/03) com a entrega de um cheque de 2500€ e que ficaria á guarda da imobiliária. Esta reserva ficaria sem efeito a partir do momento em que fizessemos o contrato de promessa de compra e venda e entregássemos um sinal de 28 mil euros... o prazo para que isso acontecesse seria de 1 mês após a assinatura daquele documento (informação que o gerente da imobiliária me confirmou, aliás confirmou também que o apartamento já estava a ser mostrado a outros interessados). No entanto, para salvaguardar alguma "habilidade" por parte da imobiliária cancelámos o cheque... é que também já os informámos (várias vezes desde há quase 1 mês) que não estávamos interessados no negócio por tudo o que já referi (tratamento que o banco nos deu, aumento de spread para o dobro, morosidade na resposta... já lá vão 106 dias e nada, etc).

Não faço ideia de quando vão responder mas também não me interessa nada...

O intuito seria mesmo confirmar se posso de alguma forma ser "obrigado" a avançar com esta situação... pelas opiniões que me têm sido dadas, é claro que não!!!

Obrigado.

Luis

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao conheço as clausulas desse "tal contrato de reserva" mas parece-me que nao.

Ja´ agora, o que diz o contrato que acontece ao dinheiro no caso do contrato promessa nao se vir a realizar? E´ que se a imboliaria tentar levantar o cheque, arriscas-te a ficar com a ficha feita no Banco de Portugal por ter passado um cheque sem provimento... :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Relativamente ao cheque sem provimento está fora de questão porque o mesmo foi cancelado. A reserva diz que fica sem efeito se o banco não aprovar o crédito e o cheque é devolvido. Ora se o banco não me deu resposta no prazo de 1 mês (data p/ entregar o sinal), considera-se que o banco não aprovou. A reserva deveria ter sido actualizada para mais algum tempo... e não foi.

Neste caso, penso que o banco aprova outras condições diferentes daquelas que me propôs aquando da proposta de crédito (condições que não me interessam), mas a leitura que faço é que o banco não aprova nas condições iniciais...

Em todo o caso continuo a aguardar resposta deles para poder responder que aquelas condições não me interessam.

Ou deverei informá-los que mediante a morosidade da resposta já não estou interessado?

Sinceramente não sei o que fazer e já estou cansado de estar constantemente a pensar nesta situação.  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao cheque sem provimento está fora de questão porque o mesmo foi cancelado. A reserva diz que fica sem efeito se o banco não aprovar o crédito e o cheque é devolvido.

O cancelamento de um cheque, por si só, não quer dizer que te inibas de responsabilidades. Imagina que eu compro uma televisão, pago com cheque e vou a seguir ao banco cancelá-lo. Quando o vendedor for lá no dia seguinte tentar levantá-lo, quem fica com cadastro sou eu, não é o vendedor (e muito bem).

Aquilo que eu disse, foi que se a imobiliária tentasse levantar o cheque ainda podias ter problemas... o banco não sabe o negócio que está por trás do cheque, tem que reportar a situação à mesma e tu terias que andar a provar que efectivamente o pagamento não era devido. Se é suposto o cheque ser devolvido, que to devolvam, portanto, não vale a pena correr o risco de entrar em situações chatas.

Em todo o caso continuo a aguardar resposta deles para poder responder que aquelas condições não me interessam.

Ou deverei informá-los que mediante a morosidade da resposta já não estou interessado?

Sinceramente não sei o que fazer e já estou cansado de estar constantemente a pensar nesta situação.  >:(

Em vez de andar a cismar na questão, mais vale por logo uma pedra em cima do assunto e simplesmente dizer ao banco para esquecer o negócio. Se eles tiverem mais novidades para te dar, tratam disso na hora, em vez de ficar à espera que apareças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok Paulo, obrigado pela dica.

Penso que vão devolvê-lo, pois até concordaram connosco, sempre acompanharam a situação e não acham nada correcto o tempo q este banco e este balcão estão a demorar comigo e com mais clientes. Acham também que é um abuso o aumento do spread que aplicaram para a aceitação do crédito.

Se calhar o melhor mesmo é ligar a perguntar o nº do processo e enviar por carta registada que já não me interssa o negócio.

Vou dando noticias e mais uma vez obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha relação com o DB começou exactamente com o meu CH, foi o que melhores condições me ofereceu na altura.

Abro a conta, faço escritura no BD e nesse mesmo dia, altero a minha morada para a minha nova casa.

Peço cheques e cartões MB, nunca os recebi, mas sei que os enviaram, para onde é que não sei.

Passados uns dias ao consultar a conta pela net, vejo que me descontaram uns 6/7 cheques da minha conta (entro em pânico, sei que os gajos andaram a mandar cheques meus, não sei para onde....) entro em contacto com o banco no dia útil seguinte logo pela manha. Ficam muito admirados com o que se estava a passar e dizem que vão averiguar.

Foram rápidos a dar uma resposta e a resolver a situação (um ponto a favor do DB)

Explicação: Passamos uns cheques em nome de uma senhora mas com o seu n.º de conta.... fiquei parvo ao ouvir aquilo

(já agora e como deve haver por aqui pessoal desse ramos, isso é possível?)

E ainda não mudou de banco??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead